Pular para o conteúdo principal

AS "SENZALAS URBANAS" DO MARANHÃO

Família em situação de extrema pobreza em Icatu, MA, Brasil
* Texto extraído e adaptado do Blog do Controle Social
As experiências e observações vivenciadas com as viagens de fiscalização retratam uma triste realidade vivida pela maioria do povo maranhense.  Eles sobrevivem apenas com os recursos do Programa Bolsa Família e as aposentadorias dos idosos.
Pode até parecer exagero, mas é a pura realidade. Pouco dos recursos transferidos aos municípios pelo governo federal são efetivamente aplicados neles. A maior parte é drenada pela corrupção das elites políticas municipais e seus protegidos. 
Ao povo, resta a miséria, a fome e as doenças que poderiam ser facilmente curadas caso existisse aplicação de recursos em programas de prevenção, tais como, Farmácia Básica, Programa Saúde da Família e de Agentes Comunitários de Saúde.
É notório os desvios dos recursos da Saúde a ponto de o ex-governador já falecido, Jackson Lago, haver cunhado a expressão "procissão de ambulâncias rumo à São Luís".
O Fundeb, outro exemplo, é aplicado no percentual máximo de 60% na remuneração dos profissionais do magistério em sala de aula. Aqui, em vez de mínimo, virou máximo. Resultado, temos os piores índices do IDEB do Brasil.
E a vergonha da corrupção não para por aí. É roubalheira prá todo lado.  Então, caro leitor, o que resta para movimentar as incipientes economias locais? 
Apenas aos recursos que são transferidos diretamente às famílias pelo governo federal. O Bolsa Família e os "aposentos".  E os demais recursos  FPM, ICMS, Fundeb, PAB/SUS, convênios, contratos de repasse, etc ?
A resposta está nos indicadores sociais do nosso estado, onde dos 100 municípios mais pobres do Brasil, temos 80 na lista.
A maioria dos municípios maranhenses é uma espécie de "senzala urbana", com  prefeito (a)s que se comportam como se fossem senhores de engenho ou donatários de capitanias hereditárias.
E onde reina o clientelismo, as perseguições e a manipulação. São as novas formas de açoite no lombo do povo.
E o que estes facínoras fazem com o produto dos recursos desviados: 1)colocam os filhos para cursar Medicina ou Direito em instituições privadas, 2)adquirem apartamentos na área nobre da capital, 3)compram carrões de luxo (SUVs, SW4, Frontier´s, picapes, etc). Este é o maldito "kit prefeito".
Até quando permitireis tal coisa, povo Timbiras?!!!
Autor: Welliton Resende

Coordenador do Núcleo de Ação da Prevenção à Corrupção da CGU/MA
Ex-Auditor do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão
Movimento de Controle Social e Combate à Corrupção do MA
Fones: (98) 3194-2009

"O controle social como ferramenta de transformação da sociedade"

Comentários

  1. Coincidência ou não , é o que está acontecendo em Buriti . Até o kit prefeito é parecido .

    ResponderExcluir
  2. Descordo de você Leandro, não está acontecendo agora, sempre aconteceu, Buriti vai completar agora dia 06 de dezembro 73 anos de emancipação politica, nunca passou um degrau que podesse valer a pena para a real modernidade, ainda hoje probres de sensalas urbanas tendo que ir mendigar migalhas aos prefeitos e assim viver na subservidão, isso não é de agora outrora foi pior, mas ermbora muitos não se esforcem mas o mundo caminha por si só para a evoluçãp e assim espero que BURITI se liberte dessa ESCRAVIDÃO branca dos politicos CORUPTOS: ZÉ VILAR, NENEM MOURÃ, entre outros, e toda essa corja fraca e imbecil que é a CAMARA DOS VERADORES, VEACOS E ANALFABETOS DA LEITURA, LEIS E INICIATIVAS....

    ResponderExcluir
  3. A convenção do Zuca foi um porcaria esse não se elege nem a vereador , ele e seus convidados só falaram besteira
    isso é uma vergonha pra quem ser candidato a alguma coisa to decepcionado sr zuca pensei em ouvir propostas e ouvir nadaaaaa

    ResponderExcluir
  4. Estão comentando que na convenção da situação sob o comando do líder politico e prefeito Nenen Mourão
    a governadora Roseana Sarney se fará presente
    isso é bom ou ruim? para o nosso municipio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...