Pular para o conteúdo principal

Coluna SEGUNDA ANÁLISE - O HOMEM E SEU AUTOMÓVEL

  *Por Anaximandro Silva Cavalcanti

O HOMEM E SEU AUTOMÓVEL

Todo trânsito supõe deslocamento de pessoas e veículos e todo deslocamento se realiza através de "comportamentos". Quando falamos de trânsito, as pessoas logo pensam em carros e motos, excluindo os pedestres, como se estes não fizessem parte do trânsito. Todo mundo na sociedade moderna participa do trânsito, os bebês empurrados nos carrinhos, as crianças que brincam com velocípedes na praça, adolescentes com skates, patinetes ou bicicletas, além dos idosos na faixa de pedestres com sua dificuldade de enxergar e reagir.

 

Além de todos esses níveis de idade com suas características específicas de comportamento, há os diversos tipos de veículos conduzidos. Há o motorista domingueiro, o que passou ontem pelo exame de habilitação ou o outro que comprou sua CNH. Ao lado deles há o motorista superexperiente, com mais de 30 anos de direção, e outro com mais tempo ainda, porém já idoso e com movimentos, audição e equilíbrio comprometidos.

 

Existe ainda uma infinidade de tipos de personalidades: o apressadinho, o orgulhoso, o agressivo, o indiferente, o zombador, o nervoso, etc. Essas nuanças deixam o trânsito um ambiente fértil para os mais diversos surtos de comportamento agressivo. Volta e meia somos surpreendidos por um veículo cruzando repentinamente à nossa frente sem sinalizar, e o mais interessante é que boa parte deles são modelos caros, supostamente conduzidos por pessoas que tiveram acesso à cultura e educação.

 

Isso tudo gera uma descarga de adrenalina, a cada cortada, a cada freada, a cada semáforo, a cada buraco – e em nossas cidades são vários. Essa descarga de adrenalina ocorrendo com frequência e por períodos prolongados gera um stress que se torna devastador. Cada batida do coração com a pressão sanguínea acima do normal cobra um preço das artérias. A mucosa do intestino fica vulnerável ao aparecimento de úlceras. A inundação de hormônios causa mau humor, ansiedade, irritabilidade. Um deles, o cortisol, permanece muito tempo em circulação e se transforma numa toxina que mata neurônios causando lapsos de memória.

 

Trancado em seu carro, impotente a esses fatos, a pessoa pouco a pouco vai perdendo o controle e explode em atos de agressividade, que podem se resumir a passar pelo sinal fechado, não dar passagem a um, trancar outro e, em situações mais extremas, atropelar alguém.

 

Para muitos o carro deixa de ser apenas um meio de transporte: segundo a psicanálise, o homem está profundamente imbuído do anseio de provar constantemente à mulher que ama, a todas as outras mulheres e a todos os outros homens, que ele é um vencedor, que é o melhor. Tenta provar isso adquirindo "símbolos", geralmente um bem material que invoca uma imagem de poder e status, e nenhum outro passa uma imagem de poder e sucesso como um belíssimo carro 3.0 do ano. Temos na sociedade alguns adágios que comprovam isso, e o meu favorito é: "Um Corolla abre portas".

 

O problema é, que em muitos casos, o carro passa a ser um prolongamento do corpo, e principalmente da psique da pessoa. Então aquela pessoa frustrada e franzina que adquiriu uma pick-up 3.0 238 cv., de forma inconsciente estar querendo passar a mesma imagem de seu carro, robustez, potência, desempenho e força. Mas aí aparecem as leis de transito que os proíbem de mostrar o quanto seu carro é veloz, aparecem os semáforos, e toda aquela alegria se torna em frustração.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...