Pular para o conteúdo principal

Operação de combate à corrupção em Santa Quitéria do Maranhão cumpre mandados de busca e apreensão e leva seis pessoas presas nesta quinta-feira 19/4

Dalila Pereira Gomes, ex-primeira dama daquele município, foi presa junto com outras três pessoas por suspeitas de desvio de verba pública durante gestão do ex-prefeito Sebastião Moreira.
O Ministério Público do Estado do Maranhão (MP) e a Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor) realizaram na manhã desta quinta-feira 19 uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão temporária. A ação aconteceu simultaneamente nos municípios de São Luís, Santa Quitéria. Os mandados foram expedidos pelo juiz da 1ª Vara Criminal de São Luís.
Computadores e documentos apreendidos pela Polícia. (Foto/crédito: Imirante.com) 
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados SEBASTIÃO MOREIRA (ex-prefeito), DALILA PEREIRA GOMES (ex-primeira-dama), KELLER BERNARDO AQUINO DA SILVA (ex- secretário municipal de Educação e Administração), ELIZA DOS SANTOS ARAÚJO LIMA (ex-pregoeira), OSMAR DE JESUS COSTA LEAL (ex-prefeito, popular "Manin Leal", e liderança política na região) e LUÍS HENRIQUE ALMEIDA LOPES (sócio da empresa TRANSLUMAR - Limpeza Urbana e Transporte Maranhense).
Durante a operação, DALILA PEREIRA GOMES, KELLER BERNARDO AQUINO DA SILVA, ELIZA DOS SANTOS ARAUJO LIMA, e JOÃO FRANCISCO AMORIM MOREIRA foram presos. O vereador FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA, conhecido como “Chico Motorista” foi preso em flagrante por posse de arma de fogo. O ex-prefeito OSMAR DE JESUS COSTA LEAL, popular MANIN LEAL,  foi preso por posse de arma de fogo e usurpação de documentos públicos. Ele estava de posse de processos licitatórios completos. Luís Henrique Almeida Lopes está sendo procurado.
A Promotoria de Justiça de Santa Quitéria, a 2ª Promotoria de Justiça Criminal de São Luís e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) requereram as medidas cautelares.
Segundo o promotor de justiça Luiz Eduardo Braga Lacerda, há indícios da existência de uma organização criminosa estruturada, com divisão específica e ordenada de tarefas, objetivando a prática de crimes relacionados a fraudes em processos licitatórios, desvio e apropriação de verbas públicas na gestão do ex-prefeito Sebastião Moreira (PR). Com a participação de agentes públicos e particulares do município.
O Procedimento Investigatório Criminal apurou que a Prefeitura de Santa Quitéria realizou procedimentos licitatórios para a contratação de serviços de manutenção veicular e de locação de veículos. A licitação teria sido direcionada para beneficiar a empresa Translumar- Limpeza Urbana e Transporte Maranhense. As irregularidades foram cometidas na gestão do ex-prefeito Sebastião Moreira.
Durante as investigações, foi constatado que a Translumar não exercia suas atividades no endereço indicado como sua sede, não possuía veículos com as especificações contidas no Edital que fossem cadastrados em seu nome e não possuía funcionários registrados. Foi identificado, ainda, que o município de Santa Quitéria realizou pagamento em favor da empresa no valor aproximado de R$3,25 milhões. Luiz Eduardo Braga Lacerda explicou que “o pagamento foi feito sem a prestação dos serviços e com ausência de empenho prévio, representando efetivo dano ao erário municipal”.
O promotor de justiça Marco Aurélio Cordeiro Rodrigues, membro do Gaeco, detalhou que a operação foi realizada para apreender documentos, computadores e outros objetos relacionados à possível conduta delituosa, e para identificar outros integrantes da organização criminosa. Diante das evidências da prática do crime de lavagem de dinheiro, queremos saber a destinação dos valores desviados, e entender o papel desempenhado por cada um dos agentes da organização.  
 (Do Imirante.com)

Comentários

  1. Peço misericórdia a Deus para que a justiça chegue até Buriti e coloque na cadeia aqueles que desviaram e desviam o dinheiro público e causaram e continua causando muitos danos para a cidade e a população. Muitos secretário tanto de saude, educação finanças e os laranjas passaram a mão no dinheiro público, enchendo o bolso e a cueca. Buriti pede socorro. Buriti pede socorro.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro blogueiro lhe digo com certeza se forem fazer isso com todos os ex-prefeitos e muitos atual, não será diferente! Todos fazem desvios. Agora escolher a quem punir isso é perseguição, e o governo do senhor Flavio Dino é especialista em perseguir quem não vota nele!!

    ResponderExcluir
  3. Cadeia nos ladrões do dinheiro do povo. Espero chegar aqui.

    ResponderExcluir
  4. Que essa corja toda, vá para trás das grades e paguem pelo mal que fizeram à cidade de Santa Quitéria, principalmente essa sem noção da Dalila ... Usurpadora ignorante!

    ResponderExcluir
  5. eita buriti que n tem jeito sai prefeito entra prefeito e a novela e a mesma so muda de personagem os contratados j esta completando 2 meses sem receber o seu salario isto p falavam quer iriam pagar em dias segundo relatos o gestor diz que vai pagar s o mes de abril e o outro m o gato comeu justiça nele assim n dar

    ResponderExcluir
  6. Naldo Batista prometeu em campanha que reformaria o velho Hospital do Trabalhador Buritiense. Mas logo que assumiu, mandou passar o trator sobre o que ainda restava deste hospital, sob uma propaganda onipresente neste blog e em grupos nas redes sociais, dizendo que seria feito uma área de lazer. Tanto a tal área de eventos culturais e esportivos, bem como o hospital, não tiveram sequer um tijolo colocado iniciando a construção até agotas. Depois de mais de um ano de governo, às pressas para entregar o hospital no dia em que programações artísticas, culturais e etc serão realizadas no dia do trabalhador(certamente com a presença de líderes políticos querendo se promover para a eleição que se aproxima), ele iniciou a reforma do prédio onde funcionava a Clínica, mais conhecida como matadouro, para dizer que está cumprindo com suas promessas, quando na verdade, só está ludibriando os mais ingênuos.

    ResponderExcluir
  7. BURITI SEM GEITO ENQUANTO NÃO SURGIR PESSOAS IMPARCIAIS PARA SE PROPOR SER PREFEITO,VEREADORES,QUE NÃO ESTEJAM ADRELADOS A CORRUPÇÃO,RABO PRESO COM O NALDO,ANTONIO FLORA,NENEN MOURÃO,RAFAEL,ZÉ VILAR,ZUCA E ARNALDO CARDOSO.TODOS IGUAIS NUNCA VIVERAM SE DINHEIRO DA PREFEITURA DE BURITI.TODOS LADRÕES JUNTOS ROUBANDO O NOSSO DINHEIRO.TODOS CALADOS,NÃO TEMOS OPÇÃO EM BURITI.BRIGA COMBINADAS ENTRE ESSES 'CRAPÚLAS',PARA ENGANAR I POVO DE BURITI,LAMENTAVELMENTE,ACORDEM BURITIENSES.

    ResponderExcluir
  8. ~VERDADE ANÔNIMO, TODOS SÃO FARINHA DO MESMO SACO.NÃO TEMOS OPOSIÇÃO REALMENTE EM BURITI TODOS ESSSES QUE VOCE CITOU ESTÃO JUNTOS ROUBANDO O DINHEIRO DA PREFEITURA.COM AS FAMILIAS EMPREGADAS,EMPRESAS FANTASMA PARA FORNECER NOTAS PARA PREFEITURA PARA ROUBAR NOSSO DINHEIRO E QUE O POVO HUMILDE DE BURITI SE LASQUE.VAMOS CRIAR VERGONHGA E NÃO VOTAR NESSES LADRÕES.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...