Pular para o conteúdo principal

Página inicial Coluna SEXTA DE NARRATIVAS – NO MEU QUINTAL, COM OS MEUS NETOS E AS MINHAS ÁRVORES

Em março de 1988, numa manhã cedo, soou a campainha da minha casa no PLANALTO DO ANIL I em São Luís e eu mesmo fui atender. Era o meu antigo amigo Luis Mascena, que foi morador e trabalhador do meu Pai na minha LARAJEIRAS e um amigo meu de infância, meu compadre e meu herói, pois era muito forte e corajoso, embora muito pacato, características de homens de bem e de bom senso. Já idoso, de barba branca, ao me ver, disse: o cumpádi num tá cun-icendo o véi. Respondi-lhe alegremente: é o meu compadre e amigo Luis Mascena! Ele sorriu e falou que estava precisando de Socorro pois o seu filho mais velho estava preso numa Delegacia de Polícia Civil. Pedi que entrasse e contasse-me os fatos ensejadores da prisão. Ele respondeu que   acusaram o seu filho de Invasor de Terras na Vila J. Lima em São José de Ribamar e ele estava envergonhado.

Tentei acalma-lo e assegurei que iria cuidar da defesa do seu filho, mas disse-lhe que o detento não poderia ser tratado como Criminoso, já que estava lutando por um lugar para morar em uma área que já era reconhecida como  de uso comum de uma ASSOCIAÇÃO  COMUNITÁRIA que tinha a posse da terra há mais de cinco anos. Fui à Delegacia do Bairro Maiobão e libertei o filho do meu amigo, conhecido por CABUQUIM, meu colega de infância  e os levei para a casa do amigo Luís, onde me foi oferecido um café com delicioso beiju com coco babaçu. Em seguida Luis Mascena com lágrimas nos olhos repetiu que iria voltar para o interior.

Eu perguntei a ele se eu comprasse uma área de terras para eu transformá-la num Sítio naquele bairro, ele aceitaria ser meu Morador e ele levantou-se sorrindo e quase gritando respondeu: o sin-ô continua sendo o meu amigo e eu num sei nem cuma lhe agradicê meu cumpádi! Eu o abracei e lhe tranquilizei pedindo que apontasse uma área de terras de alguém que quisesse vender a sua posse. Ele indicou uma de cinco metros de frente por trinta metros de fundos. Propus a compra e fomos com o vendedor até a ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES e a Compra e Venda foi consumada tendo o meu amigo contratado a meu pedido, dois trabalhadores para ajudá-lo na construção de sua casa, desta vez, de Argila e coberta de telhas canal.

Passei então com a minha família a almoçar na casa dele e futuro Sítio todos os sábados, ao mesmo tempo em que iniciei a compra de material de construção da futura Casa de Veraneio. Em 2004, resolvi trocar o Barulho da cidade pela tranquilidade do já então SÍTIO LARANJEIRAS que se tornou o meu RECANTO PREDILETO, hoje com árvores frutíferas variadas, bastante sombra e área de Lazer com piscina e muita VIDA, com a minha Querida Filha Allinne, os meus querido Neto Carlos Filho, minha Querida Neta Yasmim, meu querido Genro Revetria e a minha Fiel Escudeira BELLA. Repito todos os dias em minhas orações o meu Agradecimento ao Senhor nosso Deus de bondade e de AMOR por ter   me concedido saúde e capacidade de lutar e hoje possuir esta MARAVILHOSA VIVENDA, ou o MEU QUINTAL, COM OS MEUS NETOS E AS MINHAS ÁRVORES!


SOBRE O AUTOR

- É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE - OPERAÇÃO POLICIAL MIRA DESARTICULAÇÃO DE GRUPOS CRIMINOSOS EM BURITI-MA

  M andados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade contra envolvidos em tráfico e homicídios.  Operação da Polícia Civil foi realizada em Buriti — Foto: Divulgação/Polícia Civil     Uma grande operação policial foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5) em Buriti-MA, na região Leste do Maranhão. Sob o comando da Polícia Civil, a ação cumpre 24 mandados de prisão e de busca e apreensão, visando desarticular grupos suspeitos de tráfico de drogas, homicídios e outros crimes violentos que têm causado preocupação aos cerca de 30 mil moradores da cidade.     A operação se concentra em diversos pontos do município, com foco no povoado Poço Verde, onde foram apreendidos mais de R$ 50 mil e armas de fogo. Até o momento, duas prisões foram confirmadas.     A mobilização policial faz parte de um esforço coordenado para combater organizações criminosas que ameaçam a segurança pública local.      O impacto das ações...

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

VICE-PREFEITO DE BURITI-MA E ESPOSA SOFREM ACIDENTE NA MA-034

   Na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, por volta das 14h30, o vice-prefeito de Buriti-MA, Jenilson Gouveia, e sua esposa, Shirlyane Gouveia, se envolveram em um acidente na rodovia MA-034. O veículo em que estavam saiu do asfalto e colidiu violentamente com um poste, derrubando-o. Os airbags do carro foram acionados, evitando ferimentos mais graves. Shirlyane sendo socorrida por populares.    Em conversa com o editor-chefe do Correio Buritiense, Shirlyane Gouveia confirmou o ocorrido e revelou que estava dirigindo o veículo no momento do acidente. Ela explicou que tentou desviar de um buraco na pista, mas perdeu o controle do carro, o que resultou na colisão. Shirlyane chegou a desmaiar devido ao impacto.    O casal foi socorrido e encaminhado para atendimento médico em Chapadinha. Após avaliação, ambos foram liberados e já se encontram em repouso em sua residência, sem ferimentos graves.    A situação reacende o alerta sobre as condições ...