Pular para o conteúdo principal

CÂMARA DE BURITI APROVA A CRIAÇÃO DO FUNDO E DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO RURAL

Em uma decisão unânime na sessão da última sexta-feira, 27 de junho, a Câmara de Vereadores de Buriti aprovou dois projetos de lei (PLs) de autoria do Executivo Municipal, que prometem reestruturar e impulsionar o setor agrícola local. Os projetos de lei nº 09/2025, que cria o Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural (FMDR), e nº 23/2025, que institui o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CMDRS). Os PLs foram sancionados pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, publicados no Diário da FAMEM 3631/2025, de 30 de junho, se converteram nas leis nº 766/2025 (Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural – FMDR) e nº 767/2025 (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – CMDRS) e representam um novo marco para a agricultura do município.

A aprovação das novas leis é vista como um passo fundamental para a chamada "municipalização da agricultura". A municipalização, conforme justificativa apresentada no PL 09/2025, é um processo que visa a gestão integrada e descentralizada de recursos da União, estados e municípios, fortalecendo a autonomia municipal na definição e execução de ações para o desenvolvimento rural.

O Fundo: Recursos para o Desenvolvimento

A Lei nº 766/2025 cria o Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural - FMDR, um instrumento para centralizar e gerenciar os recursos destinados à agropecuária em Buriti. O fundo será vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, Produção, Pesca e Aquicultura.

Entre os principais objetivos do fundo estão o apoio ao desenvolvimento rural universalizado, a vigilância e inspeção sanitária de produtos de origem animal e vegetal e o combate a agressões ao meio ambiente.

As receitas do FMDR serão compostas por dotações orçamentárias do município, repasses de convênios com os governos estadual e federal, doações, e taxas de fiscalização e serviços. O projeto detalha um orçamento inicial com despesas previstas em R$ 203.000,00 para a manutenção e funcionamento do fundo, incluindo vencimentos, contratações, material de consumo e investimentos em obras e equipamentos.

CLIQUEAQUI E VEJA A ÍNTEGRA DA LEI 766/2025

O Conselho: Gestão Democrática e Participação Social

Complementando a criação do fundo, a Lei nº 767/2025, cujo PL havia sido encaminhado à Câmara em 17 de junho de 2025, instituiu o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CMDRS). O CMDRS será um órgão colegiado com funções consultivas, deliberativas e propositivas, assegurando a participação da sociedade civil na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas para o setor.

Na mensagem enviada aos vereadores, o prefeito André Augusto Kerber Introvini destacou que a criação do conselho fortalece a gestão democrática e participativa no meio rural. O conselho será responsável por fiscalizar e orientar a aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural, além de aprovar sua prestação de contas.

A composição do CMDRS será plural, garantindo a representação de diversos órgãos do poder público, como as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura, e do Poder Legislativo. Da parte da sociedade civil, terão assento entidades como o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), o Sindicato Rural de Buriti, associações comunitárias e de produtores. O projeto assegura ampla participação de agricultores familiares e comunidades tradicionais.

Os mandatos dos conselheiros serão de dois anos, sem remuneração, sendo o serviço considerado de relevância para o município.

CLIQUEAQUI E VEJA A ÍNTEGRA DA LEI 767/2025

Para o prefeito, a iniciativa conjunta dos dois projetos é crucial. "Cabe ao Poder Legislativo e ao Executivo em conjunto com a sociedade Buritiense [...] discutir a real necessidade da municipalização da agricultura, para a qual apresento a proposta de projeto de indicação de lei para torná-la realidade", afirmou Introvini na justificativa do PL que cria o fundo. Com a aprovação unânime, Buriti dá um passo decisivo para fortalecer sua agricultura com mais recursos e controle social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...