Pular para o conteúdo principal

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS - PADRE JAMES, SOB A BATINA E FORA DELA


Participante e professante da religião Cristã Católica desde criança ainda sob a orientação do meu Pai e da minha Mãe de saudosas Memórias, sempre fui observador das celebrações das Santas Missas, com redobrada atenção aos Sermões ou Homilias, que considero o ponto culminante do Ritual.

Conheci muitos Padres com destaques e atualmente convivemos na Paróquia de San'tana com o Padre James, com quem eu e a minha esposa Andréa Costa mantemos uma relação de estreita amizade atraídos pela beleza das suas celebrações sempre transbordantes de alegria, de lições de fé, de humanidade e verdadeiramente animadas empolgando a todos com o seu jeito didático de envolvermos com as suas brincadeiras que encantam e vivificam os fiéis participantes das Missas. 

Desde a primeira Missa que eu assisti sob o seu comando, senti que ele era de fato um destaque, se comparado a outros missionários e fiz comentários elogiosos diante da nossa família, recebendo a concordância de todos os que me ouviam.

Participativo da vida comunitária, tivemos a oportunidade de conhecê-lo mais de perto, após celebrações dele na Igreja de São Sebastião em Barro Branco e em almoços na casa da minha amada Sogra Ana Costa e da tia Lourdes irmã dela, resultando o nascimento de uma Amizade verdadeira que flui a cada dia.

O Padre James é atualizado com toda a minha Buriti querida, incluindo a vida política e corajosamente emite a sua opinião acerca da atuação dos políticos de um modo geral, obedecendo um padrão de franqueza fundamentado numa realidade, portanto não caracterizando agressão e sim uma visão pura e sadia diante de fatos irrefutáveis.

Na última conversa que tivemos sobre as necessidades e dificuldades que a nossa Igreja Matriz enfrenta, citou os Fogos de Artifícios que causam delírio nos romeiros de SANT'ANA. Confessou que mesmo sabendo da importância desses fogos, gostaria que ninguém pedisse para qualquer tipo de colaborador, pois espera que se ocorrer essa colaboração, que seja espontaneamente. Não revelarei o motivo, pois ele pediu reserva e assim o farei, porque além do pedido dele, eu concordo que assim seja .

Após as Missas, algumas vezes, tive oportunidade de conversar com ele sobre generalidades, é sempre uma conversa riquíssima e uma troca de informações importante pois ele ouve e também nos traz muitas experiências da sua vivência comum e sacerdotal, engraçadas e enriquecedoras, absorvendo as informações ou histórias que contamos para ele.

No nosso último encontro em plena Praça da Matriz de Sant'Ana, sob um sol escaldante, ocorreu um fato inopinadamente engraçado: ele foi abordado por um Blogueiro para dar entrevista e ao começar disse "em favor de todos os fiéis defuntos", riu e interrompeu a fala. Foi uma gargalhada geral junto com ele, que depois se recompôs e deixou a sua mensagem sobre o Festejo que se inicia nesse dia 16 de julho.

Que o Senhor nosso DEUS o ilumine e o conserve sempre assim, Padre James, atuante, sério, alegre, amigo e bondoso, SOB A BATINA E FORA DELA.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...