Pular para o conteúdo principal

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS - O QUE É A MORTE?

 

Durante todo o meu Caminhar terreno até hoje, convivi com a tristeza, as lágrimas, o choro doloroso e o sofrimento dos parentes e amigos daqueles que falecem ou morrem. Ainda criança assisti a morte de tia Hortênsia, no povoado Carranca, bastante idosa e foi uma experiência que me permitiu perceber o tamanho da dor sofrida por aquele que morre, tal as contorções os gemidos e a luta para não ser vencido pela Morte, que o meu amigo ZÉ LOURA, um sábio Caboclo denominava de Madrinha Santa Morte. Na época eu não entendi a parte santa que o meu amigo URUMBERVA se referia. Depois de adulto e já com uma formação estudantil avançada, lendo algumas passagens bíblicas e participando de funerais, fui entendendo um pouco do mistério da morte.

Para os Cristãos Católicos, a morte significa Caminhar ao encontro da eternidade, isto é, a vida não é tirada e sim transformada. É uma perspectiva extraordinária.  Os grandes homens e mulheres de fé contemplaram muito esta realidade.  Os evangélicos entendem que a morte é um fenômeno natural que acontece apenas uma vez. Ao morrer, o corpo é separado do espírito que volta para Deus, enquanto a matéria vira pó. Jesus Cristo afirmou aos seus discípulos que todo aquele que crer no meu Pai, não morrerá, mas terá vida eterna e subirá ao Reino do Céu.

Diante dessa promessa do Divino Mestre, teríamos de não chorar a morte dos que partem, todavia, ainda que tenhamos fé, somos humanos, somos frágeis e amamos os nossos entes queridos, parentes ou amigos de modo tão profundo que no instante em que vemos um deles inerte para sempre na terra, é impossível conter a emoção e as lágrimas da despedida ainda que acreditemos num reencontro no Jardim Celestial, porque queremos viver bem mais aqui na terra, com todos as dores e sacrifícios.

Neste exato momento, estou com a visão turva em decorrência das lágrimas que derramei junto ao corpo inerte do meu amigo dileto JOSÉ DEUSANIRO DE FARIA FREITAS, que faleceu ontem, uma AMIZADE que durou 66 anos ininterruptos. Após eu voltar a morar na minha Buriti querida, o meu cotidiano foi entremeado de cumprimentos calorosos de bons dias, de breves conversas, de sorrisos e de abraços eloquentes quase diários entre eu e ele, acompanhados da afirmação recíproca de EU O AMO. É para VOCÊ esta Crônica meu AMADO AMIGO DEUSANIRO, porque a MORTE não é um Fenecer, É VIDA.

SOBRE O AUTOR

- É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Comentários

  1. Já estava com saudades de suas palavras bem traçadas no entanto essas me fez sentir o aperto da partida sem retorno que um dia passaremos.Estamos em uma fila, essa é a verdade, fila essa que ninguém quer furar.

    ResponderExcluir
  2. Sempre AGRADECIDO a VOCÊ meu conterrâneo e Amigo Anônimo pelo carinhoso gesto da Leitura deste texto !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...