Pular para o conteúdo principal

ALTA PRODUTIVIDADE DA COMARCA REFLETE EFICIÊNCIA E EMPENHO DO JUIZ DE BURITI


Em pouco mais de dois anos de atuação na cidade, o juiz José Lima já realizou mais de 11 mil movimentações processuais.
 
2º da dir. p/ esq.: Juiz José Lima na cerimônia de posse para Comarca de Buriti/MA.
 Os relatórios de produtividade emitidos pelos sistemas processuais do TJMA, revelam um excelente desempenho do juiz José Pereira Lima Filho, que atua como titular de Direito da Comarca de Buriti desde o dia 2 de junho de 2016. Foram grandes avanços na quantidade, qualidade e rapidez de despachos, decisões e sentenças proferidas. De 1º de junho de 2016 até a segunda-feira 20/8, pouco mais de dois anos de titularidade na unidade judicial local, o magistrado prolatou 2.036 decisões, 6.807 despachos, 2.589 sentenças (julgamentos), o que totaliza 11.432 movimentações processuais neste período todo.  Também foram realizadas 2.092 audiências, entre conciliação, instrução e julgamento, interdição e preliminar, além de 20 júris populares. 

Os dados demonstram um excelente desempenho do magistrado. Refletem a seriedade, a eficiência, o zelo e o compromisso do juiz em oferecer uma prestação jurisdicional célere à sociedade. Deve-se reconhecer ainda o empenho dos servidores da comarca que são os responsáveis pelo atendimento e o cumprimento dos atos processuais.
 Quando analisados os números de cinco anos atrás se ver com clareza o real avanço e alcance do Poder Judiciário na vida dos buritienses. Em 2012, por exemplo, a comarca acumulava aproximadamente 4.000 processos, isso com uma distribuição considerada baixa. Atualmente, há 2.190 processos ativos, tendo uma média de distribuição de 1.300 processos por ano; sendo que, até o momento, apenas em 2018, cerca de 900 já foram distribuídos. Isso demonstra que o magistrado tem prestado relevantes serviços aos buritienses, ofertando uma justiça cada vez mais rápida e eficiente ao cidadão.
O conteúdo das decisões e sentenças proferidas também revelam que a celeridade do magistrado está cabalmente alinhada com o pleno direito de todos, e o cumprimento e respeito estrito aos prazos legais. Os julgamentos, aliás, são de todas as esferas - cível, criminal, juizado especial civil -, pois a Comarca é de Vara Única.
DECISÕES DE GRANDE REPERCUSSÃO
    Tão logo assumiu a titularidade da Comarca, o Juiz José Lima, que antes de vir para Buriti atuou na Comarca de Loreto, já expediu ordens de prisão preventiva a vários acusados de efetuarem crimes, além de mandados de busca e apreensão que foram fundamentais para o desbaratamento de uma rede de crimes envolvendo roubos, furtos e mortes que até então assombravam os moradores. Foram muitas operações de combate ao crime efetuadas desde então.
Em 16 de junho de 2016, pouco antes de chegar à unidade jurisdicional, o juiz expediu vários mandados de prisão e de busca e apreensão que ajudou a desbaratar uma associação criminosa que agia em assaltos e furtos ocorridos até então na cidade e vizinhas. (CLIQUE E REVEJA). Dois dias depois, em 18 de junho de 2016, o Juiz de Buriti decretou prisão do ex-delegado de polícia civil Sérgio Rego que atuou na cidade entre 2013-2015 (CLIQUE E REVEJA). E em 24 de junho de 2016, o juiz decretou a prisão do um ex-prefeito de Buriti. (CLIQUE E REVEJA)
De lá para cá, inúmeros ações da Polícia Civil e do Ministério Público tiveram bastante êxito a partir de mandados expedidos pelo magistrado, o que fez baixar a criminalidade e violência em Buriti. Graças a esta atuação, o juiz tem recebido inúmeras manifestações de apoio da população, razão pela qual ele registra profunda gratidão e ratifica seu compromisso de continuar atuando como determina a lei e os autos dos processos.
Sede da Comarca de Vara Única de Buriti.

Comentários

  1. O excelentíssimo juiz, está de parabéns pelo excelente serviços prestados à população buritiense. As suas sentenças, estão condenando e levando para a cadeia criminosos perigosos, que até então, andavam pela cidade, livres leves e soltos, como se nada lhes atingissem. temos como exemplos, os casos do servidor público que estuprou uma criança e o do ex-prefeito Neném Mourão, que formou uma quadrilha e saqueou os cofres da prefeitura, causando sérios prejuízos a esta população.
    Vida longa ao magistrado!!

    ResponderExcluir
  2. Que O Senhor o ilumine de todo mal e que ele aja sempre com sabedoria.

    ResponderExcluir
  3. Alguém sabe dizer quando vai ser a reforma da Câmara Municipal?.todos os presidentes deicharam suas marcas.

    ResponderExcluir
  4. Kkk kkk kkk kkk kkk kkk kkk kkk kkk kkk kkk.Verdade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE - OPERAÇÃO POLICIAL MIRA DESARTICULAÇÃO DE GRUPOS CRIMINOSOS EM BURITI-MA

  M andados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade contra envolvidos em tráfico e homicídios.  Operação da Polícia Civil foi realizada em Buriti — Foto: Divulgação/Polícia Civil     Uma grande operação policial foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5) em Buriti-MA, na região Leste do Maranhão. Sob o comando da Polícia Civil, a ação cumpre 24 mandados de prisão e de busca e apreensão, visando desarticular grupos suspeitos de tráfico de drogas, homicídios e outros crimes violentos que têm causado preocupação aos cerca de 30 mil moradores da cidade.     A operação se concentra em diversos pontos do município, com foco no povoado Poço Verde, onde foram apreendidos mais de R$ 50 mil e armas de fogo. Até o momento, duas prisões foram confirmadas.     A mobilização policial faz parte de um esforço coordenado para combater organizações criminosas que ameaçam a segurança pública local.      O impacto das ações...

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

VICE-PREFEITO DE BURITI-MA E ESPOSA SOFREM ACIDENTE NA MA-034

   Na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, por volta das 14h30, o vice-prefeito de Buriti-MA, Jenilson Gouveia, e sua esposa, Shirlyane Gouveia, se envolveram em um acidente na rodovia MA-034. O veículo em que estavam saiu do asfalto e colidiu violentamente com um poste, derrubando-o. Os airbags do carro foram acionados, evitando ferimentos mais graves. Shirlyane sendo socorrida por populares.    Em conversa com o editor-chefe do Correio Buritiense, Shirlyane Gouveia confirmou o ocorrido e revelou que estava dirigindo o veículo no momento do acidente. Ela explicou que tentou desviar de um buraco na pista, mas perdeu o controle do carro, o que resultou na colisão. Shirlyane chegou a desmaiar devido ao impacto.    O casal foi socorrido e encaminhado para atendimento médico em Chapadinha. Após avaliação, ambos foram liberados e já se encontram em repouso em sua residência, sem ferimentos graves.    A situação reacende o alerta sobre as condições ...