Pular para o conteúdo principal

BURITI ESTÁ ENTRE OS 60 MUNICÍPIOS COM OS PIORES ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DO MARANHÃO

ü  A cidade ocupada a 161ª posição no ranking estadual;
ü  Buriti e os vizinhos Coelho Neto, Brejo, Santa Quitéria, Milagres do Maranhão, Mata Roma, Anapurus, Duque Bacelar e Afonso Cunha encontram-se em estado de alerta, com baixo desenvolvimento humano.
ü  Ressalte-se que o Maranhão é o 2º pior Estado da federação em desenvolvimento humano.


O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Brasil cresceu 47,5% entre 1991 e 2010, segundo o "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013", divulgado nessa segunda-feira (29) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). De acordo com a publicação, a cidade com o IDHM mais elevado é São Caetano (SP), e os municípios que tiveram maior evolução no quesito "renda" são das regiões Norte e Nordeste.
O município de Buriti-MA ,segundo levantamento do PNUD, tem IDHM de 0,548 com classificação de “baixo desenvolvimento humano”. No ranking nacional dos municípios, ocupa a posição 5225º.
O Maranhão ficou em penúltimo lugar na avaliação geral feita pelo Atlas do Desenvolvimento, ficando à frente apenas do estado de Alagoas, que obteve resultado 0,631.
A classificação do IDHM geral do Brasil mudou de "muito baixo" (0,493), em 1991 para "alto desenvolvimento humano" (0,727), em 2010. Em 2000, o IDHM geral do Brasil era 0,612, considerado "médio".
O IDHM é um índice composto por três indicadores de desenvolvimento humano: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda).
O IDHM do país não é a média municipal do índice, mas é um cálculo feito a partir das informações do conjunto da população brasileiras em relação aos três indicadores. O IDH municipal também tem critérios diferentes do IDH global, que o Pnud divulga anualmente e que compara o desenvolvimento humano entre países.
Entre os três indicadores que compõem o IDHM, o que mais contribuiu para a pontuação geral do Brasil em 2013 foi o de longevidade, com 0,816 (classificação "desenvolvimento muito alto", seguido por renda (0,739; "alto") e por educação (0,637; "médio").
Apesar de educação ter o índice mais baixo dos três, foi o indicador que mais cresceu nos últimos 20 anos: de 0,279 para 0,637 (128%). Segundo o Pnud, esse avanço é motivado por uma maior frequência de jovens na escola (2,5 vezes mais que em 1991). No indicador longevidade, o crescimento foi 23% entre 1991 e 2010; no caso de renda, a alta foi de 14%.
Em 20 anos, 85% dos municípios do Brasil saíram da faixa de “muito baixo desenvolvimento humano”, segundo classificação criada pelo Pnud. Atualmente, 0,57% dos municípios, ou 32 cidades das 5.565 do país, são consideradas de “muito baixo desenvolvimento humano”.


As faixas classificatórias do Índice de Desenvolvimento Municipal (IDHM) são "muito baixo" (0 a 0,499); "baixo" (0,500 a 0,599); "médio" (0,600 a 0,699); "alto" (0,700 a 0,799) e "muito alto" (0,800 a 1).



VEJA OS DADOS REFERENTES A OUTROS MUNICÍPIOS BRASILEIROS E COMPARE CLICANDO AQUI.

Comentários

  1. é tão legal saber disso, espero que TODOS os BABÕES DESSE MUNICÍPIO ESTEJAM MUUUUUUUUUUUUITO FELIZES COM O RESULTADO DO SEU VOTO. Esse que deveria ser a a única ferramenta a ser usada para mudar a situação de Buriti. Mas não é ,não é ?
    Bem feito .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procurem ler e interpretar, pq vcs precisam interpretar, os resultados dos municípios são desastrosos , porém não depende spmente destes últimos anos e sim, de muitos anos que este índice permanece, faça alguma coisa e não aplauda esta tristeza...

      Excluir

  2. SR. ANÔNIMO VC DIZ QUE AS PRESTAÇÃO DE CONTA DO NALDO NÃO PASSOU,AGORA EU TE PERGUNTO PROVA, MOSTRANDO NA MÍDIA A NÃO APROVAÇÃO PELA JUIZA DE BURITI DR. VANESSA,E PROVA MOSTRANDO O JULGAMENTO DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO MARANHÃO, DIZENDO QUE NÃO FOI APROVADA A PRESTAÇÃO DE CONTA DO NALDO,AGORA ESTA PROVADO NO DIARIO OFICIAL, NO DIARIO ELETRONICO JUSTIÇA,NA MÍDIA, CORREIO BURITIENSE, BLOG FOGUINHO, PORTAL COELHO NETO. OLHA SR. ANÓNIMO QUANDO VC CONSEGUIR PROVA O QUE VC COMENTOU, SOBRE A PRESTAÇÃO DE CONTA DO NALDO, AI SIM, VC PODE CHAMA AS PESSOAS DE LEIGA, AO CONTRARIO DISSO LEIGO É VC, UM ANALFABETO QUE ESCREVE "MUITOS" COM "MUIYOS"SÓ APENA UM DOS OUTRO ERROS QUE TÉM NO SEU COMENTARIO, VAI ESTUDAR BABÃO, POIS COM TEU PORTUGUES TU SO SERVE PRA VARRER RUA,AQUI EM BURITI, PORQUE EM OUTRAS CIDADES O GARIR TEM QUE FAZER CONCURSO. QUANDO TU FALA QUE RAFAEL ESTA CORRENDO ATRAZ DE RECURSO EU CONCORDO, MAIS SÓ QUE ESTES RECURSO É SÓ PRA ROUBA, POIS SABEMOS QUE O GOVERNO FEDERAL JÁ MANDOU A 1 PARCELA DO 13º TERCEIO PRA PAGA O FUNCIIONÁRIOS, E QUE ELE FEZ PAGOU?????????????????????????

    ResponderExcluir
  3. MAIS O QUE TIPO DE DESENVOLVIMENTO SE PODE ESPERAR EM UMA CIDADE DE BURITI, SE O ANALFABETISMO COMEÇA DESDE O PREFEITO NENEM MOURAO E RAFAEL MESQUITA?

    ResponderExcluir
  4. O NENEM MOURAO E RAFAEL MESQUITA DISTRIBUEM PARA A POPULAÇÃO UM COPO DE CACHAÇA NO LUGAR DE UMA CANETA E CADERNO.COLOCOU UM SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SEM QUALIFICAÇÃO PARA TAL CARGO. OS PROFESSORES CONTRATADOS ENVERGONHA ATÉ UM MENDIGO. A SAUDE DE BURITI ESTAR DOENTE DESDE DA ENTRADA DO PRIMEIRO SECRETÁRIO DE SAUDE QUE FOI O FILHO DO DONO DO HOSPITAL DO TRABALHADOR BURITIENSE, ESTE NÃO DUROU MUITO POR MOTIVO DE MÁ CONDUTA JUNTO COM O SECRETÁRIO DE FINANÇAS O JOVEM CHAMADO VITOR, MAS O CASO NA EPOCA FICOU ENGAVETADO, CASO CONTRARIO A FAMILIA MOURÃO CAIRIA NAQUELA EPOCA MESMO. COM A SAIDA DESTA DUPLA DINAMICA, VEIO JENILSON E EDVALDO AS MARIONETES DA PREFEITURA E DA SECRETARIA DE SAUDE, E NESTE NOVO MANDATO OUTRA DUPLA COMPOSTA PELA ESPOSA DO PREFEITO RAFAEL MESQUITA COMO SECRETÁRIA DE SAUDE.

    ENTÃO ISSO CONTRIBUI MUITO PARA UM MAU INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO.

    ResponderExcluir
  5. Senhor Redator

    Temos problemas crõnicos que arrastam há anos nosso Buriti vêm sido governado por gestores irreponsáveis que só enriqueceram com dinhiero públicos basta conferir a lista do último prefeitos são fichas sujas Alan,zé vilar e o Nenen deve entrar na lista também. Com indices de desenvovilmfento humano vergonhoso como esse se o prefeito soubesse seu significado não deveria teria escolhido o lema de sua administração " Buriti Lugar bom para se viver" Acorda Buriti!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Vote Evandro Mourão para deputado, esse vai fazer diferente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE - OPERAÇÃO POLICIAL MIRA DESARTICULAÇÃO DE GRUPOS CRIMINOSOS EM BURITI-MA

  M andados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade contra envolvidos em tráfico e homicídios.  Operação da Polícia Civil foi realizada em Buriti — Foto: Divulgação/Polícia Civil     Uma grande operação policial foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5) em Buriti-MA, na região Leste do Maranhão. Sob o comando da Polícia Civil, a ação cumpre 24 mandados de prisão e de busca e apreensão, visando desarticular grupos suspeitos de tráfico de drogas, homicídios e outros crimes violentos que têm causado preocupação aos cerca de 30 mil moradores da cidade.     A operação se concentra em diversos pontos do município, com foco no povoado Poço Verde, onde foram apreendidos mais de R$ 50 mil e armas de fogo. Até o momento, duas prisões foram confirmadas.     A mobilização policial faz parte de um esforço coordenado para combater organizações criminosas que ameaçam a segurança pública local.      O impacto das ações...

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

VICE-PREFEITO DE BURITI-MA E ESPOSA SOFREM ACIDENTE NA MA-034

   Na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, por volta das 14h30, o vice-prefeito de Buriti-MA, Jenilson Gouveia, e sua esposa, Shirlyane Gouveia, se envolveram em um acidente na rodovia MA-034. O veículo em que estavam saiu do asfalto e colidiu violentamente com um poste, derrubando-o. Os airbags do carro foram acionados, evitando ferimentos mais graves. Shirlyane sendo socorrida por populares.    Em conversa com o editor-chefe do Correio Buritiense, Shirlyane Gouveia confirmou o ocorrido e revelou que estava dirigindo o veículo no momento do acidente. Ela explicou que tentou desviar de um buraco na pista, mas perdeu o controle do carro, o que resultou na colisão. Shirlyane chegou a desmaiar devido ao impacto.    O casal foi socorrido e encaminhado para atendimento médico em Chapadinha. Após avaliação, ambos foram liberados e já se encontram em repouso em sua residência, sem ferimentos graves.    A situação reacende o alerta sobre as condições ...