Pular para o conteúdo principal

PF faz busca e apreensão na casa de Jair Bolsonaro e prende tenente-coronel Mauro Cid, ajudante de ordens do ex-presidente

 Investigação mira inserção de dados falsos sobre vacinação de Covid no sistema do Ministério da Saúde


A Polícia Federal realizou uma busca e apreensão na residência do ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília nesta quarta-feira 3/5. Durante a operação, o tenente-coronel Mauro Cid e mais cinco pessoas foram presos pela PF.

A investigação tem como foco um grupo suspeito de inserir dados falsos de vacinação contra a covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde entre novembro de 2021 e dezembro de 2022. Com a inclusão desses dados falsos, as pessoas, incluindo Jair Bolsonaro, poderiam emitir certificados de vacinação e utilizá-los para burlar as restrições sanitárias impostas pelo Brasil e pelos Estados Unidos para impedir a propagação da doença.

Durante a operação, o celular de Bolsonaro foi apreendido e ele negou qualquer envolvimento em adulterar o cartão de vacinação, além de afirmar que não tomou a vacina contra covid. A Polícia Federal havia agendado um depoimento de Bolsonaro para as 10h desta quarta-feira, mas ele não compareceu.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, ordenou a busca e apreensão do passaporte e das armas do ex-presidente Jair Bolsonaro, além do seu celular. Ele autorizou que fossem apreendidas “armas, munições, computadores, passaporte, tablets, celulares e outros dispositivos eletrônicos”.

O advogado de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, afirmou que seu cliente só irá depor após a defesa ter acesso ao inquérito. Ele também adiantou que já entrou com um pedido no Supremo Tribunal Federal para ter acesso às informações da operação da PF. Wajngarten ainda contou que encontrou com outros presos na operação, incluindo o tenente-coronel Mauro Cid.

A Operação Venire, que cumpriu 16 mandados de busca e apreensão em Brasília e no Rio de Janeiro, foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, no inquérito das milícias digitais do Supremo Tribunal Federal. O Ministério da Saúde, em nota, informou que todas as informações inseridas no sistema de registro de imunizações do SUS são rastreáveis e feitas mediante cadastro e que não há relato de invasão externa ao sistema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE - OPERAÇÃO POLICIAL MIRA DESARTICULAÇÃO DE GRUPOS CRIMINOSOS EM BURITI-MA

  M andados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade contra envolvidos em tráfico e homicídios.  Operação da Polícia Civil foi realizada em Buriti — Foto: Divulgação/Polícia Civil     Uma grande operação policial foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5) em Buriti-MA, na região Leste do Maranhão. Sob o comando da Polícia Civil, a ação cumpre 24 mandados de prisão e de busca e apreensão, visando desarticular grupos suspeitos de tráfico de drogas, homicídios e outros crimes violentos que têm causado preocupação aos cerca de 30 mil moradores da cidade.     A operação se concentra em diversos pontos do município, com foco no povoado Poço Verde, onde foram apreendidos mais de R$ 50 mil e armas de fogo. Até o momento, duas prisões foram confirmadas.     A mobilização policial faz parte de um esforço coordenado para combater organizações criminosas que ameaçam a segurança pública local.      O impacto das ações...

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

VICE-PREFEITO DE BURITI-MA E ESPOSA SOFREM ACIDENTE NA MA-034

   Na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, por volta das 14h30, o vice-prefeito de Buriti-MA, Jenilson Gouveia, e sua esposa, Shirlyane Gouveia, se envolveram em um acidente na rodovia MA-034. O veículo em que estavam saiu do asfalto e colidiu violentamente com um poste, derrubando-o. Os airbags do carro foram acionados, evitando ferimentos mais graves. Shirlyane sendo socorrida por populares.    Em conversa com o editor-chefe do Correio Buritiense, Shirlyane Gouveia confirmou o ocorrido e revelou que estava dirigindo o veículo no momento do acidente. Ela explicou que tentou desviar de um buraco na pista, mas perdeu o controle do carro, o que resultou na colisão. Shirlyane chegou a desmaiar devido ao impacto.    O casal foi socorrido e encaminhado para atendimento médico em Chapadinha. Após avaliação, ambos foram liberados e já se encontram em repouso em sua residência, sem ferimentos graves.    A situação reacende o alerta sobre as condições ...