Pular para o conteúdo principal

AMIB PROMOVERÁ NO PRÓXIMO SÁBADO (05/04) O LANÇAMENTO OFICIAL DO III FESTIVAL BURITIENSE DE POESIA

Em sua 3ª edição o festival homenageará o poeta Lili Lago.
Com essa iniciativa a AMIB continua incentivando a produção poética em Buriti/MA.
A Associação de Amigos de Buriti (AMIB) realizará no próximo sábado (05/04) o lançamento da 3ª edição do Festival Buritiense de Poesia.
Os festivais são oportunidades de reconhecimento e valorização de talentos de buritienses e pessoas residentes em Buriti e este ano está abrindo oportunidade de participação para toda região do Baixo Parnaíba.
 Em decorrência das experiências exitosas dos festivais anteriores que ocorreram em 2010 e 2012, a AMIB firmou o compromisso de transformar o Festival numa atividade permanente, com realização de 2 em 2 anos.
O III Festival Buritiense de Poesia possibilita aos participantes (crianças, jovens, adultos e idosos) o acesso a linguagem literária, no gênero poesia, enriquecendo a subjetividade, o vocabulário e o aumento da autoestima o que pode apontar para novas perspectivas de vida e a revelação de talentos. Possibilita também a participação em um movimento cultural inovador, contribuindo para inserir na agenda local e regional um evento construtivo, agregador, pacífico e saudável.
O Festival é ocasião para homenagear poetas buritienses e/ou residentes em Buriti. Na primeira edição (2010) o homenageado foi o poeta José Borges; na segunda, em 2012, foi a vez do poeta e artista Bill de Jesus e nesta versão de 2014 o grande contemplado será o poeta Lili Lago.
A fim de qualificar tanto a autoria como a interpretação de poemas, em 2013, a própria AMIB realizou uma Oficina de Poesia em abril, ministrada pela poetisa Maria Vilmar Machado Vilar, com 36 participantes e uma Oficina de Linguagens Teatrais, de junho a setembro, ministrada pelos artistas e teatrólogos Domingos Tourinho e Bruno Oliveira da Silva e pelo artista e cordelista Moizes Nobre, com 53 participantes. Os alunos receberão seus certificados na solenidade de lançamento do Festival, dia 05 de abril às 19horas no Centro Cultural Adélia Moreira Martins Ferreira, em Buriti-MA.
A AMIB realizará o Festival, em sua terceira edição, no período de 05 de abril a 23 de julho do corrente ano.  
Nesta edição o festival também contará com ampla divulgação de suas atividades na redes e blogs regionais.  O Correio Buritiense e TV RCB farão parte desta cobertura literária.
O regulamento com todos os detalhes e as fichas para inscrição dos candidatos estarão disponíveis aqui no CORREIO BURITIENSE logo após o lançamento.
A TV RCB também fará entrevistas com todos os envolvidos neste lindo projeto de divulgação de cultura promovido pela AMIB. Não perca.
PARA SABER MAIS SOBRE OS FESTIVAIS DE POESIA JÁ REALIZADOS
As versões anteriores aconteceram de 24 de maio a 24 de julho de 2010, com 23 poesias concorrentes e 12 premiadas e de 05 de maio a 23 de julho de 2012, com 25 poesias concorrentes, das quais 18 foram premiadas.
Veja nos links abaixo informações divulgadas no CB sobre os festivais anteriores.

Comentários

  1. These are genuinely fantastic ideas in on the topic of blogging.

    You have touched some nice factors here. Any way
    keep up wrinting.

    Feel free to surf to my weblog ... helin⟫Eiju Pelit

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...