Pular para o conteúdo principal

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS – EU, O INCONFIDENTE TOMÁS ANTONIO GONZAGA


Eu iria completar doze anos em novembro de 1959 e no dia sete de setembro do mesmo ano havia representado Tomás Antonio Gonzaga, de Marília de Dirceu nas Comemorações da INDEPENDÊNCIA do Brasil em frente do prédio da Prefeitura Municipal da minha Buriti querida, relembrando também a luta aguerrida de vários heróis brasileiros, dentre eles este que eu incorporei.

Destaco aqui um trecho da minha fala:

      “Não sei, Marília, que tenho,

depois que vi o teu rosto,

pois quanto não é Marília

já não posso ver com gosto.

Noutra idade me alegrava,

até quando conversava

com o mais rude vaqueiro:

hoje, ó bela, me aborrece

inda o trato lisonjeiro

do mais discreto pastor.

Que efeitos são os que sinto?

Serão efeitos de amor?”

 Naquela apresentação aplaudida pela cidade inteira, éramos seis representantes do Saudoso e Inesquecível Grupo Escolar Antonio Faria, e uma cena engraçada ficou na memória de muitos: o meu colega e amigo Bernardo Onésimo Correa Lima Cunha interpretava o Tira Dentes e o Colega Francisco das Chagas o Carrasco, que na hora de por o Laço dependurado na FORCA, no pescoço do Tira Dentes, disparou a Forca, e Bernardo gemeu baixinho e eu gritei, Solta a Forca CHICOOOO!

Esta peça ficou famosa e nós os intérpretes também, tanto que em Dezembro do mesmo ano, o encerramento das aulas  ocorreu no CINE TEATRO MUNICIPAL DE BURITI e pela segunda vez, Eu Feliz e muito Orgulhoso repeti o sucesso, sendo aplaudido por muitos buritienses e por muitos parentes, incluindo meus pais e meus avós, pois morávamos bem próximos do CINE,   onde hoje é  o PAÇO MUNICIPAL de Buriti .
Hoje revi  um vídeo mostrando a apresentação de uma FANFARRA ESTUDANTIL da nossa Terra, revivi parte da minha vida e estudantil, o que sem dúvida, no mote do meu amigo e confrade Aliandro Borges, esta Crônica, é memorialista.

Encerro-a, Homenageando todas as minhas Queridas mestras Normalistas Professoras Assunção Bastos, Terezinha Machado, Jesus Bastos, Delsuita Coelho de Faria, Raimunda Chaves Sipaúba e Maria Mendes, agradecendo a todas elas, pela valiosa contribuição no meu crescimento na área do conhecimento educacional e em todas as minhas vitórias na área profissional.

Ofereço de Alma e Coração a VOCÊS este Texto, EU, O INCONFIDENTE TOMÁS ANTONIO GONZAGA.


SOBRE O AUTOR 

- É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE - OPERAÇÃO POLICIAL MIRA DESARTICULAÇÃO DE GRUPOS CRIMINOSOS EM BURITI-MA

  M andados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade contra envolvidos em tráfico e homicídios.  Operação da Polícia Civil foi realizada em Buriti — Foto: Divulgação/Polícia Civil     Uma grande operação policial foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5) em Buriti-MA, na região Leste do Maranhão. Sob o comando da Polícia Civil, a ação cumpre 24 mandados de prisão e de busca e apreensão, visando desarticular grupos suspeitos de tráfico de drogas, homicídios e outros crimes violentos que têm causado preocupação aos cerca de 30 mil moradores da cidade.     A operação se concentra em diversos pontos do município, com foco no povoado Poço Verde, onde foram apreendidos mais de R$ 50 mil e armas de fogo. Até o momento, duas prisões foram confirmadas.     A mobilização policial faz parte de um esforço coordenado para combater organizações criminosas que ameaçam a segurança pública local.      O impacto das ações...

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

VICE-PREFEITO DE BURITI-MA E ESPOSA SOFREM ACIDENTE NA MA-034

   Na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, por volta das 14h30, o vice-prefeito de Buriti-MA, Jenilson Gouveia, e sua esposa, Shirlyane Gouveia, se envolveram em um acidente na rodovia MA-034. O veículo em que estavam saiu do asfalto e colidiu violentamente com um poste, derrubando-o. Os airbags do carro foram acionados, evitando ferimentos mais graves. Shirlyane sendo socorrida por populares.    Em conversa com o editor-chefe do Correio Buritiense, Shirlyane Gouveia confirmou o ocorrido e revelou que estava dirigindo o veículo no momento do acidente. Ela explicou que tentou desviar de um buraco na pista, mas perdeu o controle do carro, o que resultou na colisão. Shirlyane chegou a desmaiar devido ao impacto.    O casal foi socorrido e encaminhado para atendimento médico em Chapadinha. Após avaliação, ambos foram liberados e já se encontram em repouso em sua residência, sem ferimentos graves.    A situação reacende o alerta sobre as condições ...