Pular para o conteúdo principal

ADVOGADO DO EX-PREFEITO DE BURITI/MA ENTRA COM NOVO PEDIDO DE LIBERDADE PROVISÓRIA NO TJ

Político foi preso na última sexta-feira (24) em processo movido pelo Ministério Público do Estado que apura crime de responsabilidade contra o erário público cometido pelo ex-gestor do município. A acusação versa sobre auditoria do TCE que apontou suposta prática de fraudes em licitações.


Os advogados do ex-prefeito de Buriti (MA), Francisco Evandro Freitas Mourão, popular “Neném Mourão”, entraram na Justiça na manhã da última segunda-feira (27) com um novo pedido de liberdade provisória na 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do MA.  O ex-prefeito foi preso na sexta-feira 24/6 por decisão do juiz José Pereira Lima Filho, titular de Direito  da Comarca de Buriti, em um processo movido pelo Ministério Público do Estado que apura crime de responsabilidade contra o erário público cometido pelo ex-gestor do município. (CLIQUE AQUI E RELEMBRE)
O primeiro pedido de liberdade impetrado pelo ex-prefeito foi negado pelo desembargador plantonista Raimundo Barros. Na decisão de indeferimento do pedido do HC 29942/2016, no domingo 28/6, o relator havia apontado que os requisitos para concessão da liminar pleiteada não estavam devidamente comprovados e, além disso, citou que o ex-prefeito não possui bons antecedentes, inclusive relatando que Neném Mourão é réu com antecedentes criminais por delitos no exercício no cargo de prefeito municipal e ainda tem ficha de antecedentes relacionados à prática de violência doméstica e posse irregular de considerável quantidade de armas de fogo e munição.
Inconformada com a prisão, a defesa impetrou novo pedido de soltura de Neném Mourão que agora será julgado pelo Desembargador José Luiz Oliveira de Almeida, o mesmo que negou, em 27/6/2016, o pedido de liberdade do delegado civil que também foi preso por determinação do Juiz José Lima, titular da Comarca do município. (CLIQUE AQUI E RELEMBRE).


Des. José Luiz Almeida:
este senhor vai decidir sobre o 2º pedido para libertar o ex-prefeito.
O ex-prefeito está trancafiado no Presídio de Pedrinhas, na capital maranhense, aguardando a apreciação desse segundo pedido feito ao TJ/MA.
Sobre a decretação de prisão
O Correio Buritiense teve acesse, com EXCLUSIVIDADE, à íntegra do processo que culminou com a prisão do ex-prefeito Neném Mourão. Na justificativa desta medida cautelar aplicada, o Juiz José Lima esclareceu que há indícios suficientes de autoria e de materialidade do crime contra os cofres públicos.
 José Lima observou que o ex-prefeito tem sido acionado “sistematicamente pela justiça criminal desde 2012”, já tendo, inclusive, uma ação criminal ajuizada contra si em 2009. No total, segundo o despacho do juiz de Buriti/MA, pesam contra Neném Mourão várias ações penais, entre elas: uma em 2016, duas em 2015, três em 2014, duas em 2013, duas em 2012 e uma em 2009. Muitas das denúncias estavam sem conclusão da instrução criminal porque, de acordo com o juiz, a defesa do ex-prefeito estaria protelando as instruções, pois não apresentavam suas manifestações diante das decisões judiciais.
O juiz também apontou que, além das ações citadas acima, na Justiça federal de 1º grau do Maranhão constam na folha corrida do ex-prefeito três Representações Criminais, a saber: duas de 2014, em janeiro e junho, e uma em setembro de 2015.
Ex-prefeito fichado em Pedrinhas, onde permanece preso aguardando decisão do HC
No processo que levou à sua prisão, Neném Mourão já estava citado pela Justiça havia um ano e mesmo assim não apresentou qualquer defesa, o que levou o magistrado a nomear um advogado dativo. Porém, assim que isso aconteceu o ex-prefeito constituiu seu procurador, mas este não apresentou a defesa perante o juiz. Para José Lima isso se tratava de mais uma manobra para protelar o andamento do processo e causar nulidades.
Diante da robustez de imputações criminais contra Neném Mourão, o juiz José Lima afirmou que o comportamento desvirtuado do ex-prefeito revelaria que ele tem “afeição à vida criminosa”.

Comentários

  1. Rapaz é uma ficha criminal bastante consistente contra este moço. E seus seguidores ainda teem a cara de pau de declarar a inocência deste moço, além de estarem se afeicoarem ao crime uma vez que alguns se manifestam a fazerem uma carreta para receberem na ladeira do tubi um homem com tamanha ficha criminal. Só lamento pela mentalidade de tais sujeitos

    ResponderExcluir
  2. so da qui a noventa dias que vao comecar a ouvir o nenem e si ele sair nao vao botar uma tornozeleira eletronica vai ser um chucalho eletronio que a gata dele ja ta brincando

    ResponderExcluir
  3. Quem defende bandido, retardado é, ou faz parte da mesma quadrilha. Se ladões não fossem tolerados pela sociedade, eles não eram tão idolatrados como são pelos buritienses.

    ResponderExcluir
  4. MEUS CAROS ANÔNIMOS! VCS FALARAM POUCO MAIS FALARAM TUDO...!!

    ResponderExcluir
  5. Coragem vocês não tem de se manifesta será porque e medo de quando ele sai vocês terem lá na casa dele babando como fazem bando de falsos

    ResponderExcluir
  6. em buriti só tem o Nenê pra vocês se incomoda eu acho que todo são a apaixonado tenho coidado pra nenhum passa o que ele tem passado hoje vocês jogam amanhã tão sendo jogado

    ResponderExcluir
  7. Vão se lascar todos vocês;cada um colhe o que planta.cada um têm uma sementinha plantada cuidados na hora de colher.desocupados. invejosos.esses daí tão doidim pra metera mão no dinheirinho público....vão ficar querendo.kkrrrssss .....

    ResponderExcluir
  8. Nenem Mourao, estamos com vc... vamos mostrar p esses incompetentes sucateados a força que tens. 17 nas costas desses vermes.
    Naldo, já tomou teu remédio de pressão? Não! pois cuida falido, pq derrotado vc já está, só irá p sarjeta com esse bando de mortos de fome que te seguem.

    ResponderExcluir
  9. Nenem Mourao, estamos com vc... vamos mostrar p esses incompetentes sucateados a força que tens. 17 nas costas desses vermes.
    Naldo, já tomou teu remédio de pressão? Não! pois cuida falido, pq derrotado vc já está, só irá p sarjeta com esse bando de mortos de fome que te seguem.

    ResponderExcluir
  10. Engraçado,o que o Naldo tem a ver com a prisão do Nenem. As irregularidades foram apontadas pelo TCE, a denúncia pelo MP onde os crimes praticados por Nenem Mourão. É tão difícil entender isso! Acorda anônimo, é dinheiro público! Em q mundo vc vive?????

    ResponderExcluir
  11. Nessa eleição e hota do povo responder na urna São todos golpista.Sao piores de que os ladrões de celular,eles botam toda a comunidade.E s8 os que promete uma educação, saúde, segurança.Seus ficam sem lanche nas escolas,nós temos segurança,e a saúde e um caos. O paciente morre e não se consulta.Mas o eleitor e burro mesmo ele não para nada disso,porisso todo povo sofre a consequência da sua escolha.


    ResponderExcluir
  12. Neném chupa que é de uva
    a prefeitura não é brinquedo.publique essa eu quero ver.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...