Pular para o conteúdo principal

Justiça Eleitoral de Buriti (MA) determina que Facebook retire do ar o perfil “@anonymousburiti” por ataques ao candidato Arnaldo Cardoso (PL) e dá prazo de 10 dias para apresentação de autoria da página

Juiz deu 2 (dois) dias para página ser removida e 10 dias para fornecimento das informações como número de IP da conexão do cadastro inicial e de uso Instagram, e-mail, telefone, nome e sobrenome, data de nascimento e outros dados que ajudem na identificação do titular da página.


 A Justiça Eleitoral de Buriti (MA), por meio da 25ª Zona Eleitoral, determinou, na última terça-feira 13/10, que o Facebook retire do ar o perfil “@anonymousburiti” que está no Instagram. A decisão foi dada pelo juiz eleitoral Galtieri Mendes de Arruda, titular da Comarca da cidade. A representação da COLIGAÇÃO JUNTOS POR UM BURITI MELHOR, que tem Arnaldo Cardoso (PL) e de Jenilson Gouveia (Patriotas), respectivamente, como candidatos a prefeito e vice, alegou que o perfil falso estaria realizando propaganda eleitoral negativa na internet com ataques a pessoas ligadas à chapa.

De acordo com a Representação, o perfil falso “@anonymousburiti” utiliza-se da rede social Instagram para publicar reiteradas postagens de cunho eleitoral cujo único objetivo seria depreciar a honra e a imagem do candidato à prefeitura de Buriti, senhor Arnaldo Cardoso. Para os advogados da Coligação, “o dono da página fake faz questão de enfatizar que seu perfil trata de política e eleição em Buriti e viria publicando reiteradas postagens ofensivas, de teor inverídicos e depreciativos” e que Arnaldo “se tornou alvo de violenta ação imoral que disseminaria conteúdos ofensivos de forma anônima, que poderá afetar o equilíbrio do pleito e comprometer a lisura do processo eleitoral.”

O perfil fake possui 514 seguidores e segue outros 1000 perfis do Instagram, o que para coligação, “demonstraria o seu potencial de alcance e capacidade de influência em um município de pequeno porte.”  Daí, os advogados entraram com um pedido de liminar para remoção imediata das postagens   do perfil anônimo e pela quebra de sigilo de dados para identificação do autor.

Juiz eleitoral de Buriti entendeu que se trata de propaganda irregular, uma vez que as “as frases construídas pelo perfil combatido, claramente, indicam predisposição político-partidária, uma vez que confeccionado em contexto envolvendo candidata ao cargo de Prefeito do Município de Buriti - MA, durante a campanha eleitoral. É possível perceber, por ora, supostos elementos de que o perfil combatido seja falso, já que identificado apenas pelo codinome @anonymousburiti, com uso de imagens extraídas da internet, contendo apenas postagens de cunho políticoeleitoral.”

“Esses indícios, aliados a outros aspectos circunstanciais do caso concreto, podem levar a crê, nesse momento, que se trata de perfil falso, mas que precisa ser melhor averiguado. Como se percebe, o primeiro requisito para a concessão de tutela de urgência pretendida se encontra presente, qual seja, a probabilidade do direito alegado pela parte representante, dada a fundamentação acima elencada.”, completa o juiz Galtieri de Arruda.

Na decisão, que o CORREIO BURITIENSE teve acesso,  por perigo de dano das postagens ofensivas permanecerem no ar e Arnaldo Cardoso sofrer influência negativa e ilícita no âmbito de sua candidatura, o juiz deferiu e intimou o representante do FACEBOOK SERVIÇOS ON-LINE DO BRASIL LTDA (empresa administradora do Instagram no Brasil) para que, no prazo de 2 (dois) dias, promova a remoção do conteúdo contido nas seguintes URLs:

1. https://www.instagram.com/p/CEu5_-ahjmq/

2. https://www.instagram.com/p/CDzXavZhi6h/

3. https://www.instagram.com/p/CExtjZcB3ma/

4. https://www.instagram.com/p/CEqDMqLlUko/

Além disso, o juiz concedeu um prazo de 10 dias para que o Facebook forneça à Justiça Eleitoral informações referentes ao usuário do perfil ““@anonymousburiti”, tais como dados cadastrais do usuário do perfil (e-mail, telefone, nome e sobrenome, data de nascimento e outros dados que ajudem na identificação do titular da página);  IP (internet protocol), Portas de Início e Final do usuário do perfil que acessou nos dias 12/08/2020; 02/09/2020 e 04/09/2020; com o relatório de login e logout em horas, minutos e segundos; e mensagens instantâneas trocadas pelo perfil no período de 10/08/2020 até 04/09/2020.

CONFIRA A DECISÃO:





Comentários

  1. ESSE BABACA DONO DO PERFIL DEVERIA IR PRESO SÓ ASSIM PARA APRENDER A SER HOMEM

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE - OPERAÇÃO POLICIAL MIRA DESARTICULAÇÃO DE GRUPOS CRIMINOSOS EM BURITI-MA

  M andados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade contra envolvidos em tráfico e homicídios.  Operação da Polícia Civil foi realizada em Buriti — Foto: Divulgação/Polícia Civil     Uma grande operação policial foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5) em Buriti-MA, na região Leste do Maranhão. Sob o comando da Polícia Civil, a ação cumpre 24 mandados de prisão e de busca e apreensão, visando desarticular grupos suspeitos de tráfico de drogas, homicídios e outros crimes violentos que têm causado preocupação aos cerca de 30 mil moradores da cidade.     A operação se concentra em diversos pontos do município, com foco no povoado Poço Verde, onde foram apreendidos mais de R$ 50 mil e armas de fogo. Até o momento, duas prisões foram confirmadas.     A mobilização policial faz parte de um esforço coordenado para combater organizações criminosas que ameaçam a segurança pública local.      O impacto das ações...

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

VICE-PREFEITO DE BURITI-MA E ESPOSA SOFREM ACIDENTE NA MA-034

   Na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, por volta das 14h30, o vice-prefeito de Buriti-MA, Jenilson Gouveia, e sua esposa, Shirlyane Gouveia, se envolveram em um acidente na rodovia MA-034. O veículo em que estavam saiu do asfalto e colidiu violentamente com um poste, derrubando-o. Os airbags do carro foram acionados, evitando ferimentos mais graves. Shirlyane sendo socorrida por populares.    Em conversa com o editor-chefe do Correio Buritiense, Shirlyane Gouveia confirmou o ocorrido e revelou que estava dirigindo o veículo no momento do acidente. Ela explicou que tentou desviar de um buraco na pista, mas perdeu o controle do carro, o que resultou na colisão. Shirlyane chegou a desmaiar devido ao impacto.    O casal foi socorrido e encaminhado para atendimento médico em Chapadinha. Após avaliação, ambos foram liberados e já se encontram em repouso em sua residência, sem ferimentos graves.    A situação reacende o alerta sobre as condições ...