Pular para o conteúdo principal

LEVANTAMENTO APONTA OS ALIMENTOS MAIS CONTAMINADOS COM AGROTÓXICOS NO BRASIL


Atlas do Agrotóxico reúne estudos sobre o tema e revela como pesticidas nocivos à saúde já fazem parte de todo o sistema alimentar mundial

Entre os alimentos mais contaminados estão itens muito presentes no cotidiano de alimentação do brasileiro, como o arroz, alho e a laranja. Também entram no ranking a uva, a beterraba, a manga, o abacaxi, o chuchu e a batata doce.

Atualmente, o Brasil conta com mais de 3 mil agrotóxicos registrados para uso em território nacional — sendo que 49% deste total são considerados altamente perigosos à saúde. Ainda assim, a discussão sobre as consequências do consumo dessas substâncias não afeta seu uso (que dobrou entre os anos de 2010 e 2021).

Unindo diversos estudos sobre o tema, o Atlas do Agrotóxico foi publicado no final de 2023. O documento busca alertar autoridades e a população sobre os perigos da manutenção da agricultura como ela é hoje no Brasil.

Alimentos mais contaminados com agrotóxicos no Brasil

De acordo com o documento, “o Brasil é um exemplo de falta de regulamentação eficiente que impõe à população teores máximos de resíduos em alimentos”. Em geral, a Anvisa estabelece os Limites Máximos de Resíduos (LMR). Porém, ainda são muito superiores aos da União Europeia, que tem buscado medidas para controlar o uso dos pesticidas. 

Por isso, alguns alimentos disponíveis no mercado brasileiro possuem níveis de resíduos duas ou três vezes maiores do que os limites máximos dos países da organização. Em alguns casos, a quantidade nos produtos do Brasil excede centenas de vezes os níveis estabelecidos pela UE.

Mesmo com alta tolerância no uso de agrotóxicos em terras brasileiras, o monitoramento de resíduos em alimentos, feito em 2019 pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), da Anvisa, indica que 23% das amostras ainda excedem os parâmetros legais.

Entre os alimentos mais contaminados estão itens muito presentes no cotidiano de alimentação do brasileiro, como o arroz, alho e a laranja. Também entram no ranking a uva, a beterraba, a manga, o abacaxi, o chuchu e a batata doce. 

Quem lidera a lista como alimento mais contaminado é o pimentão, seguido da goiaba, da cenoura, do tomate e da alface. Veja os níveis de agrotóxico em cada um deles na imagem. 

O relatório também evidencia como o uso excessivo de agrotóxicos influencia a alimentação mundial, uma vez que o Brasil exporta matéria prima para outros países, como os da Europa. 

Agrotóxicos até na água

Um dos agrotóxicos mais vendidos no mundo, o glifosato também é muito utilizado no Brasil. Ele controla ervas daninhas, ou seja, mata plantas. Os agricultores utilizam sementes transgênicas de soja, tornando o cultivo deste alimento resistente ao glifosato, o que levou a um aumento da aplicação dessa substância no país.

Contudo, ele é uma ameaça à saúde e à biodiversidade. Classificado como potencialmente cancerígeno para os seres humanos, também desregulam hormônios e podem causar intoxicações em pessoas. 

Na fauna, é uma grande ameaça para espécies polinizadoras, como as abelhas, e outros animais essenciais à saúde do solo, como as minhocas. Ainda assim, a quantidade de resíduos do herbicida glifosato detectada em amostras de água potável no Brasil é 5 mil vezes maior do que na União Europeia, segundo indica o Atlas.

 (Do Uol)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE - OPERAÇÃO POLICIAL MIRA DESARTICULAÇÃO DE GRUPOS CRIMINOSOS EM BURITI-MA

  M andados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade contra envolvidos em tráfico e homicídios.  Operação da Polícia Civil foi realizada em Buriti — Foto: Divulgação/Polícia Civil     Uma grande operação policial foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5) em Buriti-MA, na região Leste do Maranhão. Sob o comando da Polícia Civil, a ação cumpre 24 mandados de prisão e de busca e apreensão, visando desarticular grupos suspeitos de tráfico de drogas, homicídios e outros crimes violentos que têm causado preocupação aos cerca de 30 mil moradores da cidade.     A operação se concentra em diversos pontos do município, com foco no povoado Poço Verde, onde foram apreendidos mais de R$ 50 mil e armas de fogo. Até o momento, duas prisões foram confirmadas.     A mobilização policial faz parte de um esforço coordenado para combater organizações criminosas que ameaçam a segurança pública local.      O impacto das ações...

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

VICE-PREFEITO DE BURITI-MA E ESPOSA SOFREM ACIDENTE NA MA-034

   Na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, por volta das 14h30, o vice-prefeito de Buriti-MA, Jenilson Gouveia, e sua esposa, Shirlyane Gouveia, se envolveram em um acidente na rodovia MA-034. O veículo em que estavam saiu do asfalto e colidiu violentamente com um poste, derrubando-o. Os airbags do carro foram acionados, evitando ferimentos mais graves. Shirlyane sendo socorrida por populares.    Em conversa com o editor-chefe do Correio Buritiense, Shirlyane Gouveia confirmou o ocorrido e revelou que estava dirigindo o veículo no momento do acidente. Ela explicou que tentou desviar de um buraco na pista, mas perdeu o controle do carro, o que resultou na colisão. Shirlyane chegou a desmaiar devido ao impacto.    O casal foi socorrido e encaminhado para atendimento médico em Chapadinha. Após avaliação, ambos foram liberados e já se encontram em repouso em sua residência, sem ferimentos graves.    A situação reacende o alerta sobre as condições ...