Pular para o conteúdo principal

ESCRITOR LANÇA LIVRO INÉDITO E GRATUITO SOBRE POETAS DA APA DOS MORROS GARAPENSES

Entre as 25 biografias estudadas, o livro contém 10 poetas buritienses. Toda essa riqueza cultural está disponível, gratuitamente, em formato de e-books, podendo ser baixado e lido em notebook, PC, tablet´s, smartphones e celulares.
O escritor Francisco Carlos Machado lançou oficialmente, na última terça-feira (23/12), em formato de e-book, um amplo estudo sobre a poesia e a vida de poetas da região conhecida como APA dos Morros Garapenses.
Com a antologia “Vozes Poéticas dos Morros Garapenses”, não apenas a cidade de Duque, mas toda Unidade de Conservação, que inclui também Coelho Neto, Afonso Cunha e Buriti, passa a desempenhar um papel essencial na realização de ações em prol dos artistas da palavra, contribuindo com suas motivações e apoio ao desenvolver seus talentos artísticos e literários.
PARA BAIXAR O LIVRO (OU VISUALIZÁ-LO ONLINE):



A antologia foi fruto de árduos trabalhos de pesquisas, entrevistas e leituras, numa empreitada que começou em agosto de 2011, logo após a realização do I Encontro Literário da APA, na cidade de Coelho Neto.
À medida que as pesquisas eram feitas, em intervalos das viagens pelo Maranhão e no Brasil; nas horas livres dos estudos do Seminário de Teologia; das demandas da luta em reuniões, audiências e embates constantes contra os destruidores da natureza de nossa Unidade de Conservação, no sonho de fazê-la dar certo, o escritor, aos pouco, como um artesão, pacientemente, escrevia a obra, junto com outros trabalhos literários.
As dificuldades do autor foram muitas. Houve um momento na construção dos  “Vozes Poética dos Morros Garapenses” que ele passou meses longe do Maranhão, estudando linguística e teologia em Brasília, no ano de 2013, e, mesmo assim, o trabalho continuou até ser finalizado.
Desde o ano passado que a obra está praticamente pronta. “Tentamos publicar em formato impresso, mas diversas adversidades se opuseram em nosso caminho, o que nunca nos fez desistir do nosso objetivo de construir conhecimento, educar, levar cultura a nossa gente. E no não desistir, o livro agora sai em E-book: digital, gratuitamente, oportunizando acesso livre para todos os cidadãos garapenses, como do Brasil, conhecer nossos poetas”, disse Francisco Carlos.
Dividida em três partes, a antologia literária contém uma resenha histórica da criação da APA dos Morros Garapenses e do Movimento literário da Unidade; o perfil biográfico de 22 poetas oriundos e vivendis da APA, com mostra de seus poemas (sendo 10 poetas de Buriti, 04 de Duque e 08 de Coelho Neto); e um anexo sobre a vida de dois poetas, Coelho Neto e Afonso Cunha, que dão nome a duas cidades da Unidade, e alguns de seus poemas.
 Para o autor Francisco Carlos, o grande desejo com a publicação desta antologia não é a busca de reconhecimento humano, mas “o grande desejo e o sonho é fazer com quer o bem e a vida vença neste lugar do mundo, chamado APA dos Morros Garapenses”.
“E para isso acontecer, os poetas com suas  poesias devem ser personalidades  atuantes – proativas - entre o povo, levando arte e beleza das palavras; doando emoção e encanto, cultura, educação, informação; cuidando também das nascentes, das árvores das praças, das florestas dos morros; dos pássaros e dos repteis; das crianças, dos jovens e dos velhos; amando e respeitando toda forma de vida existente nesta Unidade de Conservação, pois esse é o caminho da realização plena e da felicidade verdadeira”, finalizou o autor.

Sobre o autor
Nascido em 1978, na região dos Morros Garapenses, em Duque Bacelar - MA, Francisco Carlos M. Machado é escritor, poeta, ambientalista, teólogo, missionário evangélico, blogueiro e crítico literário. Ele também é autor de dois livros de poesias, Na escuridão e no Dia Claro e Adolescência Poética; e organizador da antologia “Escritos dos Morros”, além de outras produções em prosa.  

O autor de “Vozes Poética dos Morros Garapenses” agendou uma entrevista que será postada em breve aqui no blog Correio Buritiense (CB) para tratar de seu novo livro. Aguarde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...