Pular para o conteúdo principal

ABALC realiza solenidade de abertura dos trabalhos acadêmicos de 2023 e entrega insígnias ao acadêmico titular Benedito Ferreira Marques

Ninho dos Corrupiões:  Acadêmicos em Sessão Solene itinerante no Barro Branco.

A Academia Buritiense de Artes, Letras e Ciências – ABALC realizou no último domingo, dia 12 de março, sessão solene itinerante de abertura dos trabalhos acadêmicos do ano de 2023. A cerimônia ocorreu no Mirante Horo-Mar, no povoado Barro Banco, interior de Buriti-MA, e contou com a presença de vários acadêmicos titulares, amigos, familiares e convidados. Na solenidade, foi entregue ainda as Insígnias do Confrade Benedito Ferreira Marques, membro fundador, atualmente residente em Goiânia (GO), que tomara posse por procuração no dia 4 de dezembro de 2022, que, aos 83 anos, com limitações físicas e riscos, não pode participar daquele evento. Após três anos sem visitar Buriti-MA, o acadêmico retorna para receber sua insígnias acadêmicas, homenagens e visitas pelo seu legado intelectual, cultural e educativo para Terra de Inácia Vaz.



A cerimônia começou com a execução dos hinos nacional e municipal e com declaração oficial de abertura proferida pelo presidente da Academia, Aliandro Borges, que marca o início de um novo período de atividades acadêmicas e também é uma forma de reconhecimento ao trabalho e dedicação dos membros da instituição.

A entrega de insígnias é um momento muito importante da cerimônia, pois representa a consagração de um membro da instituição como titular. As insígnias da ABALC incluem Pelerine, medalhão, um diploma e broche. Esses símbolos representam a importância do trabalho realizado pelo acadêmico titular e o reconhecimento da instituição a esse trabalho.

A entrega das insígnias ao imortal Benedito Ferreira Marques foi marcada pelo seu emocionante discurso, enaltecendo o Barro Branco, a ABALC e apontando sua trajetória de luta, ascensão acadêmica e profissional, e atual condição visual desafiadora para realização dos trabalhos literários. Também foram proferidos discursos em sua homenagem, destacando suas contribuições para a instituição, para o município e para as gerações mais novas do nosso município.

O acadêmico Benedito Ferreira Marques surpreendeu novamente e fez o lançamento do seu 15º livro, “Nos Caminhos e Trilhas”, escrito aos 83 anos e com apenas 10% de visão em apenas um olho. Nele, o escritor explora sua trajetória peculiar, do menino transportado junto com os irmãos do Barro Branco para Buriti de Inácia Vaz num jacá, e que se afirma por seus estudos e dedicação no estado de Goiás, onde fez carreira jurídica e docente, como vice-reitor na Universidade Federal de Goiás. Como ele mesmo frisou, não se pretende ser exemplo, mas inspiração aos jovens.  


O presidente da ABALC, Aliandro Borges, encerrou a solenidade lembrando como foi sua aproximação com Família Ferreira Marques e a importância dela para a entidade, inclusive, dos últimos diálogos que antecederam a Assembleia de fundação, ocorridos justamente do alto do Mirante Horo-Mar, onde acontecia a solenidade, razão pela qual ousou rebatizar o mirante de NINHO DOS CORRUPIÕES.

Após a sessão solene, o anfitrião ofereceu um almoço e autografou os exemplares presenteados  aos acadêmicos.  



 Sobre o Acadêmico BENEDITO FERREIRA MARQUES

É Graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (1964), especialista em Direito Civil, Direito Agrário e Direito Comercial; mestre em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás (1988); e doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Foi Vice-reitor da Universidade Federal de Goiás. Professor e escritor com 14 livros já publicados. Ocupante da Cadeira nº 06, patroneada por Plínio Ferreira Marques.

 

MAIS IMAGENS 







































Comentários

  1. ABLAC bela iniciativa, se não fosse para "glamour" e deleite da família Marques do Barro Branco, irmãos Marques com todos os méritos estudaram, se desenvolveram e respeitosamente merecem o que conquistaram para viverem bem. No entanto, ao final de suas vidas resolveram criar uma espécie de sociedade "culta" nos confins do brejal buritiense, e ainda, há alguns "Parlapatões", prá não dizer "pustulões" que amam aparecer na "foto" achando que também são intelectuais. Eu prefiro os mais simples que são também de Buriti e que não "arrotam" arrogância cultural, na verdade, prá ser bem quisto nessa terra ama Buriti é só ser uma pessoa simples e humilde.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE - OPERAÇÃO POLICIAL MIRA DESARTICULAÇÃO DE GRUPOS CRIMINOSOS EM BURITI-MA

  M andados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade contra envolvidos em tráfico e homicídios.  Operação da Polícia Civil foi realizada em Buriti — Foto: Divulgação/Polícia Civil     Uma grande operação policial foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5) em Buriti-MA, na região Leste do Maranhão. Sob o comando da Polícia Civil, a ação cumpre 24 mandados de prisão e de busca e apreensão, visando desarticular grupos suspeitos de tráfico de drogas, homicídios e outros crimes violentos que têm causado preocupação aos cerca de 30 mil moradores da cidade.     A operação se concentra em diversos pontos do município, com foco no povoado Poço Verde, onde foram apreendidos mais de R$ 50 mil e armas de fogo. Até o momento, duas prisões foram confirmadas.     A mobilização policial faz parte de um esforço coordenado para combater organizações criminosas que ameaçam a segurança pública local.      O impacto das ações...

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

VICE-PREFEITO DE BURITI-MA E ESPOSA SOFREM ACIDENTE NA MA-034

   Na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, por volta das 14h30, o vice-prefeito de Buriti-MA, Jenilson Gouveia, e sua esposa, Shirlyane Gouveia, se envolveram em um acidente na rodovia MA-034. O veículo em que estavam saiu do asfalto e colidiu violentamente com um poste, derrubando-o. Os airbags do carro foram acionados, evitando ferimentos mais graves. Shirlyane sendo socorrida por populares.    Em conversa com o editor-chefe do Correio Buritiense, Shirlyane Gouveia confirmou o ocorrido e revelou que estava dirigindo o veículo no momento do acidente. Ela explicou que tentou desviar de um buraco na pista, mas perdeu o controle do carro, o que resultou na colisão. Shirlyane chegou a desmaiar devido ao impacto.    O casal foi socorrido e encaminhado para atendimento médico em Chapadinha. Após avaliação, ambos foram liberados e já se encontram em repouso em sua residência, sem ferimentos graves.    A situação reacende o alerta sobre as condições ...