Era um final de tarde chuvosa na minha Querida Laranjeiras e na casa do Alambique de fabricar a Azulzinha TIQUIRA, estava animada com os Amigos ZELOURA, RAIMUNDO QUELEMENTE, CHIQUETA, MARCOBINO( seu Marcos, um idoso) e ALFREDIM PINICA, que se divertiam no final das tarefas do dia saboreando a tiquira temperada com folha verde de tangerina que dava a tonalidade azulada. O tira-gosto era de Camaleão frito preparado por ZELOURA o mais habilidoso e também o mais engraçado e conselheiro.
Tudo corria às mil maravilhas e repentinamente apareceu uma cobra Papa Ovo não venenosa, de aproximadamente meio metro de comprimento que foi abatida por CHIQUETA. Morta a cobra, ZELOURA a pôs no pescoço dele e começou a rodopiar dançando e virou graça para todos que já estavam bem encharcados da tiquira e iam passando de um para o outro, menos para seu MARCOBINO, que tinha pavor de cobra independentemente de tamanho, se venenosa ou não e passou a brincar distanciado dos demais que o respeitaram e não mais o ameaçaram com a tal cobra mesmo morta e inofensiva. A brincadeira se estendeu até à noite Iluminada pelos Candeeiros Grandes do Alambique.
Após muitas gargalhadas resolveram enterrar a cobra num cupinzeiro perto do Rio Preto que passava bem próximo da Casa do Alambique e mudaram a brincadeira para contarem histórias. Seu MARCOBINO então voltou a se integrar aos colegas. Tudo seguia em plena alegria e chegou a vez dele contar a sua história a pedido do ANTONIO PINICA que muito falante disse: amigo MARCOBINO, conte a sua história pois você é de LARANJEIRAS, terra quí BABAÇU ABUNDA e é uma beleza.
O velho Marcos ficou vermelho, pegou no cabo do facão Colin que estava embainhado na sua cintura e gritou, Baba tem na BUNDA de thá Mãe Fíi dúm-a égua e partiu na direção do PINICA. Neste instante o ZELOURA com sua habilidade e prudência gritou para MARCOBINO, não puxe seu facão meu Cimpádi, você não entendeu o que o amigo Antonio Pinica falou, ele só disse que aqui na Laranjeiras tem muito coco babaçu e num é Verdade? Nós tudim num véve num é dessas palmeira , homi de Deus. Rumbora se abraçá e botá pra frente nossa brincadeira!
E assim a AMEAÇA DE MORTE foi evitada graças a sabedoria do meu INESQUECÍVEL Amigo Caboclo ZELOURA, um analfabeto Sábio, entretanto a partir daquele dia a expressão BABAÇU ABUNDA tornou-se chacota nas rodas de conversas e sempre gerava muitos Sorrisos até mesmo do Velho Marcos que sempre repetia feliz : vocês são uns PAIAÇOS!
Comentários
Postar um comentário
O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.