Pular para o conteúdo principal

JUSTIÇA FEDERAL CONDENA EX-PREFEITO DE BURITI RAFAEL MESQUITA POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA


Ex-prefeito Rafael Mesquita -  Foto: Arquivo do Blog.

O Ministério Público Federal (MPF) conseguiu na Justiça Federal a condenação do ex-prefeito do município de Buriti (MA) Rafael Mesquita Brasil por improbidade administrativa constatada em divergências entre as vistorias realizadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o município, após convênio firmado para a construção de seis espaços educativos com duas salas e um espaço educativo com doze salas. O Convênio PAR nº 5930/2014 estava estimado no valor de R$ 1.098.719,91.

O MPF destaca que houve contratação de empresa para execução de obra por parte do ex-prefeito de Buriti, por meio de licitação, na modalidade pregão. No entanto, não ficou configurada a regularidade do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC). Além disso, Rafael Mesquita Brasil incorreu na realização de atos que atentam contra os princípios da Administração Pública, ao inserir informações que não condiziam com a realidade dos fatos no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).

A inserção de dados no Simec não condizentes com a realidade configura ato grave, pois impede a fiscalização e controle por parte do ente público, escondendo a realidade da execução da obra, além de ferir a moralidade administrativa e o patrimônio público. E, de acordo com o art. 11º, inciso VI, da Lei de Improbidade Administrativa, “deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo” configura ato de improbidade.

Assim, a Justiça Federal determinou que o ex-prefeito realize o ressarcimento ao erário relativo aos valores de sua responsabilidade, no valor a ser apurado em liquidação da sentença; que tenha os direitos políticos suspensos pelo prazo de cinco anos e seja proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo mesmo prazo.

O número do processo para consulta na Justiça Federal é 0013914-31.2017.4.01.3700.

Da Secom / MPF

 

Comentários

  1. TEM QUE BOTAR ESSE SAFADO É NA CADEIA E FAZER ELE DEVOLVER TUDO O QUE ROUBOU DE NOSSA CIDADE. ESSE INCOMPETENTE.

    ResponderExcluir
  2. Esse vai ser o caminho de todos esses ladrões que meteram a mão no dinheiro do povo.

    ResponderExcluir
  3. Eita que o povo tão metendo fogo mais gostariam de ter pegado nesse dinheiro também oh povo futriqueiro desse nosso buriti

    ResponderExcluir
  4. O certo era cadeia pra esse ladrão,pra ele e pra todos que roubam o dinheiro do povo,os ladrões na maior mordomia e povo na maior miséria.

    ResponderExcluir
  5. O próximo é o Arnaldo, e junto com ele vai a Cristina, a Luziene, o Acassio com o irmão e o pai, o Zé Maria marido da Toiona, o Andrês e a Francivania. Marfia medonha.

    ResponderExcluir
  6. A federal tá chegando em buriti.ma.

    ResponderExcluir
  7. Pessoal vcs tão esquecendo do Naldo Batista, tá rico, come que só um demônio, ou será que ela ganhou tanto dinheiro na Mega-Sena?

    ResponderExcluir
  8. Esses ladrões que roubaram e contínuam roubando o dinheiro da Prefeitura que botou lá foi o POVINHO, nada de reclamações os culpados são vocês POVINHO!

    ResponderExcluir
  9. Esse Rafael que parece mais um porco de tão gordo que é, foi colocado no Buriti pelos Mourão que hoje só têm 500 votos, foi assim com Naldo e vai ser com Arnaldo, nunca mais se elegem a nada.

    ResponderExcluir
  10. Cade o policia federal o MPE que nao ver o naldo ele ta rico construindo casas luxuosas e propriedades e nao herdou, a nao ser o dinheiro publico. Vamos justica acabar com isso.

    ResponderExcluir
  11. Ele roubou muito, esse Rafael chegou no Buriti morto de pobre, não tinha nem uma bicicleta para montar. Saiu rico, proprietário de apartamento de luxo em São Luis, comprou casa em BH, e outros mais. Para o povo buritiense, miséria, abandono, descaso.

    ResponderExcluir
  12. E o secretário de educação na sua gestão? Pois o dinheiros é destinado à Educação. É um absurdo tudo isso com o povo de buriti. Uma falta de compromisso com as crianças e jovens buritiense.

    ResponderExcluir
  13. Me sentindo humilhado, roubado, porque esse indivíduo que não merece ser chamado de cidadão deixou meu buriti mais miserável, o povo de buriti não aguenta mais, pedimos socorro, pedimos misericórdia, por tanta maldade. Estamos revoltados.

    ResponderExcluir
  14. Naldo Batista enricou as custas da miséria de um povo, e ainda tá se achando no direito de tomar as terras do povo da Lagoa grande. Te cuida cara de sapo

    ResponderExcluir
  15. Justiça tarda mais não falha, está é uma das certezas q esses políticos corruptos vão passar

    ResponderExcluir
  16. "E agora, josé?
    A festa acabou,
    A luz apagou,
    O povo sumiu,
    A noite esfriou,
    E agora, josé?
    E agora, você?" AGORA A CASA CAIU, AGORA CHEGOU TUA HORA, RAFAEL E O EX SECRETARIO DE EDUCAÇÃO QUE TANTO CONTRIBUIRAM PARA UM BURITI MISERÁVEL.

    ResponderExcluir
  17. O povo de Buriti não merecem respeito sobre questionamentos que os prefeitos são ladrões,porque quem é culpado e povo que elegeu aguente as consequências!

    ResponderExcluir
  18. Pq q a Gabriela não toma vergonha na cara e pede demicao tb,àquela incompetênte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuo falando, todos os professores da cidade de Buriti está dizendo q essa secretaria de educação vai acabar mais ainda nossa educação, prova disso q ela quando dava aula nunca entregou um diário escolar, nunca entregou um plano de aula, kkkkkkkkk

      Excluir
  19. É porque vergonha não é catarro que todo mundo tem.

    ResponderExcluir
  20. Será que foi só o Ex Secretario de Educação que não roubou? O homem tá colecionando imóveis. Fiquem de olho MPF.

    ResponderExcluir
  21. Porquê essa inveja da atual secretaria de educação? Ela só está no cargo 5 meses. Incompetência foi as gestões anteriores.

    ResponderExcluir
  22. Esse povo que fala da atual secretaria de educação tá com dor de cotovelo. Talvez? Será? Espera sentada que a Gabriela vai cumprir com suas obrigações e a confiança do atual prefeito. Um beijinho no ombro.

    ResponderExcluir
  23. Casa em São Luis, casas em Buriti, casa em Chapadinha? Isso É uma charada! Alguém sabe de quem é?

    ResponderExcluir
  24. Rafael tú nunca mais será nada na politica de Buriti.

    ResponderExcluir
  25. Só nu Buriti que um entregador de merenda que si intitula professor anda de hi lux tem uma casa em Buriti que parease casa de barão. Agora todo mundo sabi qui ele comprou uma casa em chapadinha isso porque foi secretário de Rafael, será?

    ResponderExcluir
  26. Ei oreia seca e tu deve tá morrendo por dentro com teu veneno...de cascavel / e é capaz de ser mordido(a) e ainda a pobre da cobra morrer primeiro...Ui .Primeiro= esse mundo dá voltas e o que deseja para o que tá do teu lado pode voltar pro teu espinhaço ferole.Então;..

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde amigos
    Vamos torcer para melhorar as coisas e não torcer pelo pior

    ResponderExcluir
  28. Vamos que vamos pelo um Buriti melhor

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE - OPERAÇÃO POLICIAL MIRA DESARTICULAÇÃO DE GRUPOS CRIMINOSOS EM BURITI-MA

  M andados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade contra envolvidos em tráfico e homicídios.  Operação da Polícia Civil foi realizada em Buriti — Foto: Divulgação/Polícia Civil     Uma grande operação policial foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5) em Buriti-MA, na região Leste do Maranhão. Sob o comando da Polícia Civil, a ação cumpre 24 mandados de prisão e de busca e apreensão, visando desarticular grupos suspeitos de tráfico de drogas, homicídios e outros crimes violentos que têm causado preocupação aos cerca de 30 mil moradores da cidade.     A operação se concentra em diversos pontos do município, com foco no povoado Poço Verde, onde foram apreendidos mais de R$ 50 mil e armas de fogo. Até o momento, duas prisões foram confirmadas.     A mobilização policial faz parte de um esforço coordenado para combater organizações criminosas que ameaçam a segurança pública local.      O impacto das ações...

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

VICE-PREFEITO DE BURITI-MA E ESPOSA SOFREM ACIDENTE NA MA-034

   Na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, por volta das 14h30, o vice-prefeito de Buriti-MA, Jenilson Gouveia, e sua esposa, Shirlyane Gouveia, se envolveram em um acidente na rodovia MA-034. O veículo em que estavam saiu do asfalto e colidiu violentamente com um poste, derrubando-o. Os airbags do carro foram acionados, evitando ferimentos mais graves. Shirlyane sendo socorrida por populares.    Em conversa com o editor-chefe do Correio Buritiense, Shirlyane Gouveia confirmou o ocorrido e revelou que estava dirigindo o veículo no momento do acidente. Ela explicou que tentou desviar de um buraco na pista, mas perdeu o controle do carro, o que resultou na colisão. Shirlyane chegou a desmaiar devido ao impacto.    O casal foi socorrido e encaminhado para atendimento médico em Chapadinha. Após avaliação, ambos foram liberados e já se encontram em repouso em sua residência, sem ferimentos graves.    A situação reacende o alerta sobre as condições ...