Pular para o conteúdo principal

Empresário e Professor Cidinho Marques é homenageado pela Assembleia com Medalha ‘Manuel Beckman’

Natural de Buriti-MA, é ainda palestrante motivacional, escritor, mestre em Educação, doutorando em Psicologia, Coach, instrutor de meditação e membro fundador da Academia Buritiense de Artes, Letras e Ciências – ABALC.

Professor, empresário e coach, Cidinho Marques,
recebe a Medalha ‘Manuel Beckman’ proposta por Duarte Jr

Por iniciativa do deputado Duarte Júnior (PSB), o professor e empresário Horocídio Marques de Sousa Filho, conhecido como Prof. Cidinho Marques, recebeu, em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Maranhão, na tarde desta segunda-feira (19), a Medalha do Mérito Legislativo ‘Manuel Beckman’ pelos relevantes serviços prestados à educação do Maranhão. A solenidade aconteceu no Plenário Nagib Haickel.

Na ocasião, Duarte Júnior afirmou que o homenageado preenche todos os requisitos para receber a mais alta distinção concedida pela Casa do Povo. O parlamentar disse, ainda, que agraciar Cidinho Marques com essa honraria é reconhecer e homenagear a própria educação.

Cidinho Marques e o deputado Duarte Júnior na solenidade de entrega da medalha ao professor

“Ele é um ícone de nossa educação porque tem um histórico de lutas nessa área. Fundou o Yázigi por acreditar numa cidade bilingue e, hoje, colhe os frutos dessa luta. É um grande educador, um grande homem e um grande exemplo para o nosso estado”, enfatizou Duarte.

Em seu pronunciamento, professor Cidinho Marques lembrou seus 40 anos de atuação na educação maranhense como dirigente do curso de Inglês Yázigi. Ele disse se sentir muito gratificado pela honraria.

“Eu sinto um misto de três coisas: a honra por receber essa medalha da Assembleia Legislativa, que é a Casa do Povo do Maranhão; a gratidão pelo incentivo dos meus pais que me conduziram por este caminho e, também, a gratidão ao deputado Duarte Júnior, que teve a iniciativa desse reconhecimento”, afirmou.

Deputado Duarte Jr,  Presidente da ABALC Aliandro Borges e Cidinho Marques.

 Membro fundador da Academia Buritiense de Artes, Letras e Ciências, em Buriti de Inácia Vaz, onde ocupa a cadeira nº 07, patroneada por Antônio Carlos Ferreira Marques. Ele também já acumula outras honrarias, como o Título de Cidadão Ludovicense, outorgado pela Câmara dos Vereadores de São Luis MA; Diploma de Mérito Judiciário, outorgado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão; e a Medalha de homenagem pelos 400 anos de São Luís outorgada pela Assembleia Legislativa do Estado.

PERFIL

Na tribuna do plenário, professor Cidinho Marques
agradece a honraria recebida da Casa do Povo

Ainda na solenidade, o autor da homenagem traçou o perfil de Cidinho Marques, acrescentando: “Ele é considerado um dos grandes expoentes da história contemporânea da educação no Maranhão”, disse.

Segundo o parlamentar, Cidinho Marques, que é casado com a administradora de empresas e empresária Lou Marques e pai de Rodrigo Rafael, é dono de um currículo magnifico. Relatou que o homenageado é pedagogo, tem pós-graduação em neuropsicologia com mestrado em Educação pela Columbia University (EUA); é doutorando em Psicologia na UCES (Buenos Aires), Master Coach pela Behavioral Coach Institute (Singapura), Executive Coach pela Washington College of Coaching.

Além disso, é instrutor de meditação certificado pelo Deepak Chopra Center (EUA), mentor de Coaches, especialista em psicologia positiva aplicada ao Coaching, trainer em PNL, Analista DISC, escritor, palestrante motivacional, entre outras capacitações.

Desenvolve também uma ação de responsabilidade social há doze anos, por meio da Escolinha Comunitária Prof. Cidinho Marques, no bairro Residencial Pirâmide, em Paço do Lumiar, onde atende cerce de 100 crianças carentes em idade de escolaridade infantil, anualmente.

Como principal marca da sua capacidade de liderança e aplicação nos estudos, Cidinho foi escolhido diretor-geral do Yázigi para o Norte do Brasil e membro do Conselho Pedagógico Nacional, cargos que ocupou por 15 anos. Com a expansão do Yázigi para o exterior, o professor aceitou o desafio de dirigir por dois anos uma escola em Manhattan. É também fundador do Grupo COC São Luís.



 História

Nascido em Buriti de Inácia Vaz (MA), em 15 de março de 1953, 8º filho do casal Horocídio Marques de Sousa e Mariana Alves Ferreira de Sousa, do povoado Barro Branco, fez curso primário nas cidades de Buriti, Chapadinha e Vitória do Mearim - Ensino Fundamental Maior (antigo ginásio) e Ensino Médio (antigo Científico) no Colégio Marista de São Luís – Sua primeira formação superior se deu na Federação das Escola Superiores do Maranhão (hoje UEMA), onde se graduou como médico veterinário. Sua segunda faculdade foi de Pedagogia na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde também fez sua primeira pós-graduação em Educação. Sua segunda pós-graduação (em Neuropsicologia) foi feita pelo IBPEX (em Curitiba) e seu mestrado, também em Educação, foi feito na renomada Universidade de Columbia na cidade de Nova York (EUA). Atualmente é doutorando em Psicologia na UCES (Universidade de Ciências Empresariales e Sociales), em Buenos Aires, na Argentina, e aqui, no Brasil, faz formação em Psicanálise na Escola de Psicanálise de São Paulo. É autor de 4 livros e coautor de mais 5. É palestrante motivacional nacional e internacional há cerca de 20 anos.

Seu primeiro emprego, iniciado aos 16 anos, foi como professor de Inglês que desenvolveu por cerca de 40 anos. Em 1997 foi o escolhido dentre 340 escolas da rede Yázigi brasileira para representar e abrir a primeira filial da franquia nos Estados Unidos, mais precisamente na cidade de Nova York nos Estados Unidos onde ocupou o cargo de Diretor Pedagógico e permaneceu com a família por dois anos até terminar a implantação completa da escola naquela cidade. Em São Luís, ampliou sua atuação pedagógica e empresarial, fundando a Escola COC, de Educação Básica e, em seguida, a Faculdade ISL Wyden e o Polo de Ensino a Distância da Estácio de Sá, além de ter fundado o Instituto Iluminar, onde ministra cursos de Meditação e Inteligência Emocional. Toda essa trajetória foi feita com a participação da esposa Maria de Lourdes dos Santos Marques e dos filhos - Rodrigo dos Santos Marques e Rafael dos Santos Marques -, sem os quais, como ele sempre enfatiza, nada teria sido conquistado.

Além das formações superiores tem como cursos de extensão de destaque:

§  Curso de Cultura Inglesa – Bricent Language School - Penzance – Inglaterra

§  Curso de Gestão da Qualidade Total – Faculdade de Engenharia –Tóquio(Japão)

§  Curso de Sistemas Educacionais – Jerusalém

§  Trainer em Programação Neurolinguística pela Sociedade de PNL – EUA

§  Psicologia Positiva no Instituto de Psicologia Positiva em Maastricht – Holanda

§  Master Coach pelo Instituto de Coaching Comportamental em Singapura

§  Certificação Internacional em Psicologia Positiva pelo Wholebeing Institute

§  Instrutor de Meditação pelo Deepak Chopra Center – EUA

§  Raja Yoga – Pela Universidade Espiritual Bhrama Kumaris no Rajastão (Índia)

  (Com informações da Agência Assembleia)

Comentários

  1. GRANDE FILHO DA NOSSA CIDADE, DEVERIA RECEBER UMA HOMENAGEM DA PREITURA DE BURITI

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...