Pular para o conteúdo principal

MARANHÃO LIDERA RANKING DE INQUÉRITOS QUE APURAM DESVIO DE VERBAS PÚBLICAS EM PREFEITURAS, APONTAM DADOS DA POLÍCIA FEDERAL (PF).

Matéria do jornalista Fausto Macedo, do jornal O Estado de São Paulo, publicada hoje (22), revela que mais de 3 mil inquéritos da PF apuram desvio de verba pública em prefeituras.
Investigações da Polícia Federal envolvem quase 500 prefeitos e ex-prefeitos sob suspeita.
Dados divulgados pela Polícia Federal (PF) apontam que o Maranhão é o Estado campeão em inquéritos que apuram fraudes em prefeituras de todo o País. De acordo com PF do total de 3.167 inquéritos sobre desvios de recursos e corrupção envolvendo prefeituras, o Maranhão lidera com 644 relativos a fraudes em gestões municipais.  Em segundo vem o Estado da Bahia, com 490 inquéritos, seguida de Ceará (296), Piauí (285), Pará (196) e Pernambuco (194).
Os dados são da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor), serviço de análise de dados de inteligência e repressão a crimes financeiros, da Polícia Federal (PF). No total, estão sendo investigados 484 prefeitos e ex-prefeitos, que se enquadram no Decreto Lei 201/67, que dispõe sobre a responsabilidade dos prefeitos e vereadores, e discorre sobre 23 situações que provocam danos ao erário, são elas: apropriação de bens ou rendas públicas, desvios em proveito próprio ou alheio, deixar de prestar contas anuais, ordenar ou efetuar despesas não autorizadas por leis, fraudes à licitação, e outros. A pena para esses crimes vão de 2 anos a 12 anos de prisão.
Além de prefeitos e ex-prefeitos, também são alvos de investigação 182 servidores municipais, 87 secretários municipais e 63 funcionários que ocupam cargos de comissão.
É importante destacar que esses dados referem-se apenas a investigações da PF e não consideram os processos por improbidade administrativa movida pelo Ministério Público nos Estados. Ou seja, a situação de corrupção no nosso Estado ainda é pior do que se coloca nesse levantamento da Federal.
Não é sem hora lembrar que o atual prefeito de Buriti (MA), Neném Mourão, já respondeu ação por improbidade administrativa e carrega hoje, nas costas, dezenas de outros processos, de mesma natureza ou que vão desde crime ambiental a agressão física com base na Lei Maria da Penha.
"Certamente esses Estados, por serem mais carentes, com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) muito baixo, acabam recebendo mais recursos da União, verba vinculada, e aí, obviamente, nessas regiões pode ocorrer mais desvios", disse o delegado Oslain Campos Santana, chefe da Dicor. Não temos partido. A corrupção é própria do ser humano. As instituições são boas, os homens não são tão bons assim.", continuou ele.
Os mais de 3 mil inquéritos sob investigação da PF são sobre crimes de violação à Lei 8.666/93 (licitações) e contra a administração pública – peculato, concussão (extorsão por servidor público), corrupção passiva e ativa, tráfico de influência e inserção de dados falsos nos programas de informação.

Comentários

  1. o nenem ta gordinho nesta foto.kkk

    ResponderExcluir
  2. O Buriti se transformou em refugio d traficante,assaltante,pistoleiro,patrol etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons."
      (Martin Luther King)

      Excluir
  3. o nenem ta gordinho nesta foto.kkk

    ResponderExcluir
  4. Deus é fiel e merecedor d nosso amor. Neste Natal, ame ao proximo,seja caridoso c que tem menos e precisa d ajuda. Mude o lado mal q possa existir em vc,porq todos temos um lado ruim porq somos faliveis e mortais. Precisamos buscar+ a NOSSO DEUS,q tudo pode. Prosperidade e paz neste Natal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente que Deus é fiel os homens é que são infieis as suas leis.

      Excluir
    2. Em busca de just...Concordo como o anônimo que Deus é fiel mas Ele não vai fazer o que vc ou outros podem fz pelo próximo somente no Natal; pois o NATAL PRECISA NASCER TODOSS OS DIAS EM NOSSOS CORA...CSÕES,precisa-se buscar diariamnete a ajuda de Deus.Mas não deixe pra fz isto somente no natal ou nos momentos de apertos, desesperos e tal!!!Busquemos esta dire..csão pra sua ,, pra nossas vidas...Até breve.

      Excluir
  5. Como disse O PRESIDENTE DOS EUA,OBAMA APOIS O MASSACRE EM UMA ESCOLA. "ABRACE SEUS FILHOS QUANDO CHEGAREM EM CASA E CHOROU ".DIÊRENTE DESSES PAIS Q PERDERAO SEUS FILHINHOS TAO CEDO,VC TEM O SEU P ABRAÇAR. NENGUEM SABE O DIA D AMANHA,AME A VIDA,AME SUA FAMILHA,POIS O AMANHA POD Ñ CHEGAR.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE - OPERAÇÃO POLICIAL MIRA DESARTICULAÇÃO DE GRUPOS CRIMINOSOS EM BURITI-MA

  M andados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade contra envolvidos em tráfico e homicídios.  Operação da Polícia Civil foi realizada em Buriti — Foto: Divulgação/Polícia Civil     Uma grande operação policial foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5) em Buriti-MA, na região Leste do Maranhão. Sob o comando da Polícia Civil, a ação cumpre 24 mandados de prisão e de busca e apreensão, visando desarticular grupos suspeitos de tráfico de drogas, homicídios e outros crimes violentos que têm causado preocupação aos cerca de 30 mil moradores da cidade.     A operação se concentra em diversos pontos do município, com foco no povoado Poço Verde, onde foram apreendidos mais de R$ 50 mil e armas de fogo. Até o momento, duas prisões foram confirmadas.     A mobilização policial faz parte de um esforço coordenado para combater organizações criminosas que ameaçam a segurança pública local.      O impacto das ações...

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

VICE-PREFEITO DE BURITI-MA E ESPOSA SOFREM ACIDENTE NA MA-034

   Na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, por volta das 14h30, o vice-prefeito de Buriti-MA, Jenilson Gouveia, e sua esposa, Shirlyane Gouveia, se envolveram em um acidente na rodovia MA-034. O veículo em que estavam saiu do asfalto e colidiu violentamente com um poste, derrubando-o. Os airbags do carro foram acionados, evitando ferimentos mais graves. Shirlyane sendo socorrida por populares.    Em conversa com o editor-chefe do Correio Buritiense, Shirlyane Gouveia confirmou o ocorrido e revelou que estava dirigindo o veículo no momento do acidente. Ela explicou que tentou desviar de um buraco na pista, mas perdeu o controle do carro, o que resultou na colisão. Shirlyane chegou a desmaiar devido ao impacto.    O casal foi socorrido e encaminhado para atendimento médico em Chapadinha. Após avaliação, ambos foram liberados e já se encontram em repouso em sua residência, sem ferimentos graves.    A situação reacende o alerta sobre as condições ...