O professor, gestor escolar e ex-presidente da ABALC Aliandro Borges participou com uma palestra sobre o racismo cultural, destacando conceitos legais, tipos, manifestações e as consequências desse tipo de discriminação. Ele agradeceu o convite do acadêmico e mestre capoeirista Edvaldo Muzenza e da UniAteneu, parabenizando-os pela iniciativa.
Outro destaque foi a palestra do professor e imortal da Academia Buritiense de Letras, Artes e Ciências (ABALC), Francisco das Chagas Nunes de Carvalho, que abordou "A Importância da Cultura Africana na Construção Social e Cultural Brasileira". A temática central evidenciou as contribuições históricas e culturais do povo africano na formação da identidade brasileira.
Além das palestras, o evento foi enriquecido por apresentações do Grupo Muzenza Capoeira e do Terreiro de Umbanda da Rua do Roçado, trazendo expressões culturais e religiosas de matriz africana ao público presente.
O debate contou ainda com a presença de figuras importantes da sociedade buritiense, como: Djalma Passos, presidente da ABALC; Deusaniro Júnior, servidor federal e acadêmico da ABALC; Capitão Alan Karter, da Polícia Militar; e a vereadora Andrea Costa, representante do legislativo municipal.
O evento foi um marco para promover o diálogo aberto sobre questões raciais, culturais e históricas. Os organizadores e participantes reforçaram a necessidade de mais espaços de discussão para combater o racismo e valorizar a herança africana.
A iniciativa reafirma o compromisso da entidades educacionais organizadoras – O Balaio, UniAteneu, Unopar) - e das convidadas - ABALC, AMIB - com a luta pela igualdade racial e pela valorização da cultura afro-brasileira, em uma demonstração de respeito e reconhecimento das raízes que formam a identidade do país.
maravilha que possa vir muitos e muitos momentos assim
ResponderExcluir