Pular para o conteúdo principal

DISCIPLINA E CIVISMO - Começam as aulas no Colégio Militar Tiradentes XX na cidade de Anapurus (MA)

Nessa sexta-feira 27/1, o Colégio Militar Tiradentes XX iniciou o ano letivo em Anapurus (MA), cidade a 45km de Buriti-MA. Disciplina, organização e civismo estão entre os valores que compõem o projeto pedagógico desta escola militar, cuja metodologia há muito tempo os pais de alunos daquela comunidade esperavam que fosse implantada no município. Agora é um sonho que se torna realidade com o início da primeira semana de aulas. O CMT contará com gestão compartilhada entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Polícia Militar do Maranhão (PMMA). 

Neste primeiro momento inaugural das aulas, os 350 alunos receberam instruções para vivenciarem o novo modelo de ensino baseado na disciplina e foco: Regras de convivência, horários de entrada, lanche e saída, entendimento dos direitos e deveres, entre outras.

Durante a cerimônia de encerramento da SEMANA DE ADAPTAÇÃO, receberam certificados de mérito intelectual os alunos que obtiveram a primeira posição no processo seletivo do CMT XX por ano (4° ao 9° ano), bem como os alunos que no ano de 2022 tiveram melhor desempenho em suas turmas na escola Nercy, além da certificação de colaborador a todos envolvidos para que esse momento pudesse acontecer, Prefeita Municipal Prof.ª Vanderly, Secretário Municipal de Educação Rafael, Prof. Wesley Coordenador Pedagógico do CMT XX, Prof.ª Josélia Secretaria Adjunta de Educação e  a psicóloga Andreia Maryely Araujo Marques, que proferiu palestra motivacional.


A Escola Militar funciona no Bairro da Torre. O gerenciamento é feito pela PMMA. Há monitoria de policiais militares. Além da estrutura, o município também oferece suporte no corpo pedagógico por meio da Semed.

A instalação do Colégio Militar Tiradentes - CMT em Anapurus (MA) é mais um suporte para o desenvolvimento educacional do município. Além de esperar a melhoria no processo de aprendizagem dos alunos, o objetivo da atual gestão compartilhada é proporcionar qualidade de vida por estimular a cidadania na juventude anapuruense, pois o CMT propõe ações pedagógicas militares focadas no civismo, dedicação, excelência, honestidade e respeito, além do desenvolvimento das habilidades e competências preconizadas pela BNCC (base Nacional Comum Curricular).

Rayane Sousa, 12 anos, já era matriculada na escola. Na primeira semana de interação ela percebeu que muita coisa vai mudar para melhor. A aluna do sexto ano do Ensino Fundamental acredita que o modelo militar vai melhorar a educação da comunidade. “A escola militar propõe um ensino padronizado que trabalha a disciplina e o respeito. Por isso, confio que a escola vai mudar para melhor”, afirmou.

 “Educação transforma uma sociedade, a maior riqueza que podemos deixar para as gerações futuras é o conhecimento, a disciplina, a educação de qualidade social. Quero parabenizar a todos os alunos e famílias que hoje fazem parte do Colégio Miliar Tiradentes XX, em Anapurus, aos nossos docentes, profissionais dotados de riquezas, que tem a nobre missão de dividi-la com todos os alunos. A maior riqueza do indivíduo é seu conhecimento, e agora com as mãos dadas com este modelo educativo, iremos transformar muito mais vidas anapuruenses”, destacou o capitão Alan Carter, Diretor Geral do CMT XX.

Capitão Alan Carter, Diretor Geral do CMT XX, de Anapurus.

“Considero muito importante o Governador do Estado investir em educação, com a criação de mais uma escola militar. Parabenizo ainda a prefeita de Anapurus, Profa Vanderly, pela busca junto ao governo do Maranhão para trazer o CMT XX para esta cidade, isso demonstra a sensibilidade da gestora pela educação de qualidade e excelência. Também agradeço ao Secretário de Segurança Pública do Estado e ao Comandante Geral da Polícia Militar por estarem juntos desenvolvendo um excelente trabalho à frente das escolas militares e parabenizo ainda nosso diretor Cel. Andrade e toda equipe da DER - Diretoria de Ensino Regular”, finalizou Alan Carter.

"A escola militar é uma maravilha, os projetos desenvolvidos pela corporação também são muito atrativos, pois vai envolver os jovens na valorização do civismo e respeito ao próximo”, disse o Secretário municipal de Educação Rafael Cruz.

O gestor pedagógico do CMT, Wesley Oliveira, deu boas-vindas ao público presente e falou sobre a importância do mais novo passo na educação anapuruense. “A escola militar é o começo de um sonho dedicado aos estudantes. Aqui serão aprendidos valores fundamentais e espero que a comunidade participe ativamente desse processo”.

Participaram ainda da solenidade o secretário de administração, Carlos Rudiery, a secretária adjunta de educação Josélia, o Comandante do 16° Batalhão da PM de Chapadinha, Valdemir; a vereadora Jucinha Bastos, a chefe de Gabinete Elayne Cristina, secretário de comunicação Júnior Reinaldo, Pastor Jan Gouveia, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, e a Orquestra da Assembleia de Deus.

MAIS IMAGENS DA SOLENIDADE DE ABERTURA DO ANO LETIVO








































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...