Pular para o conteúdo principal
BURITI: 73 ANOS
UM POVO, UMA HISTÓRIA.
Buriti celebra hoje, 06 de dezembro, 73 anos de emancipação política.
A Terra de Inácia Vaz, como também é conhecido o município de Buriti,  pertence à mesorregião Leste Maranhense e à microrregião de Chapadinha e tem uma população estimada em 27.042 habitantes, que ocupam uma área aproximada de 1.474 km2  de acordo com os últimos dados do IBGE 2010.
O povoado que originou o município de Buriti teve início quando Inácia Vaz (cuja ascendência é incerta, não se sabe se era escrava ou portuguesa) ao se fixar à margem do riacho Tubi, em um vale entre morros, fundou engenho de cana para a fabricação de açúcar mascavo, rapadura e aguardente. A abundância de água e a fertilidade das terras adjacentes fizeram com que o engenho prosperasse, atraindo diversas famílias para o local, que se constituiu em povoação, denominada Buriti, em razão do buritizal ali existente.
Mais tarde, em homenagem à fundadora, o lugarejo passou a chamar-se Buriti de Inácia Vaz, o que foi confirmado por Decreto de 1933. Entretanto, em Divisões Territoriais posteriores, figurou com a primitiva denominação, que ainda conserva.
Em 1888, desmembrou-se do município de Brejo. A elevação à categoria de Cidade ocorreu em 06 de dezembro de 1938.
Brasão de Buriti
Inicialmente foi criado o Distrito com a denominação de Buriti, pela lei provincial nº 157, 19-10-1843, subordinado ao município de Brejo.
           Elevado à categoria de vila com a denominação de Buriti, pela lei provincial nº 1428, de 12-04-1888, desmembrado de Brejo. Sede na povoação de Buriti.
           Pela lei municipal de 11-07-1893, transfere a sede do município da povoação de Buriti para a de Curralinho.
           Pela lei estadual nº 529, de 01-04-1910, a sede volta para a povoação de Buriti.
           Pelo decreto estadual de 1933, o município de Buriti passou a denominar-se Buriti de Inácia Vaz.
Pela lei nº 159, de 06-12-1938, o município de Buriti de Inácia Vaz voltou a denominar-se Buriti. 
Em divisão territorial datada de 1-07-1960, o município voltou a denominar-se Buriti.
Assim permanecendo em divisão territorial datada desde 2007.
Atualmente tem como gestor municipal Francisco Evandro Freitas Costa Mourão (Neném Mourão) que teve o primeiro mandato de 2005 a 2008 e governa em seu segundo mandato desde 2009.
Para comemorar os 73 anos de Buriti, o chefe do poder executivo planejou uma ampla festa que tem início logo pela manhã com uma Missa em Ação de Graças às 5h; o tradicional hasteamento das Bandeiras, 8h; e cerimônia de entrega de bicicletas para alunos contemplados, por programa federal, da rede pública municipal.
Às 21h, para encerrar as festividades, ocorrem os shows com as bandas Buriti com Mel e Companhia do Calypso.

Comentários

  1. Nesta cidade maravilhosa dei meus primeiros passos, passei minha infância e por querer batalhar pelo meu futuro tive que deixa-la em busca de novas oportunidades, mais nunca deixei de visita-la em minhas férias.
    Amo Buriti de coração.
    Parabéns pelos seus 73 anos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Aliandro pela sua materia relatando a história de Buriti-Ma...confesso que eu como buritiense não sabia como foi a sua história até chegar a sua emancipação política.Que apesar de se chamar atualmente de Buriti-MA,mais popularmente conhecida como Buriti de Inácia Vaz...Beijos amigo Aliandro...

    ResponderExcluir
  3. essa materia é de fundamental importancia para mim,ja que estarei em breve fazendo concurso ai...muito obrigda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...