Pular para o conteúdo principal

COLUNA UM OLHAR LITERÁRIO DE BURITI: Igor Aguiar, o Mais Jovem Escritor de Buriti

       O blog iniciou no dia 17 de março deste ano, esta série especial, onde são publicados textos sobre a vida de poetas, escritores, críticas de livros referentes à Buriti de Inácia Vaz, através do escritor e poeta Francisco Carlos Machado, autor de sete livros já publicados.
       Na COLUNA UM OLHAR LITERÁRIO de hoje, domingo 9/6, você vai conhecer é um dos mais jovens, talentosos e profícuos poetas de Buriti. Veja abaixo.

IGOR AGUIAR, O MAIS JOVEM ESCRITOR DE BURITI

*Por Francisco Carlos Machado

Francisco Igor dos Santos Aguiar nasceu em Buriti em 28 de outubro de 1994.  Dentre os jovens poetas e escritores da região Morros Garapenses é um dos mais talentosos e profícuos.   Sua vocação para as letras se revelou cedo, motivado e revelado, principalmente, dentro do ambiente escolar, no qual desde criança sempre gostou de frequentar. Ele “chegava a chorar quando menino nos dias que era impedido de ir pra escola”, nos revelou seus pais, a professora Maria da Conceição Aguiar e o agricultor familiar Arinaldo Pereira.
Logo a aprender a ler e pela vocação nata para as letras e literatura, Igor Aguiar foi mergulhando e se encantando com o mundo dos livros, passando horas trancado lendo e estudando, surgindo assim seus primeiros versos. Neste tempo, Buriti como cidade pequena que não possuía jornal; os escritores locais viviam em anonimato e não possuíam agremiação social literária, nem tão pouca a revolução democrática da internet e redes sociais haviam chegado ao local, os escritos de Igor ficavam só para ele.  Até quer, aos 12 anos, em 2006, na escola Carmem Costa, motivado pela professora Maria do Carmo, a popular Biá, conhecedora da sua inclinação para a escrita, ele é estimulado escrever uma peça teatral, chamada “A Riqueza e Ambição”, no qual ele além de autor e diretor, também encenou. Foi assim nesta e em outras peças escritas por ele, todas apresentadas na escola.  
Quando a AMIB organizou o Festival de Poesia de Buriti, Igor começou participar, sendo classificado e ganhando prêmios, ora pela boa qualidade do poema, ora pelas bonitas performances que interpretava seus textos. Em 2012 ele foi classificado na 2º edição do Festival; sendo premiado no Festival de 2014 com o poema “Manifesto”, uma crítica social contra o espírito de não participação social tanto do povo como da juventude para alcançar mudanças precisas; em 2016, com o poema “Curto, Comento e Compartilho”, ele ganhou o 1 º lugar na categoria juvenil no Festival de Poesia de Buriti, fato que sucedeu em 2018, com outro belo poema “Ei, garota! ”, no qual ficou em 2º Lugar no V FEBUP. Tendo assim viabilidade na cidade de Buriti como um talentoso autor de peças teatrais escolares e poeta premiado do maior festival da cidade – que vivendo novos tempos através de ONGs e das escolas estimulando com mais dinamismo seus talentos literários - Igor Aguiar, em 2017, através do site Clube de Autores, publica, aos 22 anos, o romance “Libertação”, cujo cenário ambientado em Buriti, envolve três amigos do 2º ano do ensino médio, discutindo temas como amizade, amor, cleptomania, homofobia e outros dilemas que envolvem os jovens. Com a obra publicada nacionalmente ele se tornou nosso primeiro romancista que produziu um livro deste gênero vivendo ainda em Buriti.
Em 2018 após a conclusão de sua graduação em Administração pela UEMA, campus Coelho Neto, ele passou para jornalismo na UFMA, campus de Imperatriz, onde atualmente reside, continuando produzindo e tendo diversos projetos e sonhos pessoais e literários em construção.

Alegria que vem com as gotas

Estalos de chuva no teto da casa
Sinto leve alegria
O cheiro do chão molhado
Desperta em mim bela sintonia

Aconchego-me nos cobertores
criarei  sonhos impossíveis.
Mergulharei nesse momento
em mundos criados por pensamentos.

Aqui dentro tudo está bem
Sinto-me protegido
Não quero sair pra fora
Viva aqui uma realidade eufórica.

Essas gotas d’água são ricas
Trazem vida a minha terra
A grama antes seca e degradada
Agora está verde e iluminada

Essa chuva dança num bom ritmo
Cria novos horizontes
Sim, tudo está renovado
Para mim e para todo o povo

SOBRE O AUTOR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...