Pular para o conteúdo principal

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS - EU, OS RIOS E OS DESASTRES

Eu nasci ao lado de um Rio caudaloso e de um Açude exuberante. Aprendi nadar com os peixes, com meu pai e com o meu amigo BABÁ, mais velho do que eu nove anos. Tornei-me amigo e admirador dos Rios por onde andei, primeiro do Rio Preto, depois do Rio Parnaíba e dos Rios MUNIM e Preguiça, nadando nos seus leitos e navegando em Barcos e Lanchas. Sempre me pareceram mansos e acolhedores. Meu pai sempre recomendava para não jogarmos lixos nem folhagens mesmo verdes no leito do nosso Rio Preto, pois causariam entupimento do seu leito e alagamento das casas próximas das suas margens.

Cresci e depois de concluir o Curso Primário em Buriti segui para a capital do nosso estado onde já existiam a Rádio e TV Difusora Canal 4 repetidora da Rede Globo. O ano era 1963 e eu já via notícias de Desastres causadas por enchentes de Rios em alguns estados ou de Chuvas torrenciais em Morros do Rio de Janeiro. Ficava assustado e comovido com as mortes de pessoas e de animais ocasionadas por essas enchentes, instantaneamente lembrava dos conselhos do meu Pai: não joguem lixo e nem mesmo folhas verdes no leito do rio. Hoje já com um CAMINHAR TERRENO, graças ao Senhor nosso Deus, bem longo, vejo ocorrer tragédias praticamente todos os anos e os comentários desonestos de que os culpados são os Rios. Desonestos e inconsequentes.

Os culpados são os Humanos que constroem prédios comerciais ou residenciais próximos à Rios, despejam dejetos nos seus leitos, muitas vezes empresas que trabalham para o Poder Público no recolhimento do lixo das cidades despejam toda a sujeira recolhida no leito ou nas margens dos Belos rios à vista de todos nós, que inertes ou acovardados esperamos para chorar as mortes como a de um bebê cuja imagem eu vi ontem, mais dolorida ainda pelo lamento de um voluntário já exausto, chorando copiosamente por ter buscado salvar aquele bebê lindo e disse em pranto: este foi o último que consegui resgatar mas sem vida, não tenho mais força, é muita dor, estou indo para minha família.

Gostaria que as lágrimas, o esforço daquele voluntário, o seu lamento de dor e as minhas lágrimas neste momento em que escrevo este texto, toquem as mentes, as almas e os corações de todos os que me leem e os tornem combatentes contra os agressores dos nossos Rios com suas más anões e não os culpe-os, Deixem-os passar, o Caminho é deles, e é só o que eles pedem num lamento pelas inúmeras mortes : EU SÓ QUER PASSAR!

Sinceramente não quero mais Ser EU, OS RIOS E OS DESASTRES.

SOBRE O AUTOR

- É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Comentários

  1. HIPÓCRITA.APOIA UM DESTRUIDOR DOS RIOS, LAGOS,LAGOAS E O MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE BURITI.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...