Pular para o conteúdo principal

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO MA RETOMA AMANHÃ (26), NA ÚLTIMA SESSÃO DE JUNHO, JULGAMENTO DO RECURSO QUE PEDE ANULAÇÃO DA CASSAÇÃO DO PREFEITO DE BURITI.

A expectativa fica em torno do julgamento do recurso ao processo nº 168 /2013 que foi suspenso na última terça-feira (24) quando já se contabilizavam 4 votos a favor da absolvição do atual prefeito de Buriti
Os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão voltam a se reunir ordinariamente nesta quinta-feira (26/6), a partir das 16h, para julgar processos de sua competência.
Além dos itens não abordados na sessão da última terça-feira (24) de junho, tais embargos de declaração, agravos regimentais, ações de investigação judicial eleitoral e de mandato eletivo, propaganda irregular, representação por conduta vedada e prestação de contas dos municípios de vários municípios, o TRE/MA retomará o julgamento dos casos em que houve pedido de vistas.
Nesta quinta-feira, dia 26 de junho, será decisivo, uma espécie de 2º tempo do julgamento do recurso eleitoral, interposto pela defesa do prefeito de Buriti, Rafael Mesquita Brasil,  contra a decisão do juiz eleitoral Dr. Mário Henrique Mesquita Reis, substituto na 25ª zona eleitoral que, na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) nº 168, cassou  o prefeito e seu vice, no dia 18 de novembro de 2013 por utilização de caixa dois na arrecadação de gastos de campanha eleitoral, com omissão de despesas com impressos e ultraleve utilizado na distribuição de folhetos, bem como na locação de ônibus.
Na 45ª sessão de ontem (24), com o pedido de vistas do des. José Eulálio Figueiredo de Almeida, a votação do recurso foi suspensa quando o placar já estava em 4 votos favoráveis à anulação da cassação do prefeito Rafael Mesquita.
O procurador Regional Eleitoral manifestou-se contra o recurso e, portanto, pela manutenção da cassação do prefeito de Buriti. Entretanto, num relatório sem muita consistência lido, o relator, Des. Daniel Blume Pereira de Almeida, entendeu que não havia elementos consistentes que corroborassem o uso de caixa dois e votou pelo acolhimento do Recurso da defesa. Seguiram seu voto pela absolvição, os desembargadores Eduardo José Leal Moreira, Clodomir Sebastião Reis e Alice de Sousa Rocha. Restando votar apenas os juízes José de Ribamar Froz Sobrinho (presidente), Antônio Pacheco Guerreiro Júnior (vice-presidente) e José Eulálio Figueiredo de Almeida (Ouvidor Regional Eleitoral).
Pelo resultado parcial, o prefeito e seu vice estão virtualmente inocentados da acusação de caixa dois. No entanto, se houver alguma mudança de voto (isso é possível, mas difícil) dos aqui já se manifestaram pode haver reviravolta. Quem viver verá!
Acompanhe todos os lances aqui no Correio Buritiense (CB) nesta quinta (26).
As sessões ocorrem no auditório Ernani Santos, localizado no prédio-sede do TRE-MA, na Avenida Senador Vitorino Freire, s/n – Areinha.

ENTENDA MAIS SOBRE COMPOSIÇÃO DO TRIBUNAL ELEITORAL DO MARANHÃO


O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, tem sede na Capital e jurisdição em todo o Estado, é composto por sete Membros (Constituição Federal, art. 120, §1º e Resolução TSE n.º 21.461/2003):
·         Dois Juízes dentre os desembargadores do Tribunal de Justiça;
·         Dois Juízes, dentre Juízes de Direito, escolhidos pelo Tribunal de Justiça;
·         Um Juiz Federal escolhido pelo Tribunal Regional Federal da Primeira Região;
·         Dois Juízes dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, por nomeação do Presidente da República, indicados pelo Tribunal de Justiça.
O Procurador Regional Eleitoral, juntamente com o seu substituto, será designado pelo Procurador-Geral Eleitoral, dentre os Procuradores Regionais da República no Estado, ou, onde não houver, dentre os Procuradores da República vitalícios, para um mandato de dois anos (Lei Complementar nº 75/1993, Art. 76).

DESEMBARGADORES TITULARES
MEMBRO DO TRE
ORIGEM
MANDATO (BIÊNIO)
Des. José de Ribamar Froz Sobrinho (presidente)
Desembargador
25.2.2013 - 25.2.2015
Des. Antônio Pacheco Guerreiro Júnior (vice-presidente/corregedor)
Desembargador
19.12.2013 - 19.12.2015
Des. Clodomir Sebastião Reis
(Diretor da Escola Judiciária Eleitoral)
Juiz Federal
13.3.2014 - 13.3.2016
Des. José Eulálio Figueiredo de Almeida (Ouvidor Regional Eleitoral)
Juiz de Direito
10.9.2013 - 10.9.2015
Desa. Alice de Sousa Rocha
Juíza de Direito
9.12.2013 - 9.12.2015
Des. Eduardo José Leal Moreira (substituto)
Jurista
-
Des. Daniel Blume Pereira de Almeida (substituto)
Jurista
-

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...