Pular para o conteúdo principal

Conselho Comunitário Pacto pela Paz é empossado em Buriti-MA


Na manhã da última quarta-feira, 06 de dezembro, representantes das forças de segurança pública e sociedade civil se reuniram no auditório do da AMIB – Associação dos Amigos de Buriti para a solenidade de posse do Conselho Comunitário pela Paz (CCP).

O Conselho é uma associação de cooperação voluntária constituídas por pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir e propor soluções conjuntas aos problemas relacionados à segurança e demais direitos sociais, a fim de promover uma cultura da Paz, com respeito às leis e aos direitos humanos.

Os Conselhos Comunitários pela Paz são canais de participação popular em assuntos ligados à Segurança Pública e aos Direitos Humanos em seu sentido mais amplo. Eles têm caráter consultivo e devem promover a integração das instituições policiais com a comunidade e desta com a polícia, restituindo a credibilidade de ambos e transmitindo confiança e sentimento de segurança. A aproximação entre polícia e comunidade deve contribuir para a construção de uma relação de respeito mútuo entre policiais e cidadãos.




25 pessoas da comunidade de Buriti-MA voluntariamente se apresentaram para formar o CCP e elegeram a seguinte diretoria:

– Socorro Melo – Presidente
– Valdilene Rocha – Vice-presidente.
– Prof. Magno – 1º Secretario.
– Neucivania – 2ª Secretaria.
– Vanusa Flora – Diretor de Assuntos Sociais.

Os demais são conselheiros efetivos. 

“Com a posse definitiva aumentam as responsabilidades, conjuntamente, com o Poder Público e a Sociedade Civil, para que possamos realizar algumas demandas, que visam a melhoria no Sistema de Segurança Pública em prol da comunidade buritiense”, destacou a presidente do CCP Socorro Melo.

Socorro Melo, presidente do CCP.

“Agradecemos a presença do Coordenador Executivo do Programa Pacto pela Paz, delegado Dircival Gonçalves, do Cel. Waldey Lemos, do Ten. Hilton Baldez; e dos membros natos locais, comandante da PM Sgt. Chagas Nascimento, do Delegado de Polícia Civil Josemar Rocha, do Comandante da Guarda Municipal Geovane Torres e demais autoridades que se fizeram presentes a este evento, que aconteceu da melhor forma possível, em todos os seus aspectos, graças ao empenho de todos os Conselheiros.”, concluiu a presidente.

Os conselhos comunitários se encaixam na orientação do art. 144 da Constituição Federal do Brasil, quando diz que a preservação da ordem pública é dever do Estado, porém, direito e responsabilidade de todos. Contudo, a ideia do Conselho Comunitário pela paz surgiu para criar um espaço onde todos poderiam se reunir e pensar estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança, tranquilidade e insalubridade da comunidade, orientados pela filosofia de polícia comunitária.

Mais imagens da solenidade





























Comentários

  1. Qual a função desse conselho? Como tá a atuação em campo? Como vem agindo sua epique na comunidade? Pq nunca ouvi falar, só vejo aqui no blog para receber título e tirar fotos. Jovens vamos atuar nada melhora sem ação é trabalho.

    ResponderExcluir
  2. De 4 em 4 anos resurge essa movimentação em nome do Conselho de Segurança, mas por coincidencia somente as vésperas das eleições estaduais/federais. Depois cai no OSTRACISMO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...