Pular para o conteúdo principal

COLUNA UM OLHAR LITERÁRIO DE BURITI: Aos Amantes das Letras e o Amor pelo Literário


 *Por Ana Baldêz

AOS AMANTES DAS LETRAS E O AMOR PELO LITERÁRIO


Não há comunicação mais fascinante do que expressar-se através das Letras. Desde os primórdios, com seus vestíveis primitivos e com aprimoramento gradativo, pombo-correio, cartas, telegramas e as mais evoluídas hashtags, escrever é surreal. 
Com as letras, é possível viajar em linhas e entrelinhas de todas as sensações e sentimentos, pensamentos e percepções.
A saudade e o amor, por exemplo, são os mais cogitados. Escrever sobre ambos é produzir com a alma, interpretar com o coração e compreender, com a razão, o quase incompreensível. Nesse particular, há casos em que não há letras e palavras suficientes.
Ah, as letras! De boas redações, das canções, dos versos e recordações.  
Na forma brasileira, como falam por aí, usar as letras é “caetanear, buarquear, machadear e cora coralinizar. Na forma maranhense é, então, “aluiziar-se, gullariar-se, entre terras, palmeiras e sabiás, “gonçalvear” em seu exílio...
Mas, é quase impossível falar das Letras, sem falar em Arari, berço da literatura local, através de canções, descrição de paisagens, cultura e tradições tantas. Aqui há sempre algo a ser escrito. Do rio Mearim, por exemplo, as mais variadas inspirações. A cidade é lugar de grandes recordações e das atuais escritas e interpretações da realidade.
Por aqui, “peronizar, clodomir-se-á” e viajar com tantos nomes e renomes que compõem o que se poderia chamar de gênero literário arariense, “josé marisiando, hilton mendonciando, adenilzeando, marise batalheando, edna bezerreando, cleilson fernandeando e tanto outros nomes, com os quais é possível “gerundiar”, pois os mesmos têm amor pelas Letras e, literalmente, a arte de “literar”.
SOBRE A AUTORA
ANA Dorisllanny de J. BALDÊZ, 30 anos, é natural de Buriti-MA. Professora formada no Magistério e graduada em Letras Português/Inglês. Filha de Professora que era amante da Língua Portuguesa, tornou-se amante das letras, tendo por paixão o gênero cordelista e poemas em versos livres.
Residente em Arari há alguns anos, é apaixonada pelo lado cultural e literário da cidade. Já realizou o Mini Festival de Poemas e Poesias, na Escola José Francisco, no Peri-mirim, onde incentivou alguns alunos a mostrarem os talentos, através do ato de ler, escrever e interpretar.
Na oportunidade do referido festival literário, foram homenageados escritores ararienses que fazem parte da ALAC: os confrades Adenildo Bezerra e Cleilson Fernandes.
Atualmente, a professora Ana Baldez ministra aulas partículas, cuja motivação e incentivo é que as crianças até 10 anos de idade saibam ler, escrever, compreender e interpretar, de forma consciente e encantadora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...