Pular para o conteúdo principal

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS - SOU CORRUPIÃO DA CHAPADA SIM


Hoje após saborear o meu café matinal, com beiju de tapioca salpicada de azeite de coco babaçu, fui escolher uma camisa no meu guarda-roupas e enquanto mexia nas cruzetas, separei o meu Pereline, manto sagrado da ACADEMIA BURITIENSE DE ARTES LETRAS E CIÊNCIAS.

Fitando-o por alguns segundos me veio a ideia do tema da minha Coluna semanal e ao retornar ao meu Puxadinho, onde tenho os meus livros profissionais e os de literatura, lembrei-me dos elogios feitos por um confrade visitante numa solenidade memorável da nossa ABALC, à beleza do nosso Pelerine que, segundo o seu entendimento supera os de muitaaass outras Academias por ele visitadas. 

Desde o início desta Coluna dediquei-me a Cantar e a Contar a história da minha Buriti querida e da minha Gente e, portanto sou de fato um CORRUPIÃO DA CHAPADA com o meu gorjeio singular nascido da minha mente, da minha alma e do meu coração sempre felizes por me verem entoar os sons dos pássaros, das águas do Riacho Tubi, do Riacho do Morro, do Rio Preto, dos buritizeiros, dos pequizeiros, das palmeiras de babaçu, das árvores frondosas que vestem de verde e de flores variadas os morros que circundam a nossa cidade e encantam a todos nós filhos da Terra de Inácia Vaz abençoada pelo Senhor nosso DEUS e pela nossa Padroeira San'Tana.

Presto o meu preito de gratidão ao criador do Título imortalizado de CORRUPIÃO DA CHAPADA e do nosso Manto Sagrado, o nosso belo Pereline, o estimado conterrâneo Wilson Chagas, professor, poeta nato, ator, teatrólogo, gênio na arte da palavra e no meu sentir, O VERDADEIRO CRIADOR do CORRUPIÃO DA CHAPADA que me inspirou e a tantos outros membros do nosso SODALÍCIO.

Continuarei o meu Caminhar terreno a Contar e a Cantar o meu TORRÃO SAGRADO e a minha Gente linda por serem fontes inesgotáveis de inspiração e porque SOU CORRUPIÃO DA CHAPADA SIM.



Comentários

  1. Poetas, sigam o voo do corrupião,
    Observem sua dança, sintam a vibração.
    Não se prendam à cor, nem ao tom da plumagem,
    Mas sim à essência da liberdade, sua mensagem.

    Em cada voo, um grito ecoa,
    A luta por justiça que o vento doa.
    Ele desafia as grades, as correntes e o medo,
    E nos convida a romper com o que é cego.

    No corrupião, a alma livre se revela,
    Em cada canto, em cada revoada, uma novela.
    Ele nos ensina a voar sem amarras,
    A buscar a verdade, sem medo de farpas.

    Então, poetas, abram suas asas,
    E sigam a canção que a liberdade traça.
    Com tinta e papel, combatam a opressão,
    E mostrem ao mundo a força da expressão.

    Que a poesia seja a arma da transformação,
    E que o corrupião inspire a nossa ação.
    Juntos, construiremos um mundo mais belo,
    Onde a liberdade reina, na mente aberta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...