Pular para o conteúdo principal

LEI DE AUTORIA DO VEREADOR JORGE (PDT) QUE REGULA O FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO EM FERIADOS E DOMINGO VALE A PARTIR DE AMANHÃ (18)

Entra em vigor neste domingo, dia 18 de maio, a Lei Nº 625/ 2013, sancionada pelo executivo com apenas um veto em seu artigo 4º. O projeto que gerou a lei foi de autoria do vereador Jorge do Sindicato (PDT), que constatando as irregularidades e arbitrariedades nas condições de trabalho do buritiense, principalmente no setor de serviços e comércio, resolveu agir em favor daqueles que, muitas vezes, ficam refém das imposições de seu patrão.
A lei demorou muito a ser regulamentado pelo executivo, fato que causou indignação do autor do projeto. (Clique e veja mais na TV RCB).
O prefeito Rafael Mesquita vetou o artigo 4º, parágrafo único, que alterava o dia da feira local de domingo para sábado. Em sua justificativa para o veto, o prefeito citou que a mudança seria uma interferência direta nos costumes locais e que poderia, inclusive, prejudicar direitos de terceiros.

O Decreto do executivo Nº 01/2014, publicado na última quarta-feira (14/05), dispõe sobre a regulamentação do comércio e repouso semanal em Buriti/MA proposto pelo PL do vereador Jorge do Sindicato(PDT). O Projeto de Lei nº 08/13 foi aprovado, em 2º turno, no dia 7 de junho do ano passado, por 5 votos a 4.

MAIS SOBRE O DECRETO
Pelo Decreto, o repouso semanal renumerado fica estabelecido em 20 horas consecutivas. Sendo que, no art.2º, as disposições não se limitam apenas ao comércio, mas se estendem também aos trabalhadores rurais, aos autônomos e aos de entidades autárquicas.
Não serão atingidos pela regulamentação os empregados domésticos e nem os funcionários da União, dos municípios e dos territórios em serviço nas próprias repartições.
O art.7º concede, em caráter permanente, permissão para trabalho nos dias de repouso para 67 atividades elencadas, em anexo, no decreto. Veja abaixo quais são:





 Os empregadores que descumprirem a Lei 625/13 serão, primeiramente, notificados para regularizar a situação em 48h; não atendendo à notificação poderão ter suspensos por até 90 dias o alvará de Licença ou de Autorização. Por último, se essas medidas não coibirem as irregularidades o comércio terá seu alvará cassado e ficará impedido de funcionar.
Ao Correio Buritiense (CB), o vereador disse que “desde já, toda sociedade civil, juntamente com os vereadores, devem agir através da fiscalização do cumprimento da Lei., que trata-se de uma grande conquista para todos os trabalhadores buritienses”.
Reportagem do CORREIO também sairá a campo para saber se há cumprimento ou desrespeita à lei.
CONFIRA AQUI O DECRETO Nº 01/ 2014 COMPLETO









Comentários

  1. Quero aqui parabenizar o autor do projeto e também o prefeito que promulgou a Lei. Mais também não posso deixar de repudiar aqueles comerciantes que acham que leis não devem ser obedecidas neste país, estado e principalmente neste município; cito como exemplo ruim, os comerciante (CORONÉIS E SENHORES DE ESCRAVOS): ALMIR RAPOSO, VAREJÃO DO POVO, etc. quem decidiram abrir suas portas e colocando os escravos para trabalharem e dá-lhes lucro, para com isso poder manter seus luxos. RESPEITEM OS SEUS EMPREGADOS, obedeçam a LEI, ASSINEM A CARTEIRA, PAGUEM UM SALÁRIO DIGNO E CUMPRA A JORNADA DE TRABALHO DE 44 HS SEMANAIS. ESPERO QUE A PREFEITURA CUMPRA SUA OBRIGAÇÃO DE PUNIR ESSES TRANSGRESSORES DA LEI. CUIDADO ALMIR E VEREJÃO DO POVO, OLHE O MTE, A MULTA É PESADA....BOA SORTE

    ResponderExcluir
  2. a lei tem que ser para todos teve lojas de confecçoes em buriti que ficou aberta normalmente com os funcionários temos que ver isso também se não se impor vai virar mulecagem

    ResponderExcluir
  3. a lei tem que ser para todos teve lojas de confecçoes em buriti que ficou aberta normalmente com os funcionários temos que ver isso também se não se impor vai virar mulecagem

    ResponderExcluir
  4. Vai procurar o que fazer jorge, jorge saiam mais ruas vc e seus colegas e olhem o descaso em buriti: ruas totalmente escuras ruas cheias de buracos e vcs nada disso verem pq o ladrão de patrol comprou tos vcs e eh por isso q ele deita e rola

    ResponderExcluir
  5. Até q em fim algum resolveu fazer algo nessa câmara. Jorge estou com você continue seu trabalho q você tem capacidade de ir muito além.Ah e diga a essas pessoas q lhe julgam q você num manda em prefeito e q as verbas vem p arrumar as ruas nada mas ele coloca tudo no bolso e vai gastar em São Luís ele poderia era manda arrumar a estrada de buriti a palestina já q ele sempre anda.

    ResponderExcluir
  6. Lei besta podia ter feito uma lei para melhorar a situação dos hospitais das ruas de nossa cidade e a segurança kd este vereador tem q ver e isso e não impedir o comercio aos domingos ,quem não quiser trabalhar fica em casa dormindo .E a policia q só se preocupa em multar moto em frente do mercado ele tem q ver é isso e não fechar comercio aos domingos .JORGE vai pagar tuas contas caloteiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...