Pular para o conteúdo principal

LITERATURA E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: Buriti (MA) sedia nesta sexta-feira e sábado o 2º Encontro Literário da APA dos Morros Garapenses


O município de Buriti vai sediar nesta sexta-feira 20 e no sábado 21 o II Encontro Literário da APA dos Morros Garapenses, um evento que reúne intelectuais e escritores maranhenses, poetas e artistas da região, estudantes e professores que participam em palestras, mesas de diálogos e/ou saraus que abordam questões da literatura e de preservação ambiental da região.
Área de Proteção Ambiental - APA dos Morros Garapenses é uma Unidade de Conservação de uso sustentável criada pelo Estado do Maranhão através do Decreto Nº 25.087 de 31 de dezembro de 2008 envolvendo os municípios de Buriti, Duque Bacelar, Coelho Neto e Afonso Cunha. Dentre os vários objetivos para a criação dessa Unidade destacamos: o uso sustentável dos recursos naturais das cidades da APA; preservação e conservação dos ecossistemas, do cerrado e sítios paleobotânicos.
Concernente à sustentabilidade, todos os aspectos do desenvolvimento humano, bem como das demais espécies de seres vivos, são importantes numa APA. Sendo que as expressões culturais e artísticas das comunidades que formam a APA (nas artes cênicas e visuais, danças, canto, música, poesia e prosa) devem receber atenção e estímulos devidos, pois até mesmo o Decreto criador da APA no artigo 3º diz que “caberá ao Estado, na representação da SEMA-MA, em conjunto com os seus parceiros, devem propor ou proceder a estudos de interesse científico, social e cultural, com o objetivo de salvaguardar o patrimônio natural, ecológico e cultural da Área de Proteção Ambiental dos Morros Garapenses”.
Por isso o esforço do CONAMG, AMIB e demais parceiros a realização deste 2º Encontro Literário da APA dos Morros Garapenses é oportuno, pois os bacelarenses, coelhonetenses, afonsocunhenses, e, principalmente os buritienses, amam e devem ser estimulados a amarem cada vez mais poesia, livros e cuidarem de seus patrimônios culturais e naturais. O 1º Encontro Literário da APA ocorreu em 2011 na cidade de Coelho Neto.

PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira 21 de Junho
MANHÃ

8h – Credenciamento e Abertura. Local: CAP (Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico) Rua Coronel Lago Junior, Centro.

9h – Palestra: Ações e Práticas de estímulo a leitura e a criação literária nas   cidades da APA dos Morros GarapensesPalestrantes: Francisco Carlos Machado (Escritor, poeta, Secretário Executivo do CONAMG); Elizabeth Faria (Assistente Social e ativista sócio cultural da AMIB); Janaína de S. Comes (Professora da Escola Maria Regueira, licenciada em Letras pela FACAM/UNITINS).
10h – Mesa de Diálogo: Escritores Regionais e suas Obras: Participantes: Escritores Regina Faria/ Joaquim Aguiar /Raimundo Marques/José Machado

TARDE

14h – Mesa de Diálogo: Academias de Letras e Movimentos Culturais Literários no Maranhão atualmente: Como são organizados, estimulados e sua importância. Palestrante:  Jucey Santos de Santana (Escritora, Presidente da Academia Itapecuruense de Letras, Secretária da FALMA); Hagamenon de Jesus (poeta, servidor público.  Local: Centro de Apoio Pedagógico, AV. Coronel Lago Junior, Centro.

15h - Palestra: História do Maranhão: A Balaiada (Palestrante: Regina Faria – Professora UFMA, Doutora em História, autora de livros e diversos artigos científicos). Local: Centro de Apoio Pedagógico, AV. Coronel Lago Junior, Centro.

16h - Palestra: Processo Criativo em Literatura. Palestrante: Bioque Mesito (poeta, com formação em Geografia). Local: Centro de Apoio Pedagógico, AV. Coronel Lago Junior, Centro.

15h – Palestra: Formas Poéticas Contemporâneas no Brasil: Caminhos para compreensão desse gênero a partir de suas escolhas formaisPalestrante: Antônio Ailton (Poeta, professor, doutor em Teoria da Literatura). Local: Auditório do Cine Teatro Municipal. Rua Felinto Faria, Centro.
15h – Por que Aprender Gostar de ler? E qual sua importância?!Palestrante: Carvalho Junior (professor especialista em língua portuguesa, poeta). Local: Auditório da Escola Carmem.  Costa. AV. Candoca Machado.
14h – Palestra: Ações e a luta pela Preservação do Cerrado no Leste do Maranhão e Práticas Agroecológica em Sítios Ecológicos e pequenos locais: Palestrantes: Maylon Reis (Escritor, Ativista do Fórum Carajás); Moisés Matias (Jornalista, escritor, empreender ambiental). Local: Auditório da AMIB. AV. Coronel Lago Junior.

NOITE
19h30 -    Sarau Poético-Musical.  
Participação: Matheus Cardoso/ Bandas e músicos de Teresina, Buriti e Duque Bacelar.
Declamação de Poemas dos poetas presentes.
Lançamento dos Livros de poemas: “O Homem Tejubina”, de Carvalho Júnior e “Cerzir”, de Antônio Aílton. Local: Local: CAP- Centro de Apoio Pedagógico, AV. Coronel Lago Junior, Centro.

Sábado 22 de Junho
MANHÃ
8h – Atividades e reunião interna com  os escritores e poetas  da região da APA dos Morros Garapenses sobre a criação da Academia de  Letras de Buriti e Movimento Literário na APA com os  escritores convidados das demais regiões. Local: Fazenda Santa Cruz e povoado Barro Branco.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...