Pular para o conteúdo principal

COLUNA DOMINICAL - UM OLHAR LITERÁRIO DE BURITI

DESERTIFICAÇÃO
*Por Prof.º Francisco Luís (Lulu)

Era tudo muito bonito,
O verde da mata contrastava com o azul do infinito.
A imponência da mãe natureza,
Era uma vida, uma beleza,
Mas trituraram tudo, fizeram uma festa
No coração da nossa floresta.
A imponência,virou impotência, já era
Dá só uma olhada e verás o que ainda era
Perdemos pro homem,pros tratores e pro ronco do motosserra
O que antes era bruto, pequi, murici,
Araçá, jatobá, jataí, bacuri e cajuí
Espinha dorsal da nossa chapada
Virou cinzas, sol, poeira e estrada
Sem sombra, desértica, num processo contínuo de desvalorização
Herança sórdida que tá ficando para futura geração
E por onde se passa
Estragos. Quando não é fogo, é um nevoeiro de fumaça
Árvores virando lenha,lenha virando carvão
A nossa maior riqueza, a chapada, uma desertificação.
*Francisco Luís das C. Rocha: mais conhecido por prof.º Lulu, é buritiense, graduado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas e também em Física pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA. Já morou em vários Estados do Brasil, como PI, AM, RO, PA, AP, DF, MT e RJ e por essas andanças acumulou ampla cultura e assimilou os mais diversos costumes regionais sem nunca esquecer as raízes buritienses. Reside atualmente em Buriti-MA e se define como um apaixonado por poesias, em especial os sonetos das variadas escola literárias, e destaca, entre eles, os parnasianos.

Comentários

  1. Um poema poema! Não há outro adjetivo. Maravilhoso. Nos inspira uma canção. Uma melodia de lamento. Propomos ao professor musica-lo. Nos emocionou. É uma exigência. Cada verso já é uma melodia, o conjunto uma canção. Parabéns ao professor Lulu, que tenho o prazer de conhecer através desse relato. Apesar da crueldade, é sublime a interpretação do que fizeram e continuam fazendo com o meio ambiente da nossa região.

    ResponderExcluir
  2. Não entendi. Postei um comentário sobre o poema do professor Lulu, e apreceu essa observação : Sua inscrição de comentário por e-mail (endereço altoastralnews@gmail.com) foi cancelada para essa postagem. (postagem anterior). Temos como recuperar o comentário, ou foi erro essa observação, e o texto está para ser aprovado ou não pelo blogue? Lamentável. (???)

    ResponderExcluir
  3. Perfeito nossa chapada hoje nada mais é triste realidade

    ResponderExcluir
  4. Aproveitando a oportunidade quero dizer que, a grilagem de terras corre solta em Buriti .
    Com o interesse dos gaúchos em ampliar os sus negócios, alguns moradores do nosso município estão se apossando indevidamente das terras que pertencem A União, estão forjando documento e vendendo-os como se fossem seus . A quadrilha é grande . Há advogados e pessoas dentro de cartórios produzindo os documentos .Entre essas pessoas há uma senhora em Buriti, que já foi citada em um processo judicial envolvendo o ex-prefeito Zé Vilar, onde os mesmos forjaram documentos de um terreno localizado em um povoado chamado ingá . Há, também, o caso de um terreno localizado por trás da antiga casa dos padres Júlio e José .
    Fica aqui os meus parabéns ao Lulu, por esta bela poesia .

    ResponderExcluir
  5. Odeio a soja com todos os impactos que ela deixa.Triste passar pela Chapada e ver os campos solitários de uma semente maldita que se chama soja.Os pequenos proprietários que pressionados venderam seu pedaço de chão ...compraram uma moto. tristezaaaa.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo poema! Bem exemplificado...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...