Pular para o conteúdo principal

OPINIÃO DO CORREIO: Golpe de Abril de 2016 - Entre O Escuro do Túnel e as Luzes da Democracia

*Da Revista Fórum

Um golpe não acontece a partir de uma única ação e muito menos por um só motivo. Chega-se a um dia em que se acorda com ele. Vê-se que ele estava ali, rondando a porta, sendo arquitetado e construído por gente que lhe tirava a cadeira antes mesmo de você chegar perto da mesa.
Os golpistas que lhe tiram do poder não são seus inimigos. Em geral, são ex-aliados. Aqueles que vão traí-lo perto do dia final.
Aos poucos eles vão se distanciando, uns mais rapidamente já vão fortalecendo o lado de lá. Outros ficam para trair na última hora. Esses são os fundamentais pra o golpe.
No caso do golpe de hoje contra o mandato legitimamente conquistado nas urnas por Dilma Rousseff é preciso não esquecer o nome de alguns traidores.
O ex-ministro das Cidades, Giberto Kassab, o presidente do PP, Ciro Nogueira, e o presidente do PR, Alfredo Nascimento, não foram os únicos, mas muito provavelmente os mais destacados.
Até o último minuto eles se diziam comprometidos com Dilma, dominavam ministérios, tinham acesso à lista dos votantes com o governo, solicitavam mais cargos, pediam aprovação de obras e na última semana romperam.
E foram fundamentais para que o golpe de abril de 2016 se consolidasse.
A derrota de hoje não é do governo e nem de um partido. Derrotas desse tipo se dão em processos eleitorais. Hoje foram rasgadas as regras do jogo. E se começou a cassar uma presidenta que não é sequer suspeita de corrupção, numa sessão de um Congresso presidido por um réu de diferentes tipos de crimes.
Isso faz com que o Brasil entre num túnel escuro sem que se saiba se há saída do outro lado e quanto tempo vai se demorar pra atravessá-lo.
Os golpes também são assim.
Da mesma forma que se descobre os traidores no dia que se acorda com ele na porta, só é possível entendê-lo melhor depois de um bom tempo.
Talvez daqui a um ano, quando o governo Temer começar a debater o adiamento das eleições para presidente e para o Congresso de 2018, jogando-a para 2020, muitos começarão a entender.
Talvez daqui a seis meses, quando o novo governo vier a propor uma reforma política com o objetivo de ampliar a representação do Sudeste em relação ao Norte e ao Nordeste, muitos começarão a entender.
Talvez daqui a poucos meses quando várias lideranças populares começarem a ser presas, muitos começaram a entender.
Talvez daqui a algum tempo quando jornalistas opositores vierem a ser perseguidos juridicamente pelo novo governo, muitos virão a entender.
Um golpe nunca é. Ele vai sendo.
E o que se inicia hoje é um golpe de estado no Brasil.
É verdade que Dilma ainda tem algumas etapas de resistência, mas suas chances são ínfimas.
Construiu-se um consenso midiático, econômico, político e de setores importantes da Justiça em torno dessa castração democrática.
Isso não significa que não haja espaço para a resistência popular. Há e muito. O Brasil de hoje não é o de 1964. Ele tem bases populares muito mais ativas, tem comunicadores progressistas muito mais influentes, tem uma intelectualidade e um universo da cultura menos subserviente e, entre outras tantas coisas, sindicatos muito mais combativos e estruturados. Além de uma juventude que na hora certa vai mostrar o quão importantes foram alguns programas de governo criados no governo Lula e Dilma.
Esse golpe de hoje ainda é uma incógnita, mas ele não vai acontecer apenas da forma como se pensou na planilha dos golpistas. Controlar votos num plenário de 513, com ampla maioria de picaretas, é uma coisa. Outra é controlar as ruas.
Haverá uma enorme resistência que já começa hoje.
E ela pode ir se ampliando quanto mais forem aparecendo as verdadeiras intenções dos golpistas.
O que está por vir é uma viagem por um túnel escuro. Mas é preciso confiar nas luzes que foram acessas durante os 31 anos de democracia. E essas luzes não podem ser desprezadas.

Comentários

  1. Até agora não se provou vínculo de corrupção da presidente e nem a defendo, o que me preocupa é saber que pessoas desonestas estão no poder colocada exclusivamente através do voto dos eleitores, olhem bem que nos representa, chegou a hora de se criar pessoas honrosas a se fazer política seria. Vamos parar de eleger estes, que são todos corruptos, não sei o que acontece quando estão poder ficam assim, o que sei que este país estar na posição iminente de uma possível manifestação contra não a saída da Dilma e sim bando corruptos dando seu voto para então tira- lá , e lamentável está situaçao , se houver mesmo manisfesto, não cometam guerra e nem ofenca contra civis, e vamos tomar cuidado na próxima eleição. Tá chegando e olhem para esta cidade que não tá diferente do.mundo.Vamos orar para Deus mudar a mente destes é aqueles para haver paz neste planeta.

    ResponderExcluir
  2. Apenas para recordar :

    Para aqueles jovens que não vivenciaram a história do Brasil. Eu(Adalberto Gandolfi Greco) passei por tudo isso em 57 anos de vivencias....Só para recordar:
    Graças à evolução tecnológica da modernidade
    com a abertura das fronteiras do Brasil para o resto do mundo,
    o país cresceu, reduzindo a pobreza.
    Mas não foi através do PT
    Então veja:
    A história que precisa ser contada.
    Só para lembrar um pouquinho, do porque que os políticos não sabem a razão das manifestações que acontecem pelo Brasil.

    A HISTORIA É A MÃE DE TODAS AS VERDADES!!!

    1985 -
    O PT É CONTRA A ELEIÇÃO DE TANCREDO NEVES E EXPULSA OS
    DEPUTADOS QUE VOTARAM NELE.

    1988 -
    O PT VOTA CONTRA A NOVA CONSTITUIÇÃO QUE MUDOU O RUMO DO BRASIL.

    1989 -
    O PT DEFENDE O NÃO PAGAMENTO DA DÍVIDA BRASILEIRA, O QUE
    TRANSFORMARIA O BRASIL NUM CALOTEIRO MUNDIAL.

    1993 -
    PRESIDENTE ITAMAR FRANCO, CONVOCA TODOS OS PARTIDOS PARA UM GOVERNO DE COALIZÃO PELO BEM DO PAÍS. O PT FOI CONTRA E NÃO PARTICIPOU.

    1994 -
    O PT VOTA CONTRA O PLANO REAL E DIZ QUE A MEDIDA É ELEITOREIRA.

    1996 -
    O PT VOTA CONTRA A REELEIÇÃO. (HOJE DEFENDE).

    1998 -
    O PT VOTA CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA TELEFONIA, MEDIDA QUE HOJE NOS PERMITE TER ACESSO A INTERNET E MAIS DE 150 MILHÕES DE LINHAS TELEFÔNICAS.

    1999 -
    O PT VOTA CONTRA A ADOÇÃO DO CÂMBIO FLUTUANTE.

    1999 -
    O PT VOTA CONTRA A ADOÇÃO DAS METAS DE INFLAÇÃO.

    2000 -
    O PT LUTA FEROZMENTE CONTRA A CRIAÇÃO DA LEI DA RESPONSABILIDADE FISCAL, QUE OBRIGA OS GOVERNANTES A GASTAREM APENAS O
    QUE ARRECADAREM, OU SEJA, O ÓBVIO QUE NÃO ERA FEITO NO BRASIL.
    POR QUE SERÁ?

    2001 -
    O PT VOTA CONTRA A CRIAÇÃO DOS PROGRAMAS SOCIAIS NO GOVERNO
    FERNANDO HENRIQUE CARDOSO:
    BOLSA ESCOLA, VALE ALIMENTAÇÃO, VALE GÁS,
    PETI E OUTRAS... BOLSAS SÃO CLASSIFICADAS COMO ESMOLAS ELEITOREIRAS E
    INSUFICIENTES.
    QUASE TODA ESTRUTURA SÓCIO-ECONÔMICA DO BRASIL, FOI CONSTRUÍDA NO PERÍODO LISTADO ACIMA.
    O PT FOI CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.
    HOJE ROUBAM TODOS OS AVANÇOS QUE OS OUTROS PARTIDOS PROMOVERAM, E POSAM COMO OS ÚNICOS CONSTRUTORES DE UM PAÍS DEMOCRÁTICO.
    JÁ QUE O PT FOI CONTRA TUDO E CONTRA TODOS DESDE A SUA FUNDAÇÃO, FICA UMA PERGUNTA PARA QUE OS LEITORES RESPONDAM:
    EM 13 ANOS DE GOVERNO, QUAIS AS REFORMAS QUE O PT PROMOVEU NO BRASIL
    PARA MUDAR O QUE OS SEUS ANTECESSORES DEIXARAM?

    Lembre-se sempre:
    "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora, e fazer um novo fim".

    Esta é uma comunicação oficial do Instituto Endireita Brasil.
    Reenvie imediatamente esta mensagem para toda a sua lista.
    O Brasil agradece.
    Hoje somos apenas 1.340.976, mas poderemos ser milhões, colabore!...
    Envie para seus contatos.

    NÃO VAMOS FAZER COMO OS ALEMÃES QUE EM 1934 "DEIXARAM" O PARTIDO NAZISTA DEITAR E ROLAR, E DEPOIS TIVERAM SUAS VIDAS E A NAÇÃO COMPLETAMENTE DESTRUÍDAS, ASSIM COMO OS CUBA E VENEZUELANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1985, A população vivia em plena miséria, pais com 10, 9, 8, 7, 6,5, 4 filhos passavam fome.

      1988, a população continuava na miséria e passando fome, sem emprego, pais sem condições de colocarem os filhos p estudar.

      1989, população continua na miséria, passando fome. grande número de recém-nascido morrem, pq os governantes não fazem nada p as mães terem um acompanhamento na gravidez.

      1993, 1994, 1996, 1998, 1999, 2000, 2001, a miséria permanece, o povo passa fome. Temos um grande número de analfabeto.

      Anos de mandato de Lula e Dilma. Um grande número de brasileiros saem da linha da pobreza, cai o analfabetismo e muitos jovens tem a oportunidade de entrar em uma universidade. Melhora as condições de muitas pessoas em relação as condições de comprar uma moto ou um carro. mães não são mais obrigadas a mandarem suas filhas p serem mantida como escrava nas cidades(trabalhar como doméstica p um prato de comida)

      Excluir
  3. A boquinha do PT,PCdoB,CUT e demais quadrilhas ligadas ao PT tá chegando ao FIM!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE - OPERAÇÃO POLICIAL MIRA DESARTICULAÇÃO DE GRUPOS CRIMINOSOS EM BURITI-MA

  M andados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade contra envolvidos em tráfico e homicídios.  Operação da Polícia Civil foi realizada em Buriti — Foto: Divulgação/Polícia Civil     Uma grande operação policial foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5) em Buriti-MA, na região Leste do Maranhão. Sob o comando da Polícia Civil, a ação cumpre 24 mandados de prisão e de busca e apreensão, visando desarticular grupos suspeitos de tráfico de drogas, homicídios e outros crimes violentos que têm causado preocupação aos cerca de 30 mil moradores da cidade.     A operação se concentra em diversos pontos do município, com foco no povoado Poço Verde, onde foram apreendidos mais de R$ 50 mil e armas de fogo. Até o momento, duas prisões foram confirmadas.     A mobilização policial faz parte de um esforço coordenado para combater organizações criminosas que ameaçam a segurança pública local.      O impacto das ações...

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

VICE-PREFEITO DE BURITI-MA E ESPOSA SOFREM ACIDENTE NA MA-034

   Na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, por volta das 14h30, o vice-prefeito de Buriti-MA, Jenilson Gouveia, e sua esposa, Shirlyane Gouveia, se envolveram em um acidente na rodovia MA-034. O veículo em que estavam saiu do asfalto e colidiu violentamente com um poste, derrubando-o. Os airbags do carro foram acionados, evitando ferimentos mais graves. Shirlyane sendo socorrida por populares.    Em conversa com o editor-chefe do Correio Buritiense, Shirlyane Gouveia confirmou o ocorrido e revelou que estava dirigindo o veículo no momento do acidente. Ela explicou que tentou desviar de um buraco na pista, mas perdeu o controle do carro, o que resultou na colisão. Shirlyane chegou a desmaiar devido ao impacto.    O casal foi socorrido e encaminhado para atendimento médico em Chapadinha. Após avaliação, ambos foram liberados e já se encontram em repouso em sua residência, sem ferimentos graves.    A situação reacende o alerta sobre as condições ...