Pular para o conteúdo principal

População de São Mateus realiza hoje a MARCHA CONTRA A CORRUPÇÃO


Um exemplo de movimento civil organizado que deve ser seguido pelos demais municípios, inclusive, o nosso.
  
A população de São Mateus – MA (188 km da capital), da microrregião do Médio Mearim, realiza hoje (20/08), às 15h30min, um verdadeiro movimento em defesa da ética naquele município. Intitulado de MARCHA CONTRA A CORRUPÇÃO, a concentração do movimento será em frente à Câmara Municipal como forma de demonstrar sua insatisfação com a corrupção que tomou conta dos principais órgão públicos, em especial o Poder Legislativo, assolado por escândalos descobertos na Câmara de Vereadores, que a princípio deveria zelar pelos princípios constitucionais de moralidade, legalidade, impessoalidade, publicidade, através da fiscalização de todos os recursos obtido através do imposto.
 O blogueiro Jonatas Carlos de São Mateus - MA, inclusive, apresenta dicas de como identificar corrupção política:

“Como identificar os sinais de prática de corrupção municipal que não requer uma análise e investigação mais profunda de determinados órgãos de investigações? Eu respondo: basta a simples OBSERVAÇÃO.

Um dos sintomas mais perceptíveis é quando grupo de amigos e parentes incluindo o próprio prefeito municipal e até vereadores exibem bens de alto valor, adquiridos de uma hora para outra, como carros e imóveis, e também na ostentação, por meio de gastos pessoais incompatíveis com suas rendas, como inúmeras fazendas, dentre outras coisas.
“Os corruptos” assumem feições diversas. Há o do tipo grosseiro e despudorado (sem vergonha). Geralmente, não se preocupa em ser discreto, pois necessita alardear o seu sucesso econômico e sua nova condição, mesmo quando os que estão à sua volta possam perceber que o dinheiro exibido não tem procedência legítima (são aqueles que sabemos que ele sobrevive à custa da coisa pública, mas esbraveja ao afirmar que não necessita e consegue viver sem o cargo). Com esse tipo de corrupto, a apropriação de recursos públicos é associada a um desejo incontrolável de ascender socialmente e de exibir essa ascensão.
Já o “fraudador” discreto tem forma de agir que tornam mais difícil a descoberta do ilícito. O dinheiro é subtraído discretamente, por meio de esquemas bem articulados com os fraudadores, o que torna a sua descoberta mais difícil (geralmente com participação de vereadores e o próprio prefeito). O resultado dos golpes é aplicado em alguns casos, longe do domicílio (em outras cidades). Em geral, utilizam-se de “laranjas” (pessoas que, voluntária ou involuntariamente, emprestam suas identidades para encobrir os autores das fraudes, geralmente são aqueles eleitores fanáticos), adquirem bens móveis ou semoventes (animais).
Independentemente do tipo de corrupção praticada, os cidadãos que desejarem um governo eficiente e transparente devem ficar atentos aos sinais que o governo emite, como por exemplo: as prestações de contas principalmente é nela que se constatam as fraudes. Um administrador sério e bem intencionado escolhe como assessores, pessoas representativas e que tenham boa reputação e capacidade administrativa.
Prefeitos corruptos são sempre contrários a qualquer forma de transparência e evitam que a Câmara Municipal fiscalize os gastos da prefeitura e busca comprometer os vereadores com esquemas fraudulentos, eis o motivo de o prefeito ter sempre a maioria na câmara. Ao mesmo tempo, não admitem que dados contábeis e outras informações da administração pública (folha de pagamento, por exemplo) sejam entregues a organizações independentes e aos cidadãos, nem que estes tenham acesso ao que se passa no Executivo (até porque se tiverem acessos a tais documentos, descobrirão o esquema fraudulento).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...