Pular para o conteúdo principal

CRÔNICAS DO MEU CAMINHAR - POR QUE GUARDAR MÁGOAS?

Já na minha infância bem vivida eu ouvi dos meus pais que não devemos guardar mágoas nem das vicissitudes da vida e nem de ofensas de outrem. Li de um anônimo que "Mágoa significa má água, água parada. Guardar mágoa é reter na memória emoções que envenenam por dentro". Lendo Vinícius de Moraes gravei na minha Mente SÃ, graças a DEUS, que " a vida do poeta tem um ritmo diferente. Ela o conduz errante pelos caminhos, pisando a terra e olhando o céu Preso, eternamente pelos extremos inatingíveis.

Não sou Poeta da envergadura de Vinícius, chamado carinhosamente de Poetinha, no entanto me vejo exatamente assim, errante pelos caminhos, todavia ao pisar firme a terra e ao olhar para o céu, sinto receber da Luz que vem do ALTO, um lampejo de sabedoria que me faz CAMINHAR nesta NAVE chamada VIDA, tentando ser útil até aos que me magoaram  injustamente e os perdoando sem contudo ter a capacidade de Jesus Cristo que respondendo aos seus discípulos disse que o limite para perdoarmos é SETENTA VEZES SETE.

Já sofri ofensas injustas e, por conseguinte, gratuitas nos vários locais de trabalho, incluindo os Tribunais e Fóruns de Justiça, algumas merecedoras de respostas até na base de um tapa ou de uma Pedrada - de acordo com o tamanho do ofensor, pois não sou tolo de enfrentar no braço um GOLIAS! Essa compreensão é de hoje, um Idoso lutando para atingir a Velhice.

 Quando eu era Garoto quando os meus desafetos ofendiam o meu pai ou a minha mãe só por provocação eu resolvia no tapa e rolava na terra. Uma vez um colega de turma praticou essa ofensa e eu o derrubei e enchi a sua boca com terra. Os colegas assistiram me deram razão e uma professora Linda e muito querida se inteirou da provocação do colega e junto com os colegas que me apoiaram me acompanharam até em casa e explicaram aos meus pais que eu Agira sob o manto da Razão.

Depois que todos eles saíram, meu pai me deu um susto: chamou-me com um grito e uma Chibata na mão, VEM CÁ VALENTÃOOO. Eu me preparei para o pior e quando me aproximei dele, fui puxado pelo braço e ele com um largo sorriso me abraçou dizendo meu Filho é Homem. Logo em seguida mandou o meu irmão Wilson comprar duas garrafinhas de guaraná Antártica daquelas que vinham encaixotadas em depósitos de madeira forradas com capim. Começava ali o meu interesse por Justiça e hoje sou Advogado Ativo e só advogo na defesa de Bandidos quando sou designado pelos julgadores através da Cota da Caridade.


SOBRE O AUTOR

- É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE - OPERAÇÃO POLICIAL MIRA DESARTICULAÇÃO DE GRUPOS CRIMINOSOS EM BURITI-MA

  M andados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade contra envolvidos em tráfico e homicídios.  Operação da Polícia Civil foi realizada em Buriti — Foto: Divulgação/Polícia Civil     Uma grande operação policial foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5) em Buriti-MA, na região Leste do Maranhão. Sob o comando da Polícia Civil, a ação cumpre 24 mandados de prisão e de busca e apreensão, visando desarticular grupos suspeitos de tráfico de drogas, homicídios e outros crimes violentos que têm causado preocupação aos cerca de 30 mil moradores da cidade.     A operação se concentra em diversos pontos do município, com foco no povoado Poço Verde, onde foram apreendidos mais de R$ 50 mil e armas de fogo. Até o momento, duas prisões foram confirmadas.     A mobilização policial faz parte de um esforço coordenado para combater organizações criminosas que ameaçam a segurança pública local.      O impacto das ações...

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

VICE-PREFEITO DE BURITI-MA E ESPOSA SOFREM ACIDENTE NA MA-034

   Na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, por volta das 14h30, o vice-prefeito de Buriti-MA, Jenilson Gouveia, e sua esposa, Shirlyane Gouveia, se envolveram em um acidente na rodovia MA-034. O veículo em que estavam saiu do asfalto e colidiu violentamente com um poste, derrubando-o. Os airbags do carro foram acionados, evitando ferimentos mais graves. Shirlyane sendo socorrida por populares.    Em conversa com o editor-chefe do Correio Buritiense, Shirlyane Gouveia confirmou o ocorrido e revelou que estava dirigindo o veículo no momento do acidente. Ela explicou que tentou desviar de um buraco na pista, mas perdeu o controle do carro, o que resultou na colisão. Shirlyane chegou a desmaiar devido ao impacto.    O casal foi socorrido e encaminhado para atendimento médico em Chapadinha. Após avaliação, ambos foram liberados e já se encontram em repouso em sua residência, sem ferimentos graves.    A situação reacende o alerta sobre as condições ...