Coluna SEXTA DE NARRATIVAS - EU, QUARTA-FEIRA DE CINZAS E O CARNAVAL

Garoto de dez anos sonhando em atingir os dezoito, igual a outras crianças da minha idade pensando na liberdade total, sonho que permanece na mente do meu neto Carlos Filho e sem dúvidas na mente de todos os pré-adolescentes. Na minha casa em Laranjeiras, a Quarta-feira de Cinzas era dia de cobrirmos com panos limpos, todas as imagens de Santos e Santas, pois este era um dia de penitência, era o início da QUARESMA. Era tanto respeito, que não podíamos bater em cachorros, gatos ou outros animais, e se isso ocorresse, Sábado de Aleluia seríamos severamente punidos. Costumeiramente assistíamos a Missa de Cinzas na Igreja Matriz de Sant'Ana em Buriti e quando não era possível, Minha Mãe queimava as Palhinhas dos Ramos - geralmente palhas de pindobas de coco babaçu benzidas no Domingo de Ramos do ano anterior, ela e meu Pai faziam o sinal da Cruz com a cinza em nossas testas e assim estávamos benzidos e purificados, na opinião deles.


Separado dos meus pais para prosseguir nos estudos, como diziam eles, fui estudar na Capital do Estado e lá eu frequentava participando das Missas e de outros atos litúrgicos, incluído logicamente a cerimônia das cinzas, na Igreja São Vicente de Paulo, bairro do João Paulo, onde após ter sido um dos integrantes do 15° CURSILHO DE CRISTANDADE, passei a ser um dos orientadores das Turmas de Preparação para os candidatos à Padrinhos e Madrinhas. A partir da minha vivência no Cursilho, adquiri muitos conhecimentos sobre as liturgias e outros assuntos da nossa Religião Católica e até de outras religiões que têm DEUS, como Senhor e Redentor nosso. Sobre a Quarta-feira de Cinzas que segundo o Catecismo da Igreja Católico no seu parágrafo 1670, é dito que sacramentais como as Cinzas não são bênçãos, são atos preparatórios para recebermos as Graças ou bênçãos através do Espírito Santo e desta forma, qualquer pessoa pode receber as Cinzas e, por conseguinte, as bênçãos comuns a todos.

O Carnaval é uma festa que antecede a Quarta-feira de Cinzas e tida por alguns pudicos que se julgam religiosos e senhores da verdade, como sendo a invenção do Diabo e amaldiçoada por DEUS, o que não é verdadeiro, pois a palavra Carnaval remonta à antiguidade e é originária do latim - carnis levale, significando retirar a carne. Nesse sentido está relacionado ao jejum e a abstinência de sexo, que devem ser praticados por aqueles que têm condições físicas e financeiras para estas penitências no período quaresmal. A Bíblia se refere ao Carnaval que já existia na Antiguidade, como sendo um período de respeito ao Senhor nosso DEUS e não como espúrio para os que participam dele como festa. No Brasil ele foi introduzido com o nome de Entrudo, uma festa onde as pessoas participam alegremente e com respeito, sujando suavemente uns aos outros, com borra de café molhada, garapa de cana e também com Maizena, a mais usada por ser a mais acessiva. É uma brincadeira de rua durante os quatro dias de FOLIA. À noite desses quatro dias ocorrem as Festas dançantes ou Bailes a Fantasia, incluindo o Concurso para escolha das três melhores fantasias.

Eu participo das Festas CARNAVALESCAS desde menino de calças curtas e não me recordo de quantas tenha perdido. Brinquei em muitos Carnavais maravilhosos durante o meu Caminhar terreno, entretanto os meus melhores foram na cidade de São Benedito do Rio Preto, cidade que faz parte da minha história, onde tive o privilégio de trabalhar como professor no Colégio Domingos Mesquita contribuindo com a formação da primeira Turma de Normalista da Cidade, fui Presidente da Comissão Municipal do MOBRAL- Movimento Brasileiro de Alfabetização, que foi transformada no POSTO CULTURAL DO MOBRAL PROFESSOR DJALMA PASSOS, uma honra e um orgulho, que ainda hoje agradeço. Fui também Assessor da Prefeitura Municipal na primeira Administração do meu amigo José Costa Mesquita, um cidadão com apenas o Terceiro Ano Primário, que honrou o cargo de prefeito e gravou o seu nome na história da sua cidade.

No momento em que escrevo este texto, descobri que tenho dois Joelhos doloridos após participar da FOLIA do Reinado de MOMO na minha Buriti querida onde me diverti no meio da minha Gente Linda e amiga. Também já recebi as Cinzas e tenho consciência de que não pequei durante as festividades carnavalescas, pois pratico a minha Fé em Deus e o Respeito pelos meus semelhantes, considerando que sou EU, QUARTA-FEIRA DE CINZAS E O CARNAVAL.



 

 SOBRE O AUTOR

- É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Comentários