Pular para o conteúdo principal

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS – BUSCANDO O CUME DA ESCADA DA VIDA

A partir da minha Laranjeiras amada, ainda garoto de calças curtas, de brim couringa, de cretone ou de mescla, feitas pelos costureiros e amigos NINÍ, Zeza Pastora ou dona Toinha, vestimenta para meninos, atualmente com o nome de bermudas jeans e de outros tecidos mais nobres, usadas por homens, mulheres e crianças em geral, comecei a ajudar nos serviços mais suaves de roças, acompanhado do meu pai e do meu irmão Wilson e temporariamente pelo meu irmão de mais idade, Adail. Ao mesmo tempo em que recebíamos as orientações seguras do nosso pai, éramos alertados que aquele trabalho não era um fim e sim o início de uma jornada em busca de subir na Vida.

O meu Pai era um professor Primário que alfabetizou muitas pessoas, eu e Wilson incluídos, até que começamos a estudar na sede do município de Buriti de Inácia Vaz. Ensinou-nos a lavrar a terra buscando o sustento por meio da lavoura e também nos ensinou a sonhar lavrando palavras na primeira Escola Pública estadual na cidade, uma bendita escola com benditas professoras das quais guardo saudades e lições de vida valiosíssimas em todo o meu Caminhar.

Na capital São Luís, para onde seguimos, descobri forjado na luta renhida, que o subir na vida ensinado pelo meu pai, era em verdade, subir uma escada de degraus variados, de acordo com a capacidade de luta tenaz para alcançarmos a independência econômica e financeira própria com pensamento e ações voltadas para premiar com nossas vitórias, os nossos pais que nos deram um norte nas nossas vidas, a todos os que nos ajudaram nesta estrada e a todos os que de nós necessitassem.
Combatemos o bom combate e no geral vencemos, com algumas perdas, no entanto sem desistirmos de prosseguir.

Alcançamos a moda das camisas Banlon, das calças compridas FARWESTER, de Linho mole, de tropical e de outras modas, das camisas de Elvys Presley um galã do Cinema internacional, enfim alcançamos partilhando da modernidade, subindo muitos degraus. Eu, Wilson e Erinda, conseguimos formação a nível universitário. Fui o primeiro bacharel em Direito e Advogado da nossa família, Erinda formou-se em Filosofia e Economia, Wilson formou-se Professor de Disciplinas Especializadas e depois em Direito. O nosso irmão Adail, um Herói, concluiu o Curso Científico e tornou-se servidor público federal da Fundação Nacional de Saúde. Vencemos todos, graças ao Senhor nosso DEUS.

Meus pais e os meus irmãos mais velhos partiram para a Terra da VERDADE deixando Saudades e boas lembrança. Eu continuo a jornada subindo um degrau por ano e BUSCANDO O CUME DA ESCADA DA VIDA, ou o termo da minha jornada terrena, sempre acreditando que ser ativo e guerreiro destemido é compensador.

SOBRE O AUTOR
É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...