Pular para o conteúdo principal

Demóstenes Torres renuncia à liderança do DEM no Senado

* extraído de www.cartacapital.com.br
Em meio a suspeitas de envolvimento com operações de jogos ilegais do bicheiro Carlinhos Cachoeira, Demóstenes Torres renunciou ao cargo de líder do DEM no Senado. Ele informou a decisão em carta enviada a José Agripino Maia, senador e presidente do partido.
No curto comunicado, Torres diz que a decisão ocorreu para que pudesse “acompanhar a evolução dos fatos anunciados nos últimos dias”, que apontam a intercepção pela Polícia Federal de quase 300 telefonemas dele com Cachoeira.
A situação do demista ficou ainda mais complicada após reportagem de CartaCapital revelar, na sexta-feira 23, que o senador tinha direito a 30% da arrecadação geral do esquema de jogo clandestino comandado pelo bicheiro – e que movimentou, em seis anos, 170 milhões de reais (Leia mais AQUI).
A reportagem, assinada por Leandro Fortes, mostrou que a Polícia Federal tem conhecimento, desde 2006, das ligações do bicheiro com o senador e que o esquema jamais foi encerrado porque os policiais responsáveis pela investigação foram cooptados pelo esquema.
Além disso, e uma ligação interceptada, o senador pede ao empresário 3 mil reais para quitar despesas com um serviço de táxi-aéreo. Além disso, Demóstenes já havia admitido a relação com o bicheiro e ter recebido presentes de casamento dele.
Cachoeira está preso desde o final de fevereiro pela Operação Monte Carlo, da PF, que investiga um esquema de exploração de máquinas caça-níqueis.
Explicações no Senado
O corregedor do Senado e os líderes do PDT e do PSB na Casa se somaram nesta terça-feira às vozes que pedem à Procuradoria Geral da República informações sobre o possível envolvimento de Torres e alguns deputados com Cachoeira.
Em entrevista pela manhã, o líder do PT, Walter Pinheiro (BA), informou que vai enviar novo pedido de esclarecimentos sobre o caso ao procurador-geral, Roberto Gurgel, que não se manifestou sobre o primeiro, protocolado na terça-feira 20.
Segundo Pinheiro, Gurgel ignorou a primeira representação e, por isso, os senadores estudam a possibilidade de protocolar uma representação contra o procurador-geral no Conselho Nacional do Ministério Público, em caso de nova negativa. “Vamos dar entrada hoje na nova representação e se possível cobrar do procurador nas próximas 48 horas uma resposta à nossa petição.”
Já o Corregedor do Senado, Vital do Rêgo (PMDB-PB), confirmou ter enviado a Gurgel solicitação para ter acesso a relatório da Polícia Federal que supostamente registra conversas entre Demóstenes e Cachoeira, preso em fevereiro acusado de bancar o jogo do bicho e máquinas caça-níqueis.
Neste cenário, o DEM já estuda uma possível expulsão de Demóstenes do partido, caso o senador passe a ser investigado pela PGR.
Leia mais:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE - OPERAÇÃO POLICIAL MIRA DESARTICULAÇÃO DE GRUPOS CRIMINOSOS EM BURITI-MA

  M andados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade contra envolvidos em tráfico e homicídios.  Operação da Polícia Civil foi realizada em Buriti — Foto: Divulgação/Polícia Civil     Uma grande operação policial foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5) em Buriti-MA, na região Leste do Maranhão. Sob o comando da Polícia Civil, a ação cumpre 24 mandados de prisão e de busca e apreensão, visando desarticular grupos suspeitos de tráfico de drogas, homicídios e outros crimes violentos que têm causado preocupação aos cerca de 30 mil moradores da cidade.     A operação se concentra em diversos pontos do município, com foco no povoado Poço Verde, onde foram apreendidos mais de R$ 50 mil e armas de fogo. Até o momento, duas prisões foram confirmadas.     A mobilização policial faz parte de um esforço coordenado para combater organizações criminosas que ameaçam a segurança pública local.      O impacto das ações...

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

VICE-PREFEITO DE BURITI-MA E ESPOSA SOFREM ACIDENTE NA MA-034

   Na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, por volta das 14h30, o vice-prefeito de Buriti-MA, Jenilson Gouveia, e sua esposa, Shirlyane Gouveia, se envolveram em um acidente na rodovia MA-034. O veículo em que estavam saiu do asfalto e colidiu violentamente com um poste, derrubando-o. Os airbags do carro foram acionados, evitando ferimentos mais graves. Shirlyane sendo socorrida por populares.    Em conversa com o editor-chefe do Correio Buritiense, Shirlyane Gouveia confirmou o ocorrido e revelou que estava dirigindo o veículo no momento do acidente. Ela explicou que tentou desviar de um buraco na pista, mas perdeu o controle do carro, o que resultou na colisão. Shirlyane chegou a desmaiar devido ao impacto.    O casal foi socorrido e encaminhado para atendimento médico em Chapadinha. Após avaliação, ambos foram liberados e já se encontram em repouso em sua residência, sem ferimentos graves.    A situação reacende o alerta sobre as condições ...