Pular para o conteúdo principal

MPF DENUNCIA EX-PREFEITO DE BURITI (MA) POR NÃO PRESTAR CONTAS DE 900 MIL REAIS DA FUNASA

A audiência de instrução e julgamento na Justiça Federal está marcada para próximo dia 09 de novembro de 2017.
Ex-prefeito de Buriti Neném Mourão. Foto/Arquivo.
O Ministério Público Federal ofereceu denúncia em desfavor de FRANCISCO EVANDRO FREITAS COSTA MOURÃO, vulgo “Neném Mourão”, ex-prefeito de Buriti-MA por dois mandatos consecutivos (2005-2008/2009-2012), pela suposta prática do crime de responsabilidade, descrito no artigo 1º, VII do Decreto-Lei nº 201/67. A denúncia foi recebida pela Justiça Federal em 27/05/2016.
O MPF apontou que NENÉM MOURÃO, à época na condição de prefeito do Município de Buriti/MA, recebeu recursos no valor de R$ 900.000,00 (novecentos mil reais) provenientes da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), sem, contudo, prestar contas tempestivamente. Devidamente citado, o ex-prefeito apresentou resposta à acusação (fls. 145/146), na qual a Defesa sustentou que “houve um pequeno atraso na prestação de contas final deste convênio, mas não foi por sua culpa, e, não agiu com dolo”. Na oportunidade, arrolou como testemunhas José Vieira de Moraes Neto e Jurandy Viegas Almeida (contador).
De acordo com o despacho proferido em 26 de maio deste ano pela juíza federal Claudia Schlichta Giusti, da 1ª Vara Criminal do TRF-1, “na presente fase processual, a dúvida razoável, em vez de beneficiar o réu, recomenda a continuação da ação penal para a fase de instrução. A absolvição sumária exige demonstração robusta de ocorrência das hipóteses elencadas no art. 397 do Código de Processo Penal, o que aqui não se verifica. Não há elementos que configurem manifesta causa de excludente da ilicitude do fato ou excludente da culpabilidade; o fato narrado na denúncia assume relevância penal; a punibilidade não está extinta”.
Mantida a continuidade da Ação penal, a magistrada determinou que oitiva da testemunha de defesa José Vieira de Moraes Neto seja feita por carta precatória, expedida para município de Brejo (MA), e marcou audiência de instrução e julgamento para próximo dia 09 de novembro de 2017, às 14 horas, para que seja ouvida outra testemunha de defesa JURANDY VIEGAS ALMEIDA, assim como para o interrogatório do réu Neném Mourão.
VEJA ABAIXO ÍNTEGRA DA DECISÃO JUDICIAL

Comentários

  1. Só bronca pra cima de te Neném Mourao.

    ResponderExcluir
  2. O melhor prefeito que o Buriti já teve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo o melhor prefeito Buriti estar tendo agora, O Naldo é o melhor prefeito. Em um semestre ele já fez coisas que o Nenem não fez nem um 1/3 em 12 anos.

      Excluir
  3. Agora vai com a Justiça Federal e Polícia Federal este malandro vai devolver o dinheiro que roubou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te prepara Naldo Batista, prefeito dos forasteiros e dos que votaram contra, a tua hora vai chegar. Muito mais tu terá para devolver à justiça.

      Excluir
  4. Não vai ter sossego para o resto da vida.

    ResponderExcluir
  5. Mal acessorado dá nisso,sem conhecimento da lei,o dinheiro público deve ser aplicado e a prestação de conta deve acontecer no prazo certo,com licitação e tudo.Os acessores dele só queriam ganhar dinheiro,igual os do Naldo que não sabem de nada,fucam lá querendo ser mais importante do que o prefeito

    ResponderExcluir
  6. MPE DE BURITI É OMISSO NÃO FAZ COMO O MPF QUE DENUNCIOU O EX-PREFEITO NENEN MOURÃO.SE NÃO FOSSE O GERALDINHO ATÉ HOJE O PROCESSO DAS ARMAS ESTAVA ENGAVETO.

    ResponderExcluir
  7. Redator chefe mostre tb os relatórios de gestão do atual prefeito, Naldo Batista, referente ao primeiro semestre de 22017.O sr. não é mais atuante como nas gestões passadas, o q está havendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo você fala para o Redator mostrar os relatórios do primeiro semestre do Naldo, a justiça é para todos, e tem que começar mostrando todos os relatórios semestrais da era mourão.

      Excluir
    2. Anônimo tú deve ser servidor municipal e puxa saco, o prefeito atual não é o nenem mourão, prestação de contas dele agora é com a justiça. O ataul é Naldo Batista ou não?

      Excluir
    3. Em Buriti tem algumas pessoas BESTAS e apaixonados pela família Metralhas.Esquecem que essa raça não presta.

      Excluir
  8. Duvido que esse prefeito tem coragem pra fazer a prestação de contas como fez o prefeito de Santa Quitéria

    ResponderExcluir
  9. Naldo é analfabeto mais burro não é não.

    ResponderExcluir
  10. Buriti só tem políticos LADRÕES e Safados.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo arcaico eu não sou servidor municipal nem tão pouco puxa saco, tenho recursos próprio, eu sou uma pessoa justa odeio injustiça, na era mourão que a única coisa que eles fizeram foi acabar com Buriti e ninguém cobrava nada o resultado foi só roubalheira e o povo passando fome e a cidade ia de mal pior. Agora que temos um prefeito que estar melhorando cidade aparece pessoas assim como você que só sabe cobrar, o Naldo tinha menos de 30 dias você e outras pessoas do seu nível já queria que fizessem tudo que os outros não fizeram durante anos e anos. Por que você e sua gangue nunca cobraram nada na era mourão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, me engana kkkkkkkkkkkkk recursos próprio kkkkkkkkkkkk

      Excluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...