Pular para o conteúdo principal

CINCO DETENTOS SÃO TRANSFERIDOS PARA PRESÍDIO DE COROATÁ-MA APÓS REBELIÃO EM DELEGACIA DE BURITI-MA

Os custodiados reclamavam das condições dentro da cadeia e ameaçaram executar outro detento, caso as autoridades policiais e judiciárias não interviesse nas reivindicações; Segundo o delegado da cidade, estes transferidos seriam os mais violentos e estavam envolvidos diretamente com o motim do último dia 26/9.
Cinco presos foram transferidos na manhã desta quarta-feira (28) da Delegacia de Polícia de Buriti-MA após uma rebelião ocorrida na noite da última segunda-feira (26). São eles: José Carlos Sousa Diniz, o “Zé Carlos”, 19 anos; Francisco das Chagas Bastos dos Anjos, vulgo “Barroso”, 18 anos; Carlos do Carmo Silva, o “Brinde”, 20 anos; Michael Bruno Santos da Silva, o “Mike”, 20 anos; e Geraldo Cardoso da Silva, “Geraldo do Mocambinho”, 21 anos. Todos tinham histórico de participação em roubos no município. Os detentos foram encaminhados para o presídio no município de Coroatá-MA, a 223 km de Buriti-MA.
Segundo o delegado da cidade, Josemar Rocha, estes transferidos seriam os mais violentos e estavam envolvidos diretamente com o motim da última segunda-feira (26). Em conversa com Correio Buritiense, na manhã dessa terça-feira (27), o delegado disse que o objetivo também das transferências é tentar solucionar o problema da superlotação no local. Além da questão da superlotação, há legislação que proíbe que presos cumpram pena em delegacia.
O quadro de superlotação acaba também por sobrecarregar as funções dos investigadores que são obrigados a realizar atividades fora de suas rotinas, como liberar presos para o banho de sol e até para as visitas, comprometendo todo o trabalho da equipe policial.
SOBRE A REBELIÃO
O motim teve início quando uma caixa de som foi retirada da cela 2 e, então, os custodiados começaram a  bater nas grades, a quebrar o piso da cela e revestimentos das paredes, chegando a amarrar um outro detento, sob ameaçar de executá-lo caso autoridades policiais e judiciárias não interviesse nas reivindicações. Eles reclamavam da falta de água, da qualidade da comida e do calor na dependência. (CLIQUE AQUI E RELEMBRE)
Após a chegada do Juiz de Direito e do Promotor de Justiça da Comarca, os internos se acalmaram e, depois de serem ouvidos, encerraram a rebelião. O piso das dependências onde ficam as celas da delegacia ficou destruído após confusão.
Após rendição dos rebelados, juiz ( de Azul) e Promotor de Justiça ( de branco) entram para ouvir as queixas dos presos.



A Delegacia de Buriti tem capacidade total para receber adequadamente 11 presos, porém, no total, tinham 23 detentos, mais que o dobro.  São três dependências de uso dos presos, duas celas e uma área de banho de sol que fica completamente gradeada para evitar eventuais fugas. Atualmente, a cela 1 tem capacidade para três pessoas, mas mantém 11 detentos; a cela 2, onde ocorreu o motim, comporta oito presos, estava com 13, porém, após a transferência dos cinco, voltou a ficar com a lotação máxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...