Pular para o conteúdo principal

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS - DEUSANIRO, UM ESCOL BURITIENSE

JOSÉ DEUSANIRO DE FARIA FREITAS, um ser humano especial que eu não temo afirmar, em todos os sentidos. Com muito ORGULHO, permito-me dizer que sou seu amigo e ele é meu amigo desde a minha sempre celebrada infância na minha Buriti querida, quando o conheci um empregado respeitado da Loja Faria, de propriedade de um outro grande e respeitável amigo, o senhor Osvaldo Faria. O meu primeiro elo com o DEUSANIRO ocorreu por meio do magnetismo do Futebol, o de Campo, este esporte que apaixona os amantes deste ramo do esporte que se sobrepõe a todos os outros.

Ele foi no meu entendimento, um CRAQUE do Esquadrão buritiense naquela época em que eu era um figurante do Esquadrão do Grupo Escolar Antonio Faria, um Lateral Direito que fazia gol e que por mim só passavam os adversários, a bola ficava comigo, sem que eu cometesse falta, no tempo dos BÉQUES e dos RIFIRÍS. Eu era Fã do Deusaniro, do CORRÉ e do ZÉ FARIA, outros dois CRAQUES do time buritiense.

Cresci assistindo e vendo o Destaque dos três, no Velho e Saudoso CAMPO de futebol de poeira da nossa Terra, também conhecido como Zona do Baixo Meretrício ou da Putada, relegada ao conceito ZERO pela Sociedade de então, felizmente um conceito discriminatório hoje Enterrado em cova Funda.

O DEUSANIRO, meu herói do Futebol, no entanto estava somente sendo gestado para ser mais do que um ídolo interiorano nessa arte. Assumiu o comando do Futebol de Campo ou de poeira, como jogador, como treinador e dirigente e formador de uma geração de outros profissionais de esportes em geral, mesmo não sendo nem ele e nem os seus dirigidos, remunerados, jogavam por puro prazer e AMOR ao Esporte e a nossa cidade. E por AMOR ao trabalho, à Terra Berço e à dignidade. Além do Diploma de Contador e outros diplomas adquiridos no seu longo CAMINHAR, cresceu profissionalmente conquistando nesta área e no mundo dos esportes vários troféus. Profissionalmente, por onde laborou com dedicação e zelo, se notabilizou, pois unia a essas qualidades, a competência, o respeito e a amabilidade com seus semelhantes.

Eu atingi a maturidade e o profissionalismo sendo amigo do Deusaniro e o vi chegar ao quadro funcional da Secretaria de Segurança Pública onde eu ingressei na Carreira de Delegado de Polícia Civil e exerci todas as funções de comando daquele Órgão, incluindo as de Secretário de Estado e tive a alegria de vê-lo chegar à tão sonhada aposentadoria no Cargo da Carreira de Comissário de Polícia Civil, tendo exercido com louvor as funções do Cargo de Delegado de Polícia da nossa Buriti, cujas vantagens foram adicionadas ao aos seu proventos, merecidamente.

Recentemente dei-lhe o meu FRATERNAL abraço de uma AMIZADE que nem o Tempo e nem o Vento sequer abalaram. Trocamos lembranças e me senti FELIZ por encontrá-lo um Jovem Octogenário e um Lúcido AMIGO Ad Viter, com um passado de glórias, de bons e valorosos serviços prestados a Buriti e a nossa Gente.

Emocionei - me quando assisti e aplaudi de pé a Justa e Merecida HOMENAGEM que lhe prestou a Secretaria de Cultura buritiense em missa celebrada no Largo de SANT'ANA, por ocasião do Festejo deste Ano de 2021, quando eu já havia agendado a elaboração desta Crônica memorialista, como a batizou o meu confrade e amigo Aliandro Borges.

Meu amigo JOSÉ DEUSANIRO DE FARIA FREITAS. A singeleza desta Crônica, tem o condão de no meu sentimento nativista, por todo o respeito, carinho e Amor que o dedico, conceder a VOCÊ o Título Honorífico de UM VENERÁVEL ESCOL BURITIENSE!

SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE - OPERAÇÃO POLICIAL MIRA DESARTICULAÇÃO DE GRUPOS CRIMINOSOS EM BURITI-MA

  M andados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade contra envolvidos em tráfico e homicídios.  Operação da Polícia Civil foi realizada em Buriti — Foto: Divulgação/Polícia Civil     Uma grande operação policial foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5) em Buriti-MA, na região Leste do Maranhão. Sob o comando da Polícia Civil, a ação cumpre 24 mandados de prisão e de busca e apreensão, visando desarticular grupos suspeitos de tráfico de drogas, homicídios e outros crimes violentos que têm causado preocupação aos cerca de 30 mil moradores da cidade.     A operação se concentra em diversos pontos do município, com foco no povoado Poço Verde, onde foram apreendidos mais de R$ 50 mil e armas de fogo. Até o momento, duas prisões foram confirmadas.     A mobilização policial faz parte de um esforço coordenado para combater organizações criminosas que ameaçam a segurança pública local.      O impacto das ações...

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

VICE-PREFEITO DE BURITI-MA E ESPOSA SOFREM ACIDENTE NA MA-034

   Na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, por volta das 14h30, o vice-prefeito de Buriti-MA, Jenilson Gouveia, e sua esposa, Shirlyane Gouveia, se envolveram em um acidente na rodovia MA-034. O veículo em que estavam saiu do asfalto e colidiu violentamente com um poste, derrubando-o. Os airbags do carro foram acionados, evitando ferimentos mais graves. Shirlyane sendo socorrida por populares.    Em conversa com o editor-chefe do Correio Buritiense, Shirlyane Gouveia confirmou o ocorrido e revelou que estava dirigindo o veículo no momento do acidente. Ela explicou que tentou desviar de um buraco na pista, mas perdeu o controle do carro, o que resultou na colisão. Shirlyane chegou a desmaiar devido ao impacto.    O casal foi socorrido e encaminhado para atendimento médico em Chapadinha. Após avaliação, ambos foram liberados e já se encontram em repouso em sua residência, sem ferimentos graves.    A situação reacende o alerta sobre as condições ...