Participante e professante da religião Cristã Católica desde criança ainda sob a orientação do meu Pai e da minha Mãe de saudosas Memórias, sempre fui observador das celebrações das Santas Missas, com redobrada atenção aos Sermões ou Homilias, que considero o ponto culminante do Ritual.
Conheci muitos Padres com destaques e atualmente convivemos na Paróquia de San'tana com o Padre James, com quem eu e a minha esposa Andréa Costa mantemos uma relação de estreita amizade atraídos pela beleza das suas celebrações sempre transbordantes de alegria, de lições de fé, de humanidade e verdadeiramente animadas empolgando a todos com o seu jeito didático de envolvermos com as suas brincadeiras que encantam e vivificam os fiéis participantes das Missas.
Desde a primeira Missa que eu assisti sob o seu comando, senti que ele era de fato um destaque, se comparado a outros missionários e fiz comentários elogiosos diante da nossa família, recebendo a concordância de todos os que me ouviam.
Participativo da vida comunitária, tivemos a oportunidade de conhecê-lo mais de perto, após celebrações dele na Igreja de São Sebastião em Barro Branco e em almoços na casa da minha amada Sogra Ana Costa e da tia Lourdes irmã dela, resultando o nascimento de uma Amizade verdadeira que flui a cada dia.
O Padre James é atualizado com toda a minha Buriti querida, incluindo a vida política e corajosamente emite a sua opinião acerca da atuação dos políticos de um modo geral, obedecendo um padrão de franqueza fundamentado numa realidade, portanto não caracterizando agressão e sim uma visão pura e sadia diante de fatos irrefutáveis.
Na última conversa que tivemos sobre as necessidades e dificuldades que a nossa Igreja Matriz enfrenta, citou os Fogos de Artifícios que causam delírio nos romeiros de SANT'ANA. Confessou que mesmo sabendo da importância desses fogos, gostaria que ninguém pedisse para qualquer tipo de colaborador, pois espera que se ocorrer essa colaboração, que seja espontaneamente. Não revelarei o motivo, pois ele pediu reserva e assim o farei, porque além do pedido dele, eu concordo que assim seja .
Após as Missas, algumas vezes, tive oportunidade de conversar com ele sobre generalidades, é sempre uma conversa riquíssima e uma troca de informações importante pois ele ouve e também nos traz muitas experiências da sua vivência comum e sacerdotal, engraçadas e enriquecedoras, absorvendo as informações ou histórias que contamos para ele.
No nosso último encontro em plena Praça da Matriz de Sant'Ana, sob um sol escaldante, ocorreu um fato inopinadamente engraçado: ele foi abordado por um Blogueiro para dar entrevista e ao começar disse "em favor de todos os fiéis defuntos", riu e interrompeu a fala. Foi uma gargalhada geral junto com ele, que depois se recompôs e deixou a sua mensagem sobre o Festejo que se inicia nesse dia 16 de julho.
Que o Senhor nosso DEUS o ilumine e o conserve sempre assim, Padre James, atuante, sério, alegre, amigo e bondoso, SOB A BATINA E FORA DELA.
Comentários
Postar um comentário
O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.