.jpg)
Amo os IPÊS desde criança com destaque especial para os Amarelos e os Rosas. Eles têm semelhanças com os AMIGOS, são raros, não existe floresta de Ipês, existem em espaços especiais no meio de florestas ou chapadas. No meu QUINTAL no Sítio LARANJEIRAS em São Luís eu cultivo um Ipê Amarelo que me Encanta pelo destaque no meio das Árvores frutíferas, mangueiras, jaqueiras, goiabeiras, pitombeiras, caramboleiras, cajazeiras, cajueiros, cupuaçuzeiros, juçareiras, pequizeiros, laranjeiras e palmeiras de coco babaçu. Passo as vezes de meia hora a uma hora a admirá-lo. Os Amigos também são poucos, entretanto são joias preciosas, são inesquecíveis.
O meu Pai sempre repetia para mim uma filosofia ou adágio popular: "Mais vale um Amigo na praça do que Dinheiro na Caixa”. Referia-se ele a Caixa de papelão que a usava em casa para guardar as pequenas economias pecuniárias, não à Caixa Econômica Federal. Cresci, saí de casa ainda menino de calças curtas, feitas pelos costureiros Nini o melhor de Buriti na época, Zeza Pastora do povoado Carranca e pela dona Toinha Susana também da minha Buriti querida e por onde andei comprovei esta verdade dita pelo meu Ardoroso pai e constato no dia a dia o quão valioso é um Amigo. Estão sempre pertos ainda que morem longe de nós, na alegria e na tristeza, sejam ricos ou pobres.
São de fato Dádivas Divinas, tal qual os IPÊS, acalentam-nos mesmo à distância, com duas palavras mágicas num momento difícil: VAI PASSAR! Funciona como CURA, para nossa dor, seja do Corpo, da Alma ou do Coração. Os Ipês se comunicam pela Beleza e pelo balançar dos seus galhos floridos. Tentei produzir uma Floresta de IPÊS na nossa cidade. Plantei algumas mudas, entretanto alguns conterrâneos de Mentes desprovidas de amor as destruíram.
Recorri a um dos meus RECANTOS PREDILETOS, Barro Branco e plantei uma muda de Ipê no quintal da minha Sogra e ele Cresceu e me enche de Alegria todas as vezes que me vê, como se me Agradecesse. É este que o apresento a vocês meus leitores maravilhosos, nesta foto recente no dia em que elegemos o novo Prefeito de Buriti, movidos por uma crença de mudança para melhorar do nosso município e para a nossa Gente! Sugiro a quem ler este texto e possua uma área suficiente de quintal em sua casa, a cultivar um IPÊ da cor e da sua preferência e lhes asseguro que confirmarão o embelezamento da paisagem das suas casas e a alegria que eles darão as suas famílias.
SOBRE O AUTOR
- É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.
Comentários
Postar um comentário
O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.