Pular para o conteúdo principal

SINDJUS-MA busca providências para garantir segurança dos servidores no Fórum de Buriti

O Fórum de Buriti foi incendiado por grupo de baderneiros.
O atentado criminoso ao Fórum Desembargadora Maria Madalena Alves Serejo, localizado na comarca de Buriti a 332 quilômetros de São Luís, ocorrido nesta terça-feira (21/01), resultou em depredação do patrimônio público, incêndio e ainda pôs em risco a vida dos servidores que estavam presentes no local.
Devido a gravidade do caso o SINDJUS-MA
tem buscado providências para garantir a segurança dos servidores.
O Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (SINDJUS-MA) sensibilizado e preocupado com os servidores, que exercem suas funções diariamente no Fórum, tem diligenciado junto ao Tribunal de Justiça (TJMA) no sentido de garantir a segurança e integridade física dos servidores.
Os diretores do Sindjus-MA reuniram-se com o Major Alexandre Magno Sousa
para tratar de medidas para garantir a segurança dos servidores no Fórum de Buriti.
O Secretário geral, Márcio Luís Andrade, e o Secretário de Imprensa, Artur Estevam, do SINDJUS-MA, na tarde desta quinta-feira (22/01), participaram de uma reunião com o Diretor de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça (TJMA), Major Alexandre Magno Sousa, para tratar das providências que estão sendo tomadas pela administração do (TJMA) a fim de garantir a segurança dos servidores do Fórum de Buriti.
Os sindicalistas relataram ao Major Alexandre Magno Sousa a situação de pavor que os servidores e o Juiz de direito Jorge Sales Leite passaram no momento em que o Fórum foi invadido por cerca de doze pessoas armadas com facões e machados. O motivo da invasão seria a decisão do magistrado favorável à permanência do atual prefeito Rafael Brasil (PRB) no cargo.
Além da agredir o juiz e os servidores, os baderneiros atearam fogo no prédio, incendiando documentos, móveis, processos, computadores e urnas eletrônicas.
“O SINDJUS-MA teme pela segurança dos servidores que continuarão desempenhando suas funções no Fórum, por isso a preocupação do Sindicato para que o Tribunal providencie o reforço da guarda policial para garantir que os colegas possam desenvolver seus trabalhos com segurança”, disse o Secretário geral do SINDJUS-MA, Márcio Luís Andrade.
O Major Alexandre Magno Sousa informou aos diretores do SINDJUS-MA, que a equipe de Engenharia do Tribunal já está na comarca para realizar a restauração do Fórum e a reposição dos móveis perdidos. Ele também disse que o Juiz Jorge Sales Leite, devido a situação de risco será deslocado para a comarca de Coelho Neto, entretanto continuará a responder pela Comarca de Buriti. Quanto à segurança dos servidores ele afirmou que será realizado aumento no efetivo policial.
Servidores prestam depoimento e recebem apoio do Sindjus-MA

Os diretores do SINDJUS-MA com os servidores que prestaram depoimento na Polícia Federal.
Na última quarta-feira (21/01), o Presidente Aníbal Lins, o Secretário Geral, Márcio Luís Andrade, e o Secretário de Imprensa, Artur Estevam, prestaram solidariedade e acompanharam os servidores do de Fórum de Buriti, que prestaram depoimento na Polícia Federal.
“Conversamos pessoalmente com os servidores, entendemos a gravidade do problema e estaremos em contato direto com o Tribunal para que essas medidas que visam garantir a segurança dos servidores sejam seguidas à risca”, disse o Secretário de Imprensa do SINDJUS-MA, Artur Estevam.

Comentários

  1. É muita molecagem, é tantas defesas, solidariedades etc. A esse juiz como se fosse santo na história, só de uma tacada ele inocentou Nenen mourão, ivonilce mourão, Camilo e o prefeito, agora eubte pergunto, quanto custou toda essa gentileza ?????

    ResponderExcluir
  2. A justiça boazinha só inocente,Ivonilce.nenen mourão qui de nenen ele tem não nada,Rafael Patrol.SABE DE NADA OS INOCENTES CHUPA BURITI.

    ResponderExcluir
  3. Minha tristeza é daatual situação de um município e um estado falidos, tantas necessidades e ser deslocados helicóptero , policiamento da farda maio Para um ato desse q só se fala do ato de quem fezad não há um curioso psaber pq do tal ato.Os fins não justicam os meios. "Joga uma bola na parede que ela volta no teu rosto" isso é uma reação da ação. Como tudo.

    ResponderExcluir
  4. Minha tristeza é daatual situação de um município e um estado falidos, tantas necessidades e ser deslocados helicóptero , policiamento da farda maio Para um ato desse q só se fala do ato de quem fezad não há um curioso psaber pq do tal ato.Os fins não justicam os meios. "Joga uma bola na parede que ela volta no teu rosto" isso é uma reação da ação. Como tudo.

    ResponderExcluir
  5. Quem e que fala pelo povo ? Ninguém no Brasil so os criminosos tem defesa .

    ResponderExcluir
  6. Por isso Brasil tá lascado a justiça tem sempre um cala um boca no poder judiciario,ai pobre vira vilão por tamanha revolta da sujeirada.

    ResponderExcluir
  7. so assim BURITI FOI VISTO NA MÍDIA pois tantos processos que foram decididos a favor do prefeito Rafael e Nenem Mourão nunca a justiça fez justiça mas na hora que mexe com um juiz corrupto eles chamam a revolta do povo de terrorismo mas JUSTIÇA faça justiça a essa corja de ladrões que acabou com nossa cidade pois o justo e inocente não pode pagar por esse descaso e se vocês quiserem que o povo Buritiense tenham orgulho da JUSTIÇA tirem a VENDA DOS OLHOS

    ResponderExcluir
  8. parabens Justiça esta sendo feita em broqueiar os bens do ex-prefeito nenem os buritienses ´so tem que agradecer por esse ato e acreditamos que muito a justiça tem a descobrir do atual prefeito tambem

    ResponderExcluir
  9. Bota pra moer juiz encima dos moraozetes..

    ResponderExcluir
  10. Quero parabenizar ao juiz que esta começando a fazer justiça em nossa tão sofrida Buriti,que já viu de tudo o que é de absurdo praticado por esse ladrão dos cofres públicos. Maldades,abuso de poder são atos comuns praticados por este ladrão, porém Deus não dorme e é justo. É só o começo, espero que com esse competente juiz aqui, a justiça seja feita e que investigue também o prefeito atual que nada FAZ pela cidade.

    ResponderExcluir
  11. Também quero parabenizar o magistrado e todos os servidores da comarca de Buriti. O que mais surpreendente é que naquela comarca sempre teve magistrado. Mas dessa vez chegou o dia que todos os processos engavetados na Secretaria Judicial serem vistos. Justiça faz justiça. Deus não dorme e é justo.

    ResponderExcluir
  12. Naldo tem muita testa de Ferro inclusive professores(a) que fazem nota de repúdio a seu favor, inclusive esse cidadão nem o nome sabe escrever.

    ResponderExcluir
  13. Agora todo mundo tira o corpo de fora né manipulou as pessoas agora vem com papo de repúdio,usando as palavras de uma puxa saco dele.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...