Pular para o conteúdo principal

Os perigos da desinformação: como evitar esse tipo de conteúdo?

Na era digital, somos bombardeados todos os dias com inúmeras informações. As redes sociais democratizaram o compartilhamento de links e notícias, fazendo algo simples se transformar em grandioso em poucos segundos, sobretudo pela quantidade de usuários ativos todos os dias nessas plataformas.

Embora isso seja útil em diversos cenários, principalmente para pessoas que não têm muito tempo para se informar por meio de veículos formais de comunicação, existem alguns perigos ligados a essa facilidade, pois, na internet, é difícil saber em quem confiar.


Essa questão pode abrir espaço para a criação de notícias sem checagem de fontes, que muitas vezes são até falsas, propagando-se a uma velocidade descomunal. Mas como se prevenir da desinformação? Confira algumas ideias logo a seguir.

O problema da desinformação

Conforme citado, a desinformação é um perigo na sociedade, pois inúmeras pessoas podem ler uma notícia sem checagem de fontes e considerar aquilo como uma verdade. 

Assim, quando essas informações forem devidamente checadas, um sentimento de desconfiança poderá tomar conta do ambiente, como uma rede social, gerando angústia e causando desconforto nos envolvidos.

Inclusive, há casos em que a desinformação consiste em uma arma poderosa para levar os leitores a erros e, com isso, provocar discussões infundadas e baseadas em argumentos inventados. 

Nesse sentido, uma boa dica é sempre fazer uma triagem de informações pela própria internet. Recebeu alguma informação duvidosa? Jogue os principais termos que constam nela em sites de busca e veja se há mais alguém falando algo sobre o assunto.

Existem dados alarmantes sobre isso em relação ao nosso país e que merecem atenção. De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Mundial de Pesquisa (Ipsos), em 2018, 62% dos entrevistados afirmaram que já haviam acreditado em alguma notícia falsa na vida. O dado é preocupante quando comparado à média mundial de 48%. 

Essa questão pode abrir espaço para a criação de notícias sem checagem de fontes, que muitas vezes são até falsas, propagando-se a uma velocidade descomunal. Mas como se prevenir da desinformação? Confira algumas ideias logo a seguir.

O app para a checagem de mensagens é gratuito, com uma interface intuitiva e simples que foi desenvolvida pensando em atender a usuários de diferentes faixas etárias que querem se prevenir das fraudes no ambiente online. 

Garantindo uma ótima experiência do início ao fim, ele é um agregador de mensagens que, entre as principais funções, estão a checagem de notícias, a detecção de URLs — para saber se o link recebido é confiável em todos os termos — e pesquisa de palavras-chaves — que garantem a credibilidade da informação. 

Existem outras funções de segurança disponíveis no app que podem proporcionar mais conforto aos usuários, incluindo o modo invisível — para que as mensagens sejam visualizadas sem que alguém saiba disso. 

Entre todas as ferramentas disponíveis, a mais interessante é que o software tem um banco de dados inteligente que é repleto de links suspeitos já verificados, garantindo a eficiência da checagem. 

Inicialmente disponível apenas para os usuários do sistema operacional Android, o Message Checker é livre de propagandas, podendo ser integrado a inúmeros outros aplicativos, incluindo os principais mensageiros e redes sociais. 

( Do TECMUNDO)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...