Pular para o conteúdo principal

PREFEITO NENÉM MOURÃO ESTÁ NA LISTA DOS FICHAS SUJAS DIVULGADA PELO TRIBUNAL DE CONTAS (TCE/MA)

Documento foi entregue no dia (12) de junho ao TRE e ao MP.
Gestores ficam inelegíveis por 08 anos e não poderão concorrer a eleições de outubro.
O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) entregou, no dia 12 deste mês, a lista com os nomes de pelo menos 2.800 gestores que tiveram suas contas desaprovadas ou consideradas irregulares nos últimos oito anos. Na prática, eles passam a ser enquadrados na chamada Lei da Ficha Limpa, sendo considerados inelegíveis para as eleições de outubro.
Na lista apresentada dos condenados pelo TCE e que estão inelegíveis no Maranhão, alguns nomes de políticos de Buriti, apontados no documento, não causou surpresa aos cidadãos buritienses.
Só o atual prefeito de Buriti, Neném Mourão, mencionado 13 vezes, ocupou uma página inteira (e mais uma parte de outra), com seu nome sendo citado por irregularidades na prestação de contas referentes aos anos de 2006, 2007 e 2008. Ou seja, em todas as prestações já apresentadas do prefeito de Buriti, o TCE enxergou indícios de maracutaia. Infelizmente para o Tribunal de Contas, que não tem poder de condenação definitiva, são apenas indícios, mas para os buritienses que vivem a realidade, não restam dúvidas.
Além do atual prefeito, na relação também constam os nomes dos ex-prefeitos José Machado Vilar (Zé Vilar), que teve suas contas reprovadas dos anos 2000 a 2004 (seu último mandato inteiro), e de Alan George Novais Viana (Dr Alan), com desaprovação nas contas de 1994, último ano de seu mandato.
Entre os ex-vereadores figuram os nomes de Benedito Alves Cardoso, com irregularidades nas prestações da Câmara Municipal de Buriti dos anos 2001 a 2004; Antônio César de Oliveira Costa, com irregularidades referentes a 2006; e Antônio Joel Serejo Tertulino (Joel Lafaete), com irregularidades referentes a 2007 e 2008.
Dos atuais vereadores, constam na lista dos impedidos de concorrer em outubro, Raimundo Nonato Mendes Cardoso (Raimundo Camilo) e Lauriel de Freitas Freire, ambos com irregularidades nas contas de 2009; e Aurilânia de Sousa Carvalho Barros, com irregularidades nas prestações de contas da prefeitura municipal de Coelho Neto, no ano 2004.
Segundo a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), desembargadora Anildes Cruz, a partir de agora, o Ministério Público vai analisar caso a caso da lista, para que possa haver ou não impugnação das candidaturas. Ela explicou, ainda, que, a partir de agora, não cabe mais recursos na Corte de Contas e que esta lista só pode ser alterada caso aconteça uma determinação judicial. "Todos estes casos já tramitaram normalmente e foram julgados. O TCE só incluirá ou excluirá algum nome se houver um posicionamento da Justiça", finalizou.
Os políticos de Buriti estão citados nas páginas 18, 19, 137, 138 e 158 da lista do TCE/MA. Clicando no link abaixo o leitor do Correio Buritiense tem acesso à lista completa.

Comentários

  1. Só lamento que a grande maioria dos eleitores de Buriti não consiga enxergar um palmo a frente do nariz. Os fichas sujas colocam um ente querido da família para da continuidade ao que costumamos vê comumente em Buriti e demais cidades do Maranhão, uma verdadeira pouca vergonha, que após eleitos, aliam-se ao prefeito, para continuarem defendendo seus interesses pessoais.Dessa forma a população vai ficar a mercê da sorte, sem saneamento básico, sem educação de qualidade, sem laser, sem saúde, enfim, sem nada. Mas o povo um dia aprende nada é para sempre, quando a justiça de fato punir esses salafrários viver será digno.

    ResponderExcluir
  2. Gente até a vereadora Aurilânia considerada endeusada por suas atitudes tambem está inclusa na lista da ficha suja pois agora caiu a máscara. êta cidade de gente inescrupulosa.

    ResponderExcluir
  3. Gente até a vereadora Aurilânia considerada endeusada por suas atitudes tambem está inclusa na lista da ficha suja pois agora caiu a máscara. êta cidade de gente inescrupulosa.

    ResponderExcluir
  4. Arrocha o Buriti! Vê se o meu tá lá?

    ResponderExcluir
  5. Esta lista está atrazada ja tem outra lista incluzive com os
    nomes de ex-prefeitos já reavalizada e tirado da lista de inadiplentes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE - OPERAÇÃO POLICIAL MIRA DESARTICULAÇÃO DE GRUPOS CRIMINOSOS EM BURITI-MA

  M andados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade contra envolvidos em tráfico e homicídios.  Operação da Polícia Civil foi realizada em Buriti — Foto: Divulgação/Polícia Civil     Uma grande operação policial foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5) em Buriti-MA, na região Leste do Maranhão. Sob o comando da Polícia Civil, a ação cumpre 24 mandados de prisão e de busca e apreensão, visando desarticular grupos suspeitos de tráfico de drogas, homicídios e outros crimes violentos que têm causado preocupação aos cerca de 30 mil moradores da cidade.     A operação se concentra em diversos pontos do município, com foco no povoado Poço Verde, onde foram apreendidos mais de R$ 50 mil e armas de fogo. Até o momento, duas prisões foram confirmadas.     A mobilização policial faz parte de um esforço coordenado para combater organizações criminosas que ameaçam a segurança pública local.      O impacto das ações...

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

VICE-PREFEITO DE BURITI-MA E ESPOSA SOFREM ACIDENTE NA MA-034

   Na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, por volta das 14h30, o vice-prefeito de Buriti-MA, Jenilson Gouveia, e sua esposa, Shirlyane Gouveia, se envolveram em um acidente na rodovia MA-034. O veículo em que estavam saiu do asfalto e colidiu violentamente com um poste, derrubando-o. Os airbags do carro foram acionados, evitando ferimentos mais graves. Shirlyane sendo socorrida por populares.    Em conversa com o editor-chefe do Correio Buritiense, Shirlyane Gouveia confirmou o ocorrido e revelou que estava dirigindo o veículo no momento do acidente. Ela explicou que tentou desviar de um buraco na pista, mas perdeu o controle do carro, o que resultou na colisão. Shirlyane chegou a desmaiar devido ao impacto.    O casal foi socorrido e encaminhado para atendimento médico em Chapadinha. Após avaliação, ambos foram liberados e já se encontram em repouso em sua residência, sem ferimentos graves.    A situação reacende o alerta sobre as condições ...