Coluna SEXTA DE NARRATIVAS - UMA VIA DE TRÂNSITO PERIGOSA NA UNIDADE INTEGRADA INÁCIA VAZ E COLÉGIO MARIA LUIZA NOVAES

Os professores e os alunos    da UNIDADE INTEGRADA INÁCIA VAZ escola pública municipal e do COLÉGIO MARIA LUIZA NOVAES escola pública estadual que funcionam no mesmo prédio onde outrora funcionou o Grupo Escolar Antonio Faria, localizado entre a Avenida Candoca Machado e Rua Inácia Vaz estão correndo riscos visíveis de sofrerem acidentes de trânsito no interior do prédio em decorrência de existir uma improvisada via de trânsito de Motos criada por muitos pais de alunos. O acesso é pelas duas entradas para estas escolas e esses veículos circulam livremente no interior do prédio nos horários de entrada e saída dos alunos e dos professores nas respectivas salas de aula.

No meu modesto entendimento, a competência para proibir urgentemente a circulação de veículo automotores, no caso específico MOTOCICLETAS de qualquer porte, no local apontado,  é da Secretaria de Educação em conjunto com a Secretaria ou Departamento de Trânsito do município com apoio da Polícia Militar, inicialmente através de uma reunião prévia com os país, como medida educativa e posteriormente após criada a lei específica do Poder Executivo a sua aplicação com as devidas punições  em caso de desobediência.

Buriti já comporta, de conformidade com a sua população, o número de veículos automotor de praticamente todos os tipos em circulação em suas vias públicas, de um ordenamento de trânsito incluindo a sinalização através de semáforos nas suas principais vias de tráfego, para prevenir acidentes que a cada dia tende a aumentar, pois já ocorreram vários com mutilações e até óbitos. O adágio popular que diz ser Melhor prevenir do que remediar é aplicável ao assunto em comento.

Sou movido por força das circunstâncias a lembrar que sou operador do Direito e atuei também na área de Segurança Pública do Estado do Maranhão, inclusive em função de comando, pois exerci todos os Cargos da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão, de Delegado Distrital a Secretário de Estado, pois fui Secretário Adjunto, representando o Maranhão a Nível nacional nos Conselhos Nacional de Segurança Pública e Conselhos Regionais do Norte e Nordeste em todas as discussões do Tema Segurança Pública.  Sugiro a Augusta Câmara de Vereadores da nossa Buriti a fazer parte desse trabalho junto ao Executivo local o que será um bem para toda a nossa população.



Comentários