Pular para o conteúdo principal

POLÍCIA CIVIL APURA DENÚNCIA DE CRIME AMBIENTAL COM IMPACTO NAS ÁGUAS DO BALNEÁRIO PÚBLICO MUNICIPAL

Proprietário da área nega o crime e afirma não ter utilizado qualquer tipo de substância que pudesse poluir o riacho.

Na última segunda-feira 15/11, vários vídeos e imagens circularam nas redes sociais mostrando a mudança de coloração da água do Balneário Público Municipal, conhecido como Piscina Bar, em Buriti/MA.  Em vídeo, é possível notar a tonalidade de lamaçal da água.

A Guarda Civil Municipal (GCM) recebeu denúncia de populares que, num terreno bem acima do balneário, uma retroescavadeira estaria sendo usada para cavar o riacho e uma draga tirar o barro, o que estava causando a poluição em toda extensão do riacho até o balneário piscina nova.  De acordo com a GCM, a destruição está acontecendo desde o começo do ano 2021.

O CORREIO BURIRITIENSE contatou o proprietário da área, o empresário Márcio da Radical Motos, que negou estar poluindo o Riacho do Morro.  Ele informou que comprou há pouco tempo o terreno, um espaço de 14 metros, e que limpava uma área de banho do riacho que passa no fundo, mas que nenhum tipo de substância (tóxica ou não) foi utilizada e que a cor observada é uma característica do barro do próprio fundo do riacho, que descendo, seguindo o fluxo. Ele destacou ainda que a área fica bem longe do ponto de captação da água da CAEMA, que abastece a população urbana.

Ouvido pela redação do CORREIO, o delegado Josemar Rocha, que também esteve no local, informou que foi instaurado Inquérito para apurar possíveis delitos ambientais neste caso do riacho da piscina. 

Até o fechamento desta notícia não conseguimos contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

 O caso continua repercutindo nas redes sociais e conterrâneos de várias partes, assim como entidades privadas, estão se mobilizando para garantir uma investigação cabal dos fatos. 

Vejam os vídeos que circulam:

Comentários

  1. Obrigado por colocar em seu Blog esse fato, Correio Buritiense. Sabemos que dificilmente o criminoso será punido, mas, pelo menos, ele ficará visto pela população de forma negativa.

    ResponderExcluir
  2. E como se isso não bastasse, o prefeito ex-liso está usando as máquinas da prefeitura para trasportar areia do leito do Rio Parnaíba para uma de suas fazendas na região. Entra prefeito e sai prefeito, mas os crimes praticados por estes continuam. Pior são os babões os defendendo.

    ResponderExcluir
  3. Isso aí é crime com certeza, mas nada que o empresário bem sucedido não possa pagar, uma multa dessas deve chegar a pouco mais de 50 mil, uma "mincharia" apenas.

    ResponderExcluir
  4. Não vai dá em nada. Mas se fosse outro o bambu gemia

    ResponderExcluir
  5. e o caso do prefeito dismatando na beira do rio para tira areia para u seu parque de vaqueijada sera que a policia civil estar invertigando tambem acho que nao vamos fazer valer a lei isso e crime ambiental secretaeia de meio ambiente nao existe no municipio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...