Pular para o conteúdo principal

DEPUTADO RESPONSABILIZA ROSEANA SARNEY POR CRISE NOS PRESÍDIOS DO MARANHÃO

 Domingos Dutra diz que estado não construiu presídios e devolveu valores liberados pelo governo federal


*Da assessoria do deputado, por JAILTON DE CARVALHO 

O ex-presidente da CPI do Sistema Carcerário, deputado Domingos Dutra (SDD-MA), Dutra avalia que a explosão da violência no complexo penitenciário de Pedrinhas e outros presídios do Maranhão é o resultado de problemas antigos das cadeias locais que teriam sido negligenciados pela governadora Roseana Sarney. No recente histórico de horrores dos presídios do Maranhão, Dutra lembra que em 2010, numa rebelião em 2010 no presídio de Pedrinhas 18 presos foram mortos, três deles decapitados. Em 2011, mais 13 presos foram assassinados e quatro deles tiveram as cabeças decepadas em rebeliões nos presídios de Pedrinhas e de Pinheiros. Em meio à comoção por tantas mortes, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo anunciou a liberação de R$ 20 milhões para a construção de dois novos presídios.
- Mas em agosto do ano passado, a governo do estado teve que devolver o dinheiro por falta de projeto técnico - disse Dutra.
Segundo ele, a governadora sabia da gravidade da situação, mas não teve disposição e nem interesse em enfrentar a questão. Dutra é um dos principais adversários políticos da governadora.
- Essa crise de hoje é uma tragédia anunciada. Em 2009, nós da CPI visitamos aqui no Maranhão e constatamos tudo o que está acontecendo hoje. O presídio de Pedrinhas está entre os dez piores do país - afirmou o deputado.
 O deputado disse ainda que, em 2011, Roseana chegou a anunciar a construção ou a conclusão de presídios em Bacabal, Pinheiros, Chapadinha e Imperatriz para abrir pelo menos 1.500 vagas e aliviar, pelo menos em parte, a pressão da superlotação dos presídios existentes. Mas, segundo o deputado, nenhuma das promessas saiu do papel porque a governadora teria pouca disposição para o trabalho.
- A primeira coisa a fazer para resolver a crise é a governadora governar. Roseana passa as noites jogando baralho - afirma o deputado.

O Ministério da Justiça confirmou a devolução de quase R$ 22 milhões pelo governo do Maranhão ano passado. A verba deveria ter sido usada para a construção de um presídio. Segundo um funcionário do ministério, o dinheiro teve que retornar aos cofres federais porque o projeto apresentado pela equipe de Roseana não atendia as exigências técnicas. Ainda não há outro projeto aprovado para substituir a proposta anterior.

Comentários

  1. Só resta uma solução para o Estado do Maranhão,inclusive Buriti-MA e uma maioria dos eleitores criarem vergonha na cara e não votarem para esses politicos ladrões e safados .Se não vortarmos nesses ladrões eles não voltam ao poder.Politicos ladrões e safados são muitos,mas vou citar alguns deles como Roseana Sarney,Nenen Mourão,Zé Vilar,Rafael Mesquista ,que são ratos em subtrair o dinheiro publico é a arte deles pois mumca trabalharam.Eles tem o Estado do Maranhão e Prefeitura de Buriti como patrimônio deles.Espero que os eleitores criem vergonha na cara e não vote mais nessses ladrões.Se assim for feito essses incompetentes não voltaram ao poder.Sei que adianta estarmos discurtindo o errado,mas temos o dever de corrigir tirando esses canalhas do poder é o mesmo que todos eleitoresdas demais cidade devem fazer,pois esses politicos não compromisso com a sociedade e sim com o bolso deles.No Brasil não temos pena de morte,mas o Estado do Maranhão os preços são decapitados os pescos porque o Estado não dar Segurança para eles, imagine quem estar solto que depende da segurança de policiais corrupctos e desonesto como esse comandante do destacamento de Buriti-MA,'FLORISMAR BATISTA COSTA'. e o mesmo ainda recebe apoio do Promotor de Justiça "CLODOALDO NASCIMENTO ARAUJO",pois fazem blitiz juntos para prederem os humildes motoqueiros de Buriti-MA.

    ResponderExcluir
  2. Analisando os comentários acerca das mortes"decapitaçãoes das cabeças dos preso" no Ccomplexo Penitenciário de Pedrinhas ,que totalizaram 60 mortes.Constatei que lá tem ladrão de Banco,estrupador,homicida,ladrão de sabonete,ladrão de biciclerta,preso por ter agredido a mulher.Você sabe o que não existe em predrinhas: Nenhum Politico ladrão preso ,Nenhum Promotor Ladrão preso,.Nenhum Juiz ladrão preso, inclusive aqueles vendedores de Sentenças.É por isso que a governadora Roseana Sarney estar resistindo para não haver intervenção no Presidio de Pedrinhas.Se lá estive preso o'JOSÉ SARNEY, NENEN MOURÃO,ALAN,RAFAEL MESQUITA,,ZÉ VILAR,EDVALDO PIMENTEL ETC. Os Políticos já teriam instalado uma CPI pedindo apuração dos crimes e intervenção e o Sargento "FLORISMAR BATISTA COSTA e Promotor de Justiça CLODOALDO NASCIMENTO ARAUJO",estavam com chaves dos xadrezes nas mãos para soltarem esses ladrões.

    ResponderExcluir
  3. cuidado com as palavras caro anonimo....elas podem se voltar contra você...muito cuidado....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...