Pular para o conteúdo principal

PIB DO BRASIL CRESCE ACIMA DOS PAÍSES RICOS EM 2011


O crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre de 2011 coloca o Brasil em posição favorável em relação às maiores economias do mundo --que vivem períodos de crescimentos pífios, ou mesmo variações negativas, desde a eclosão da crise mundial em 2008.
De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (2) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o PIB brasileiro cresceu 0,8% no segundo trimestre deste ano, ante alta de 1,2% no trimestre imediatamente anterior (dado revisado).
O crescimento deste período ainda é influenciado pelo aquecimento da economia em 2010, pautada por uma política monetária de estímulo ao consumo - - com uma série de subsídios e isenções de impostos iniciada no pós-crise. Enquanto a maioria das economias desenvolvidas ainda engatinhava na recuperação, o Brasil registrou no ano passado o maior crescimento desde 1986, chegando a 7,5%. Em 2009, no entanto, a variação da economia brasileira foi negativa.
No entanto, é importante ressaltar que houve uma desaceleração na relação trimestral, influenciada pela contenção do crédito, do câmbio valorizado, de juros maiores e da consequente freada da indústria provocada por esses fatores.
Nos Estados Unidos, a economia registrou alta de 0,3% número inicialmente divulgado, de 1,9%, fortemente revisado pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos. Essa revisão para baixo não era esperada por analistas.
A mudança nos números é atribuída principalmente a uma redução maior do que a prevista anteriormente nos gastos do governo, tanto em nível estadual quanto local. Em 2009, o PIB do país registrou retração de 2,4%.
Na União Europeia, que enfrenta problemas graças ao alto endividamento público de alguns de seus países-membros, a expansão foi de 0,2% no segundo trimestre, mesma variação do PIB da zona do euro (grupo de 17 países do bloco que usam o euro como moeda única).
Entre os principais países do bloco, a Alemanha registrou variação positiva, porém baixa no período, alta de apenas 0,1% no segundo trimestre, ante alta de 1,3% no primeiro trimestre.
A Grécia, que passa por uma crise fiscal e recebeu por duas vezes ajuda financeira da UE e do FMI (Fundo Monetário Internacional) para conter seus déficit, registrou quedas sucessivas no PIB e não tem divulgado os números, de acordo com a Eurostat, a agência de estatísticas da Europa.
O Japão, que vive um momento de deflação e estouro da dívida pública, também registrou déficit, de 0,3% no segundo trimestre, ante recuo de 0,9% no trimestre anterior.
A China registrou crescimento de 2,2% no segundo trimestre, ante alta de 2,1%. O PIB do maior parceiro comercial do Brasil cresceu 9,5% entre abril e junho em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo números oficiais. A alta afastou temores de uma desaceleração forte da segunda maior economia mundial em decorrência de uma série de medidas para conter a inflação.
Extraído de www.folha.com.br

Comentários

  1. SINCERAMENTE CADA DIA QUE PASSA EU TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE NÃO NASCIE PARA ESSE MEIO DA POLITICA,POIS TODA CONTRAVENÇÃES PRATICADAS NESSE MEIO O POVO ADORA E APLAUDE SEM FALAR QUE ELES NÃO GOSTAM DOS POUCOS QUE SÃO HONESTOS ESSES ELES CRUCIFICAM...APOSTAM QUANDOS, COMO ESSES EVENTOS VÃO SER ELOGIADOS E ATÉ DIRAM QUE ESSE FORASTEIRO SERÁ UM BOM PREFEITO?...

    ResponderExcluir
  2. Maleavel , a maioria do povo são egoístas , preguiçosos e só querem se dar bem sobre o suor da minoria . E sobre isso os políticos aproveitam para darem-se bem criando fantasias na cabeça desse povo . A verdade é que o culpado pelos problemas causados por esses políticos , são esse povo . Só seremos livres desses parasitas quando cada um de no´s fizermos as nossas responsabilidades e preocuparmo-nos com os outros sendo menos egoístas .Para nos tornarmos livres desses políticos é preciso primeiro nos livrarmos de nós mesmos ( conceitos que só nos impedem de progredirmo-nos , como religião e bandeiras ideológicas ).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...