Pular para o conteúdo principal

CRÔNICAS DO MEU CAMINHAR - POR QUE GUARDAR MÁGOAS?

Já na minha infância bem vivida eu ouvi dos meus pais que não devemos guardar mágoas nem das vicissitudes da vida e nem de ofensas de outrem. Li de um anônimo que "Mágoa significa má água, água parada. Guardar mágoa é reter na memória emoções que envenenam por dentro". Lendo Vinícius de Moraes gravei na minha Mente SÃ, graças a DEUS, que " a vida do poeta tem um ritmo diferente. Ela o conduz errante pelos caminhos, pisando a terra e olhando o céu Preso, eternamente pelos extremos inatingíveis.

Não sou Poeta da envergadura de Vinícius, chamado carinhosamente de Poetinha, no entanto me vejo exatamente assim, errante pelos caminhos, todavia ao pisar firme a terra e ao olhar para o céu, sinto receber da Luz que vem do ALTO, um lampejo de sabedoria que me faz CAMINHAR nesta NAVE chamada VIDA, tentando ser útil até aos que me magoaram  injustamente e os perdoando sem contudo ter a capacidade de Jesus Cristo que respondendo aos seus discípulos disse que o limite para perdoarmos é SETENTA VEZES SETE.

Já sofri ofensas injustas e, por conseguinte, gratuitas nos vários locais de trabalho, incluindo os Tribunais e Fóruns de Justiça, algumas merecedoras de respostas até na base de um tapa ou de uma Pedrada - de acordo com o tamanho do ofensor, pois não sou tolo de enfrentar no braço um GOLIAS! Essa compreensão é de hoje, um Idoso lutando para atingir a Velhice.

 Quando eu era Garoto quando os meus desafetos ofendiam o meu pai ou a minha mãe só por provocação eu resolvia no tapa e rolava na terra. Uma vez um colega de turma praticou essa ofensa e eu o derrubei e enchi a sua boca com terra. Os colegas assistiram me deram razão e uma professora Linda e muito querida se inteirou da provocação do colega e junto com os colegas que me apoiaram me acompanharam até em casa e explicaram aos meus pais que eu Agira sob o manto da Razão.

Depois que todos eles saíram, meu pai me deu um susto: chamou-me com um grito e uma Chibata na mão, VEM CÁ VALENTÃOOO. Eu me preparei para o pior e quando me aproximei dele, fui puxado pelo braço e ele com um largo sorriso me abraçou dizendo meu Filho é Homem. Logo em seguida mandou o meu irmão Wilson comprar duas garrafinhas de guaraná Antártica daquelas que vinham encaixotadas em depósitos de madeira forradas com capim. Começava ali o meu interesse por Justiça e hoje sou Advogado Ativo e só advogo na defesa de Bandidos quando sou designado pelos julgadores através da Cota da Caridade.


SOBRE O AUTOR

- É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...